TechTudo

03/08/2012 14h04 - Atualizado em 03/08/2012 14h04

'Não Faz Sentido' é o primeiro canal BR a ter 1 milhão de inscritos no YouTube

Thiago Barros Para o TechTudo

São 42 vídeos, quase 135 milhões de visualizações, mais de 360 mil "curtidas" em sua página do Facebook, cerca de dois milhões de seguidores no Twitter. Nenhum outro canal brasileiro do YouTube faz tanto sucesso ou cresce tanto quanto o “Não Faz Sentido”, comandado pelo ator Felipe Neto. E na última quinta-feira (2), a página bateu mais um recorde: se tornou a primeira de língua portuguesa a passar da marca de 1 milhão de inscritos.

Canal de Felipe Neto é um grande sucesso da web (Foto: Reprodução)Canal de Felipe Neto é um grande sucesso da web (Foto: Reprodução/YouTube)

O TechTudo entrou em contato com Felipe, que já é uma das “celebridades da Internet” no país. Em entrevista concedida por e-mail, ele falou sobre o sucesso do canal, o mundo dos negócios da Internet e a importância do YouTube para os artistas que têm que divulgar seus trabalhos na grande rede. E os seus planos para o Brasil são ousados.

“Uma revolução está vindo”, garante.

No “Não Faz Sentido”, Felipe faz análises bem humoradas, com um personagem irritado que xinga (quase) tudo e todos, sobre assuntos da atualidade que fazem sucesso. Entre os principais sucessos do canal estão os vídeos relacionados a Crepúsculo, Jogadores de Futebol, Dublagem e o “Fiukar”. Além disso, o canal também já foi usado para iniciar a divulgação de uma campanha que ganhou projeção nacional, a “Ajude Oziel” e virou programa de televisão, na Multishow (Até Que Faz Sentido).

Confira abaixo a íntegra da entrevista com Felipe:

TechTudo: A sua ascensão na Internet é incrível. Não me lembro de uma conta no YouTube ter tanto sucesso aqui no Brasil (e a prova disso vem nesse recorde de assinaturas). Quais você acha que são os principais motivos para todo esse reconhecimento?

Felipe Neto: Eu acho que não tem uma fórmula exata, do tipo: “uma pitada de amor, outra de ousadia”. Acho que o Não Faz Sentido acabou se tornando um projeto meio herói e vilão, gerando muito diálogo entre as pessoas que assistiam e isso foi fundamental para que o canal atingisse os números que está atingindo. E, principalmente, fundamental para me deixar muito feliz, pois se tem um orgulho que tenho do Não Faz Sentido, é o fato de saber que ele gera questionamentos e conversas.

TT – A sua carreira decolou depois do “Não Faz Sentido”. Qual é o sentimento que você tem com este quadro específico agora, com ele ainda sendo um sucesso enorme após tanto tempo na rede?

Felipe Neto também tem um programa na Multishow (Foto: Reprodução)Felipe Neto também tem um programa na Multishow
(Foto: Reprodução)

Felipe: Não vou mentir: depois de um ano e meio, eu estava cansado e acabei me focando em outras coisas. O canal continuou a ter visualizações, mesmo sem vídeos novos, mas foi diminuindo ao longo de seis meses. Eu achava que já estava chegando a hora de acabar com o canal… Porém, depois de dois anos, eu decidi que voltaria com todo o gás. Muita gente disse que era impossível voltar a fazer sucesso, que a onda já tinha passado, que era melhor eu focar em outras coisas, mas como sou muito teimoso não dei ouvidos. E deu resultado: depois de três novos vídeos no mesmo mês, o Não Faz Sentido voltou a ser o canal brasileiro que mais ganha inscritos por dia, o 25º no mundo e o que mais faz visualizações por vídeo novo no país.

TT: Um milhão de assinaturas é um número muito significativo. Passava pela sua cabeça fazer tanto sucesso assim?

Felipe: Nunca! Eu comecei a gravar de forma intencionalmente interpretada, mas somente porque eu já fazia teatro desde menino. Eu só queria me divertir e ver o que iria acontecer. Acho que na Internet quanto mais você pensa em querer fazer sucesso, menos original você fica.

Pelo Twitter, Felipe vibra com a marca histórica do canal (Foto: Reprodução)Pelo Twitter, Felipe vibra com a marca histórica do canal (Foto: Reprodução/Twitter)

TT: Para você, qual é a importância do YouTube para a sociedade atual de uma forma geral? No que ele pode ajudar, tanto na área artística como no dia a dia?

Felipe: Eu acho que é a arma mais poderosa para os artistas hoje em dia. Você pode fazer o que quiser, em qualquer horário e não depender de nenhum veículo de mídia tradicional para crescer na profissão. Acabou a necessidade de uma televisão te contratar. E na parte de espectador, é igualmente perfeito, pois você pode assistir o que quer, na melhor hora, foi a inversão do fluxo de informação: você vai atrás da informação, não é ela que chega na sua sala só porque a TV ficou ligada em tal canal. A cada dia novas pessoas descobrem esse poder, tanto na parte artística quanto de público e é por isso que a Internet brasileira não para de crescer.

TT: Como é lidar com um local onde é possível, ao mesmo tempo e de forma tão rápida e interativa, elogios incríveis e críticas até desrespeitosas?

Felipe: Preciso ser honesto: não é fácil e não é pra qualquer um. Hoje um dos meus trabalhos é justamente cuidar de talentos do YouTube, ajudá-los a crescer ainda mais e passar para eles tudo o que aprendi ao longo de dois anos e meio de muita exposição na Internet… E posso dizer uma coisa: 100% de qualquer pessoa passa pelo período de ter que lidar com a dor da exposição e as ofensas que ela carrega. O importante é saber filtrar e separar o que são as críticas construtivas e o que são as ofensas descartáveis.

Brincadeira com Crepúsculo foi uma das que mais geraram polêmica (Foto: Reprodução)Brincadeira com Crepúsculo foi uma das que mais
geraram polêmica (Foto: Reprodução)

TT: O mundo dos negócios parece, enfim, ter prestado atenção na Internet. Você concorda? É lucrativo trabalhar com a web atualmente?

Felipe: Não só concordo como acredito estar trazendo isso para o Brasil. Estamos a alguns dias de anunciar um grande negócio envolvendo o YouTube brasileiro e os talentos nele presentes. Vamos não apenas revolucionar a forma de se produzir conteúdo no Brasil como dar oportunidade para centenas de pessoas passarem a viver somente disso. Uma revolução está vindo.

TT: Para encerrar, você pode deixar um recado para os fãs que te ajudaram a chegar a essa marca de um milhão de assinaturas?

Felipe: OBRIGADO P*RRA!!! VOCÊS NÃO SÃO LINDOS, SÃO *outropalavrão* (espero que vocês possam publicar isso).

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Victória Gabriela.
    2013-05-31T09:16:32

    Apenas Um Nome : Kefera.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcela Oliveira
    2012-08-03T15:18:33

    O Felipe merece todo esse retorno que esta tendo no canal. As ideias dele para "reformar" o YouTube brasileiro são ótimas e ele deixa bem claro que esta empenhado para nos dar um conteúdo interessante e engraçado ao mesmo tempo. Sou fã dos vídeos dele,fã do Parafernalha e fã do Felipe. Parabéns sempre cara.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Lopes
    2012-08-06T09:59:11

    não vejo como ensinar as pessoas a falar palavrão e a reclamar da vida pode ser algo bom.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexsandra Cordeiro
    2012-08-05T23:37:07

    ADOROOOOOOOOOOO os vídeos dele !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • michelle silva
    2012-08-05T19:32:35

    realmente não faz sentido

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade