Internet

06/08/2012 08h14 - Atualizado em 22/11/2013 10h21

Lançamento de dardo é tema de Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

O lançamento de dardo é o tema do Doodle do Google nesta segunda-feira (6). Desde o início das Olimpíadas de Londres, a gigante das buscas tem substituído o seu logo por imagens que representam modalidades disputadas durante os Jogos Olímpicos de Londres.

Lançamento de dardo ganha Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres (Foto: Reprodução/Google)Lançamento de dardo ganha Doodle em homenagem às Olimpíadas de Londres (Foto: Reprodução/Google)

A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a edição de Londres, que ocorreu em 1908. Inicialmente exclusiva para atletas masculinos, a primeira competição teve como ganhador o sueco Eric Lemming. Somente em 1932, o esporte passou a permitir a participação de mulheres e a americana Babe Didrikson foi a primeira campeã do desporte.

A Finlândia, juntamente com os países escandinavos, é um dos países com maior tradição na modalidade. Nos Jogos de 1920 e 1932, as três medalhas foram para três atletas finlandeses. Um dos que mais se destacaram no esporte foi o checo Jan Železný, que ganhou as três medalhas de ouro nos Jogos de 1992, 1996 e 2000. Železný é o atual detentor do recorde mundial, com 98,48 metros, e do olímpico, com 90,17 metros.

O lançamento de dardo é um esporte no qual os atletas utilizam uma espécie de bastão (dardo), geralmente feito de fibra de vidro ou de carbono, cujo comprimento varia entre 2,7 metros (homens) e 2,3 metros (mulheres) e o peso também muda para 800 gramas (homens) e 600 gramas (mulheres). O objetivo é fazer com que o esportista lance o dardo o mais longe possível e, para isso, ele conta com uma pista de 34,9 metros de comprimento por quatro metros de largura.

Erik Lemming lança o dardo nos Jogos Olímpicos de 1908 (Foto: Reprodução/Wikipédia)Erik Lemming lança o dardo nos Jogos Olímpicos de 1908 (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Após correr pela pista e lançar o dardo, o equipamento costuma sair das mãos do atleta a uma velocidade de até 100 km/h. Após o voo, o dardo aterra em uma zona estipulada, que costuma ficar no centro do estádio onde a competição é realizada. Após a sua queda, oficiais medem a distância do ponto de lançamento até o primeiro momento de contato com o solo.

Confira também o Doodle do Doctor Who e viaje no tempo com o jogo da série de ficção científica!  

Cada atleta inicia a competição podendo lançar o dardo três vezes. Depois que todos realizam os seus arremessos, os oito melhores classificados passam a ter direito a mais três lançamentos cada um. No final, é tido como vencedor o esportista que mais longe conseguir arremessar o dardo. O competidor é desclassificado caso saia da área de lançamento antes, durante ou depois de jogar o dardo. Caso o equipamento toque o solo sem que seja com a sua ponta dianteira, o arremesso é desconsiderado.

Via Google e Wikipédia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Augusto
    2012-08-06T18:46:40  

    Mas oque ninguém percebeu é que atualmente 18:47 06/08/2012 no canto inferior esquerdo dessa Doodle tem o Curiosity que chegou hoje em Marte

    recentes

    populares

    • José Augusto
      2012-08-06T18:46:40  

      É verdade.... =]