Internet

22/08/2012 13h38 - Atualizado em 22/08/2012 14h52

Mozilla critica Apple, Microsoft e Google e defende universalização nos celulares

Allan Melo
por
Da The Next Web

O diretor de pesquisa da Mozilla, Andreas Gal, aproveitou seu espaço na conferência The Next Web, que acontece em São Paulo nesta quarta-feira (22) para criticar Apple, Microsoft e Google por seus sistemas para smartphones. Para ele, as desenvolvedoras de apps ficam restritas a modelos fechados das três gigantes, priorizando seus próprios serviços e plataformas e limitando a distribuição dos aplicativos.

Andreas Gal, diretor de pesquisa da Mozilla, critica Apple e Google (Foto: Allan Melo / TechTudo)Andreas Gal, diretor de pesquisa da Mozilla, critica Apple e Google (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Andreas defendeu a ideia proposta pela Mozilla com o Firefox OS - prestes de ser adotada pela Vivo. Para ele, o modelo atual no mercado de smartphones é fragmentado por sistemas e soluções verticais, centradas nas próprias empresas. "Os desenvolvedores perderam a capacidade de desenvolver de forma fácil e eficiente através de dispositivos e plataformas, e as operadoras de telefonia não têm relação direta com os usuários que elas desejam", critica.

Agora, no entanto, as próprias desenvolvedoras terão um modelo "webcentrado". A ideia da Mozilla é fazer com que as empresas comecem a operar sob plataformas abertas e compatíveis com todos os sistemas, como o HTML 5. Desta maneira, os custos de distribuição seriam reduzidos e o aplicativo funcionaria em praticamente todos os smartphones do mercado.

Novo visual do Firefox OS, o sistema operacional da Mozilla para celulares (Foto: Allan Melo/TechTudo)Novo visual do Firefox OS, o sistema operacional da Mozilla para celulares (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Outro ponto criticado tem a ver com o preço dos aparelhos, que na opinião do diretor são caros demais para serem adotados massivamente. Com a rápida expansão do mercado e a previsão de crescimentos ainda maior, Andreas ressaltou o novo sistema móvel Firefox por seu seu hardware de baixo custo.

Com as críticas, o executivo mostrou o princípio de funcionamento do Firefox OS e deu uma prévia, com imagens, do novo visual do sistema, previsto para chegar ao mercado brasileiro até 2013

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Sampaio
    2012-08-22T15:12:22

    Deixa eles lançarem esse OS ao publico... Rapidinho vão ver por que cada vez mais os sistemas estão ficando fechados. VIRUS, MALWARES e outros programas maliciosos mas se espalhar que água nisso ai!

  • Agnaldo Junior
    2012-08-22T15:00:29

    Vai te catar!

  • Alan Porto
    2012-08-23T07:15:44

    As operadoras ?!! As operadoras já cobram valores exorbitantes por um serviço que prestam muito mal, imagina se o desenvolvimento ficar na mão deles.