Internet

22/08/2012 15h36 - Atualizado em 22/08/2012 15h36

Internet 4G começa a ser adotada no Brasil

Marlon Câmara
por
Da redação

A operadora Claro revelou que começa nesta quarta-feira (22) a adotar a tecnologia 4G de Internet nas primeiras cidades brasileiras. A companhia, que é a primeira a implantar o serviço no país, vai realizar a instalação das redes primeiramente nas cidades de Campos do Jordão (SP), Búzios e Parati (RJ), locais que são conhecidos como circuito das experiências. A empresa promete levar a tecnologia às primeiras grandes cidades até o primeiro semestre de 2013.

4G no Brasil (Foto: Divulgação) (Foto: 4G no Brasil (Foto: Divulgação))Internet 4G chega finalmente ao Brasil (Foto: Reprodução)

A tecnologia 4G, que já existe em vários países há algum tempo, foi licenciada pela Anatel ainda para as operadoras Oi, Vivo e TIM, mas a Claro foi a primeira a tomar a iniciativa de implantá-la. O serviço possibilita uma conexão sem fio mais rápida que as já conhecidas 3G e 3GMax, tanto em dados quanto em voz. De acordo com a Claro, a sua nova banda de Internet vai permitir aos usuários assistirem a streaming de filmes, por exemplo, com uma velocidade normal de 100 Mbps, sem a necessidade de baixar nada para o smartphone ou tablet.

A operadora afirma que, até abril de 2013, todas as cidades-sede da Copa das Confederações - Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador - já irão possuir cobertura 4G. Depois, até a Copa do Mundo de 2014, Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo devem ganhar suporte à rede.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Reginaldo Silva
    2012-09-23T09:52:52

    Esta noticia esta errada, a Claro nao e a primeira a operar com a tecnologia 4G,pois a SKY ja opera com esta tecnologia desde dezembro de 2011 na cidade de Brasilia.

  • Igor Rezende
    2012-08-23T07:00:23

    Só agora? No Brasil as novas tecnologias chegam sempre atrasadas..

  • Rafael Cruzeiro
    2012-08-22T17:41:53

    O 4G vai funcionar muito bem..durante os testes. E só! Quando implementar de verdade nas grandes cidades, teremos uma conexão real de uns 5mbps. Junte a infra que é péssima mas o descaso das operadores, e teremos uma conexão mentirosa como é a 3G -e essa besteira de 3Gmax hoje. Quando assinarmos um plano destes (que, aliás, deverão ser generosos (e não estes 500mb ou 1gb de hoje), se quisermos mesmo assistir a filmes em streaming), deveríamos ganhar de brinde um nariz de palhaço, pq é o que somos para estas operadoras.

  • Adeilson Oliveira
    2012-08-22T17:29:58

    so uma pergunta quando a 3G vai funcionar pois é uma porcaria se nao temos nem sinal de celular quanto menos sinal pra 4g puro conto de fadas

  • Caíque Feu
    2012-08-22T16:36:33

    Quando Sai os Pacotes vai ser uma Tremenda facada uns 200R$ o Pacote de 1GB...

  • HERINGTON MAULAZ
    2012-08-22T19:07:33  

    Para minha tristeza, o meu Galaxy Slll(Eleito o melhor do mundo) não é compatível com essa tecnologia, isso significa que vou ter que comprar outro SmartPhone Urgente! Claro, assim que o 4G chegar em minha cidade...

    recentes

    populares

    • HERINGTON MAULAZ
      2012-08-22T19:07:33  

      Jeferson Santos , o Galaxy S3 além da LTE tem eHRPD, e pode procurar como não especificado. Isso tudo claro, na versão internacional. e com eles não divulgaram em qual rede irá funcionar e o Galaxy S3 pode procurar por não especificado no apn e muito provavel que funcione. o Galaxy S3 Não foi eleito o melhor do mundo a toa.

    recentes

    populares

    • HERINGTON MAULAZ
      2012-08-22T19:07:33  

      o S3 e o S2 skyrocket são compativeis com a rede 4G LTE

  • Marcos Almeida
    2012-08-22T16:27:46  

    Pra variar, a baixada fluminense tomando na toba.

    recentes

    populares

    • Marcos Almeida
      2012-08-22T16:27:46  

      Concordo! Aonde eu moro no 3° distrito de caxias não chega a oi velox e outras... Eu chego a pagar 72 reais no plano de 1MB da Edatel que é horrível ,mas a unica que oferece o serviço de banda larga.

    recentes

    populares

    • Marcos Almeida
      2012-08-22T16:27:46  

      Hyron Nascimento eu concordo. Pq tbm moro em Caxias e só me fodo, olha que moro no Centro. Tá uma vergonha esse país mentiroso se fazendo de bom pra brilhar na copa.