20/08/2012 08h19 - Atualizado em 20/08/2012 08h19

Já adultas, quatro irmãs recriam série de fotos da infância

Isabella Pedreira
por
Para o TechTudo

Decidida a ver o quanto ela e suas irmãs mudaram ao longo do tempo, a fotógrafa finlandesa Wilma Hurskainen deu início a um projeto curioso, intitulado Crescimento. Ela as reuniu e recriou fotografias de infância nos mínimos detalhes, tiradas anos antes por seu pai.

As irmãs finlandesas recriando uma foto com roupas típicas (Foto: Reprodução)As irmãs finlandesas recriando uma foto com roupas típicas (Foto: Reprodução)

O projeto apresenta cerca de 30 imagens, e Hurkainen fez de tudo para manter as fotos semelhantes com as de infância. A expressão facial, a localização dos objetos, as cores das roupas, a pose e até a composição da imagem: tudo foi bem observado para fazer a imitação.

As irmãs recriando a foto com a estátua décadas depois (Foto: Reprodução)As irmãs recriando a foto com a estátua décadas depois (Foto: Reprodução)

“Eu sempre fui muito atraída pela capacidade da fotografia de atravessar o tempo e criar esse tipo de comparação. Há algo de triste, quase trágico, de olhar para fotografias antigas comparadas com as novas e ver como as pessoas e as coisas mudaram ou cresceram. Afinal, diz-se que o tempo foi aceito como um meio comum para medir a vida, porque as pessoas não são capazes nem estão dispostas a ver a mudança por conta própria. Nas fotos, parece que estamos tentando voltar à nossa infância, adotando a mesma posição, mas nós falhamos. Temos que falhar – não há como retornar no tempo”, escreveu Hurkainen sobre o projeto.

Foto de aniversário recriada nos mínimos detalhes, desde o bolo até a cor das roupas (Foto: Reprodução)Foto de aniversário recriada nos mínimos detalhes, desde o bolo até a cor das roupas (Foto: Reprodução)

Segundo ela, a fotografia familiar é uma forma de refletir sobre o passado, sobre a questão da identidade, que a imagem tanto revela quanto esconde. Além disso, repetir um momento que se encontra apenas na nossa memória não faz reviver aquele instante, mas é capaz de revelar como era posar para uma fotografia com cinco anos de idade.

Via PetaPixel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jones Silva
    2012-08-20T09:33:10

    Legal!