03/08/2012 13h13 - Atualizado em 03/08/2012 13h13

Grupo de amigos recria a mesma fotografia por 30 anos

Isabella Pedreira
por
Para o TechTudo

Uma foto de cinco jovens, tirada em 1982, se tornou tradição. Eles tinham aproximadamente 19 anos e estavam perto do Lago Copco, nos Estados Unidos. A princípio era só mais uma recordação do encontro entre amigos da escola, mas acabou virando um hábito e uma forma de observar as mudanças que ocorreram com o tempo. A cada cinco anos, nas últimas três décadas, John Wardlaw, John Dickson, Mark Rumer, Dallas Burney e John Molony têm se reunido no lago da Califórnia para tirar a mesma fotografia.

Foto original, de 1982. Da esquerda para direita: John Wardlaw, Mark Rumer, Dallas Burney, John Molony e John Dickson (Foto: Reprodução)Foto original, de 1982. Da esquerda para direita: John Wardlaw, Mark Rumer, Dallas Burney, John Molony e John Dickson (Foto: Reprodução)

A primeira foto, escolhida como a oficial daquelas férias, aconteceu ao acaso. O cabelo, os trajes e acessórios marcam bem a década de 80. “As prioridades eram tão diferentes naquela época. Tudo o que eu realmente estava pensando era no verão e nas meninas”, conta Wardlaw.

Mesmo quando o grupo ingressou na faculdade, continuou a ir para o lago durante o verão. Passavam o tempo pescando, lendo e atuando em filmes caseiros de Wardlaw, que agora é um cineasta. Cinco verões mais tarde, Wordlaw, um entusiasta da fotografia, percebeu que seria divertido recriar a imagem de 1982. “Acho que tive um sentimento que isso poderia se tornar uma tradição legal, mas eu não tinha ideia de que ainda estaria fazendo isso por 30 anos”, disse ele.

Então, em 1987, já com ensino superior completo, lá estavam eles sentados na mesma posição, no mesmo banco. A expressão misteriosa foi mantida, assim como o frasco da barata de estimação, dessa vez vazio.

Reprodução da foto de 1982 feita em 1987 (Foto: Reprodução)Reprodução da foto de 1982 feita em 1987 (Foto: Reprodução)

À medida que o ritual foi concretizado e as câmeras digitais foram introduzidas, o grupo tornou-se mais exigente em relação aos detalhes da foto. A partir da terceira foto, todos passaram a usar camisa, mas o chapéu e o pote de vidro permaneceram. “Veja-nos perder e ganhar cabelo, ganhar e perder peso”, postou Dickson em um site, que mantém dedicado à tradição.

Em junho, os cinco amigos comemoraram o aniversário de 30 anos da tradição no lago Copco. “Planejamos fazer isso para o resto de nossas vidas, não importa o que aconteça”, promete Dickson. “Até o momento em que houver só um cara sentado na mesma pose! E depois, talvez alguém vá tirar uma foto de um banco vazio para nós.”

Foto de 1992, de quando John Wardlaw, John Molony e John Dickson resolveram recriar a foto usando camisas (Foto: Reprodução)Foto de 1992, quando John Wardlaw, John Molony e John Dickson passaram a recriar a foto usando camisas (Foto: Reprodução)
Foto de 1997, a única com o ângulo ligeiramente diferente (Foto: Reprodução)Foto de 1997, a única com o ângulo ligeiramente diferente (Foto: Reprodução)
Em 2002, o pote de vidro se tornou bem maior (Foto: Reprodução)Em 2002, o pote de vidro se tornou bem maior (Foto: Reprodução)
Grupo com aproximadamente 44 anos em foto de 2007 (Foto: Reprodução)Grupo em foto de 2007 (Foto: Reprodução)
John Wardlaw, Mark Rumer, Dallas Burney, John Molony e John Dickson este ano, na comemoração de 30 anos do ritual (Foto: Reprodução)John Wardlaw, Mark Rumer, Dallas Burney, John Molony e John Dickson neste ano, na comemoração de 30 anos do ritual (Foto: Reprodução)

Via CNN

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lorival Jr.
    2012-10-18T13:24:16

    Parece q até o Fhelps tá nessa foto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Domingos Giacomeli
    2012-08-29T13:54:38

    JORNAL INTERESEIRO É ISSO. Quando irá ou irão fazer uma reportagem sobre O INVENTOR DO BINA E O QUANTO AS EMPRESAS QUE TEM PROPAGANDA JÁ DEVERIAM TER PAGO A ELE? Com certeza NUNCA. Até o programa do FAUSTÃO acabou com o espaço dos INVENTORES, JUSTAMENTE PORQUE ESTE INVENTOR DO BINA SE CANDIDATOU E A CLARO FOI FORÇA A TER PROPAGANDA, POIS, segundo informações era para CLARO sair do ESCURO e pagar uns R$300.000.000,00. Será que não ter ESPERTEZA POR PARTE DA MÍDIA ROUBADORA DAS BOAS INFORMAÇÕES?

  • Marcelo Oliveira
    2012-08-15T09:50:56

    Bom, vendo essa sequência de fotos concluo que aquela velha máxima está corretíssima: o tempo é uma desgraça....

  • Fernando Neto
    2013-03-02T14:39:18

    Caramba passam-se os anos e vamos ficando detonados...o segundo das esquerda para direita....meus Deus...ta bagunçado o cara...kkkkkkkkkkkkk

  • Mônica Dias
    2012-11-26T20:55:50

    Também faço isso com minhas amigas. É bom demais

  • Evandro Palmieri
    2012-08-15T12:29:46

    Sensacional esse grupo de amigos.... e que idéia boa rsrs... o mais legal é que o da direita esta com a mesma camisa na maioria das fotos. Sensacional

  • Henrique Pimentel
    2012-08-09T15:17:59

    Da esquerda para direita. O 1°é quase imutável. 0 2° De 2002 para 2007 até parece que ficou mais jovem. o 3° virou o legítimo americano pai de família. O 4° O "Boa pinta" sente os efeitos da idade. 5° Em algum momento me lembrou o cara do Caça Fantasmas.

  • Estevam Alves
    2012-08-08T12:22:43

    irado!

  • Emanuel Campos
    2012-08-08T07:57:39

    SENSACIONAL..

  • Emanuel Campos
    2012-08-08T07:53:50

    Passou um filme na minha cabeça. Fiquei parado por uns três minutos acompanhando atrajetória das fotos. FANTÁSTICO

  • Vanessa Endlich
    2012-08-07T15:34:42

    q lindoooo, amei

  • Sidnei Fonseca
    2012-08-07T15:00:56

    O que dizer? SENSACIONAL !!!!!!!

  • Daniela Sá
    2012-08-07T11:35:16

    Lindo! Viva a amizade verdadeira!

  • Jayme Filho
    2012-08-06T18:15:11

    mto maneiro!!!

  • Antonio Paiva
    2012-08-05T14:55:59

    achei muito legal......

  • Bruce Lee
    2012-08-05T00:49:15

    Muito criativo os sujeitos.

  • Alessandra Sousa
    2012-08-04T01:43:32

    muito legal

  • Augusto Rocha
    2012-08-04T01:41:51

    muito legal!

  • Jonathan
    2012-08-07T19:10:46  

    o primeiro da esquerda não envelhece?

    recentes

    populares

    • Jonathan
      2012-08-07T19:10:46  

      KKKKK... ele não mudou nem o corte do cabelo em 30 anos!!!!! Muito bom, isso é que é amizade verdadeira. Parece que até o local das fotos é o mesmo...

  • Cleuvis Santos
    2012-08-11T14:07:22  

    Nessas horas pergunto-me, onde estao os meus amigos? Peres Ramos, Izaelmo Soares, Ricardo Queiroz, Yuri Carvalho... Saudades irmaos!

    recentes

    populares

    • Cleuvis Santos
      2012-08-11T14:07:22  

      Cleuvis, eu terminei o segundo grau em 1987, após 20 anos em procurei meu amios nas redes sociais e nos encontramos na residência da mãe dels onde sempre fazíamos as nossas reuniões, procure pelo Orkut, face e outras redes, procure no google, telelistas, vale a pena

  • Jayme Filho
    2012-08-06T18:16:04  

    o que a gente leva dessa vida se nao o amor..

    recentes

    populares

    • Jayme Filho
      2012-08-06T18:16:04  

      Um frasco de vidro vazio.

    recentes

    populares

    • Jayme Filho
      2012-08-06T18:16:04  

      Agnaldo Junior, q antes tinha uma barata de estimação (WTF?)

  • André Silva
    2012-08-03T18:33:48  

    kkkkk, bacana a foto, más o mais legal é amizade dos 5 até hoje. Parabéns, amizade é tudo.

    recentes

    populares

    • André Silva
      2012-08-03T18:33:48  

      Isso ae!!

  • Alexandre Conrado
    2012-08-03T17:02:37  

    legal essa foto.... e o cara do copo, sempre com o copo na mão... seria copo ou um vidro de cachaça...

    recentes

    populares

    • Alexandre Conrado
      2012-08-03T17:02:37  

      leia a matéria e saberá oq é o "copo".

  • Marcelo Oliveira
    2012-08-15T09:55:15  

    Brincadeiras à parte, o principal não foi dito: a foto brinda uma amizade de mais de 30 anos, que eles pretendem preservar ainda mais, tirando mais e mais fotos do mesmo jeito, até que não sobre mais ninguém e que, como disse um deles, alguém tire a foto só do banco vazio. Com certeza trata-se de uma bela amizade.

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2012-08-15T09:55:15  

      mermao, sai dai, vai trenar o vasco cara, tamo precisando po!!! e tira o alecsandro pelo amor de deus

  • Justloo
    2012-08-15T09:44:34  

    Quero novidade...quase todo mundo faz isso...tenho uma foto com todos os meus primos desde os 5 anos de idade tirada de ano em ano no mesmo local.

    recentes

    populares

    • Justloo
      2012-08-15T09:44:34  

      famoso??? isso pra vc é ser famoso???? ahhhh brasileirosssss qta ignorancia!

    recentes

    populares

    • Justloo
      2012-08-15T09:44:34  

      Então posta elas e fique famoso como esses caras... "quero novidade"!! hahahaha