Celular

06/08/2012 12h29 - Atualizado em 06/08/2012 12h35

Fotojornalista troca câmera por iPhone 4S para registrar Olimpíadas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Fazer a cobertura de uma edição de Jogos Olímpicos pode ser a realização de um sonho para boa parte dos jornalistas. E, normalmente, é preciso usar o seu melhor equipamento para fazer bonito nas Olimpíadas – especialmente se você for um fotógrafo. No entanto, Dan Chung está provando que nem sempre há a necessidade de câmeras enormes e lentes pesadas para clicar momentos marcantes de uma competição esportiva: ele está fotografando os Jogos deste ano, em Londres, com um iPhone 4S.

Chung está fazendo sucesso com seu iPhone (Foto: Tom Jenkins/The Guardian)Chung está fazendo sucesso com seu iPhone (Foto: Tom Jenkins/The Guardian)

Funcionário do jornal inglês The Guardian, ele está utilizando o acessório Schneider Lens, que permite a inclusão de lentes no smartphone e também binóculos da Canon para auxiliar na hora de fotografar eventos que estão muito distantes de suas lentes. Há também, como todo bom fotógrafo, um programa de edição de imagens por trás do processo, o já conhecido Snapseed, bastante famoso e elogiado na App Store.

Os resultados são impressionantes. O “photoblog” olímpico de Chung é um dos grandes sucessos da cobertura olímpica do diário, com mais de duas mil curtidas no Facebook. Ele já registrou diversos esportes, como natação, ciclismo, ginástica, vôlei, a cerimônia de abertura… E até mesmo o dia a dia de Londres durante a competição, com imagens do público no metrô e do lado de fora das instalações esportivas.

Foto da natação foi feita com um iPhone (Foto: Dan Chung/The Guardian)Foto da natação foi feita com um iPhone (Foto: Dan Chung/The Guardian)
Usain Bolt celebra a vitória (Foto: Dan Chung/The Guardian)Usain Bolt celebra vitória (Foto: Dan Chung/The Guardian)
Gabrielle Douglas compete na ginástica artística (Foto: Dan Chung/The Guardian)Gabrielle Douglas compete na ginástica artística (Foto: Dan Chung/The Guardian)

Todas as imagens estão disponíveis neste blog, que, é claro, já virou notícia em todo o planeta. Se fotografia fosse um esporte olímpico, não há dúvida de que Chung e o The Guardian estariam na briga por uma medalha. A ideia é muito boa e as fotografias são espetaculares. Vale a pena conferir.

Via The Guardian

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Oto Neto
    2012-08-06T20:27:34

    cara, comparar uma camera de smartphone com uma profissional fica até feio né? materia de fanboy da pocha

  • Daniel Barcellos
    2012-09-01T11:07:03

    Pobres e invejosos detected.

  • Renato Avila
    2012-08-10T20:06:38

    Novas tecnologias sempre nos põe medo. Me lembro que em 1997, durante a visita do Papa João Paulo ao Rio, um fotógrafo argentino cobrindo para uma agência do Jãpão, usou uma F4 como um back digital KOdak (tijolão) que tinha 1Mp de resolução, a vantagem: transmitiu daqui para o Japão em questão de 5 minutos e eu trabalhando com filmes (fotografar, revelar, ampliar, escanear...). Feliz é ele que dispõe de tecnologia. gostei da idéia, tô pensando embarcar nesta.

  • Jose Lopes
    2012-08-07T13:58:42

    voces tão de brincadeira? só fotos toscas qualquer celular da Nokia faz melhor que isto!

  • Romulo Nascimento
    2012-08-07T12:16:09

    iphone é iphone...

  • Daniel Vieira
    2012-08-07T11:35:59

    Esse fotografo é um excelente exemplo de que a arte fotográfica independe dos recursos utilizados, pode até ser um bom marketing para o smartphone em questão, porem prefiro ver ótimas composições com uma "baixa qualidade" do que ver maquinas "profissionais" na mão de simples clicadores, como um amigo já me disse - meu equipamento profissional para fotos são meus olhos e minha sensibilidade, o resto todos podem adquirir com dinheiro.

  • Starbuckson
    2012-08-07T11:24:20

    A Samsung só me surpreende em seus novos smartphones! Isso mesmo! Mesmo sendo um fã/applemaniaco, tendo iPods, iPad, o novo iPhone etc... sei reconhecer sim que estão fazendo ótimo trabalho com o Galaxy nessa categoria. POREM, como já disse inúmeras vezes, não basta o hardware perfeito com um sistema tão falho quanto o android. Agora, se tratando de eletrônicos em geral, como TVs, equipamentos de som etc... Ela é UM LIXO. tanto quanto a LG. Sony é absoluta, sem mais.

  • Ivando Pinto
    2012-08-07T11:17:14

    É engraçado que esses caras que criticam a Samsung, falando que é Xing Ling quando compram uma TV geralmente compram uma Samsung. Tenho um colega do trabalho que é Applemaníaco e vive criticando a Samsung, dizendo que é celular de brinquedo, daí outro dia estávamos conversando sobre Tv's e ele disse que comprou uma com controle por gestos e voz da Samsung, eu até pedi para ele repetir o nome da marca, ele ficou sem graça mas disse. Esses caras que criticam é porque sabem que a Samsung faz ótimos aparelhos e é uma ameaça real a empresa que eles idolatram.

  • Pedro Moura
    2012-08-07T10:53:48

    E sinceramente, não é o Smartphone que tem uma câmera boa(chupa essa Apple's Aliens), e sim o cara que é muito bom.

  • Pedro Moura
    2012-08-07T10:51:41

    Meu irmão, deixem de ser tão cegos. A notícia só quis mostrar que o cara é muito bom independente de qualquer equipamento que ele use, seja ele uma TekPix ou uma Nikon.

  • Ivando Pinto
    2012-08-07T10:05:49

    Achei que só a da Natação ficou boa, as duas outras, fracas ou digamos, normais, sem nenhuma excepcionalidade. Qualquer celular tira fotos assim, até meu antigo Nokia 3150 com câmera de 2MP.Rsrsrs

  • Gustavo Bastos
    2012-08-07T08:21:31

    E mais uma viúva alienada de JOBS... vai se tratar vai cara.

  • Rafael Rodrigues
    2012-08-06T22:12:10

    OBS: tirando os equipamentos profissionais é claro!

  • Rafael Rodrigues
    2012-08-06T22:11:08

    Tem foto aí com qualidade ruim... Se quer foto de verdade (qualidade) vai logo pra Nokia!

  • Alex Correa
    2012-08-06T17:39:37

    Tá fazendo para aparecer. Deve estar querendo emprego na maça podre.

  • Samuel Ferreira
    2012-08-06T17:16:14

    Boas fotos, mas longe de serem comparadas a fotos feitas por equipamentos profissionais.

  • Marcio
    2012-08-07T09:53:32  

    Logo se vê que a qualidade da câmera usada não foi das melhores mesmo. Me admira um fotógrafo profissional colocar o nome em risco só pra dizer que usou um smartphone para cobrir as olimpíadas. Nem iPhone nem Galaxy e nenhum outro. Fotos de péssima qualidade!

    recentes

    populares

    • Marcio
      2012-08-07T09:53:32  

      Daniel Vieira , falar que essas fotos são boas credo. nem é possivel vê detalhes nelas e quando está em movimentos parece foto de maquinas tekpix esse cara só fez isso para aparecer e ganhar Ibope

    recentes

    populares

    • Marcio
      2012-08-07T09:53:32  

      Willians, não estou comparando essas fotos com DSLR profissionais, até por que é incomparável a qualidade e seria perca de tempo faze-las, o que é discutível nessas fotos é que um verdadeiro profissional não necessariamente tem que está com uma câmera full frame para nos propiciar uma composição (procure o que é composição em fotografia) de qualidade, agora se não consegue ver isso nestas fotos e nas demais disponibilizadas no blog do fotografo, a culpa não é da qualidade das fotos e sim da qualidade do observador! Abraço!

  • Carlos Silveira
    2012-08-06T20:56:33  

    A galera fica tão preocupada em ficar atacando quem tem android ou iPhone que esquecem do real conteúdo da notícia. A notícia quis dizer que fotógrafo de verdade não é aquele que tem o melhor equipamento e sim o que tem o olhar mais apurado. Ele poderia estar usando um Galaxy SII, que tem uma câmera fantástica por sinal, que o resultado seria tão bom quanto. As fotos dele podem não ter a qualidade de quem usa uma 1D Mark IV mas possuem conteúdo. Alguém aqui faria melhor? Eu não faria...

    recentes

    populares

    • Carlos Silveira