Armazenamentos

06/08/2012 11h39 - Atualizado em 06/08/2012 11h39

Intel desenvolve novo padrão de SSDs para ultrabooks

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Intel trabalha com diversas companhias para criar um novo padrão de SSD. A ideia é definir um novo perfil para o dispositivo, facilitando sua integração nos ultrabooks, reduzindo custos e tornando-o atrativo para os fabricantes e consumidores. O novo formato já tem nome provisório NGFF (sigla em inglês para “Formato de Nova Geração), e teria a mesma espessura e largura dos SSDs atuais, a única diferença será o comprimento maior.

Intel quer mais capacidade de armazenamento nos SSDs voltados para o mercado móvel (Foto: Reprodução)Intel quer mais capacidade de armazenamento
nos SSDs voltados para o mercado móvel
(Foto: Reprodução)

Ainda segundo o Digitimes, a grande questão técnica que motiva a Intel a empurrar o novo formato está relacionada com as atuais limitações dos SSDs em termos de espaço de armazenamento. O formato atual permite, no máximo, o uso de 4 ou 5 chips destinados a guardar arquivos no disco. Essa limitação torna muito cara, se não mesmo impossível na tecnologia atual, a construção de SSDs que ultrapassem 512 GB de espaço. O NGFF permitirá o uso de chips nos dois lados da placa do SSD, o que em primeira análise, dobraria sua capacidade.

Até aqui, fisicamente, a única grande diferença do NGFF será o tamanho. Embora a espessura e largura dos SSDs para notebooks seja mantida, a Intel discute várias opções de comprimento do dispositivo com a indústria: 20, 40, 60, 80 e 120 mm. As versões de 40, 60 e 80 mm têm maior possibilidade de serem aceitas.

A Intel deseja que essa barreira dos formatos e espaço para dados seja superada para que seus ultrabooks possam usufruir de SSDs com muito mais capacidade. Outros pontos que podemos ressaltar é o preço e a eficiência energética dos novos modelos.

Via Digitimes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares