09/08/2012 12h20 - Atualizado em 09/08/2012 18h11

Jornada de emigrantes na América Central é fotografada no projeto Destino

Bruna Hissae
por
Para o TechTudo

Inspirada pelo livro da jornalista Sonia Nazario, "Enrique’s Journey" (sem tradução para o português), a fotógrafa Michelle Frankfurter saiu a campo para produzir o documentário fotográfico intitulado Destino. O projeto conta a história de emigrantes que abandonam seus países na América Central e atravessam o México para tentar chegar aos Estados Unidos.

Projeto DestinoProjeto Destino (Foto: Michelle Frankfurter)

Em entrevista para o site "Feature Shoot", Michelle contou sobre a tarefa de fotografar esse projeto, que começou em 2009. De acordo com as declarações, ela fez várias viagens de trem para então começar a caminhar sobre os trilhos com os emigrantes. Falar fluentemente o espanhol e criar vínculos com as pessoas foram pontos que facilitaram a jornada. “Você começa a conhecer as pessoas e elas a te conhecer. Eu passava mais tempo falando e ouvindo do que tirando fotos”, comentou.

Segundo ela, o projeto era para ser realizado somente em abrigos da América Central, o que não incluía fotografar em cima do trem apelidado de La Bestia, por conta do número de pessoas que morrem ou ficam feridas na viagem. Entretanto, as fotos feitas sob essa perspectiva são as mais reveladoras do projeto.

Projeto Destino1Oaxaca, México (Foto: Michelle Frankfurter)

Para capturar momentos marcantes, como uma mulher amamentado, situações religiosas e até mesmo as viagens sob o trem, a fotógrafa utilizou uma Ebony 4×5 e uma Bronica 6×6, e apenas uma lente.

Conforme o projeto foi tomando corpo, Michelle fez "edições" das fotografias utilizando o software de edição Blurb. Para carregar os álbuns de fotos, ela embrulhou uma das cópias em um saco plástico dentro da bolsa.  Ela conta que, conforme ia mostrando o álbum aos emigrantes, eles reconheciam algumas pessoas e, às vezes, ela mesma encontrava seus fotografados fazendo novas viagens, depois de terem sido detidos e deportados na primeira tentativa.

Projeto Destino2Abrigo em Chiapas, no México (Foto: Michelle Frankfurter)
Destino (Foto: Michelle Frankfurter)La Bestia (Foto: Michelle Frankfurter)
Destino (Foto: Michelle Frankfurter)Emigrante dorme em abrigo (Foto: Michelle Frankfurter)

 

Para quem quer conhecer mais fotos do trabalho, basta acessar o site de Michelle Frankfurter.

Via Feature Shoot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares