Celular

24/08/2012 15h27 - Atualizado em 24/08/2012 15h27

Nokia, Samsung e Sony desenvolvem serviço de navegação para locais fechados

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Nokia, Samsung e Sony trabalham em conjunto para aprimorar recursos de localização e visualização de mapas que funcionem em ambientes fechados. O projeto, que ainda inclui 19 outras grandes empresas, tem o objetivo de mapear o interior de lugares de interesse, como estádios e museus, e oferecer esse tipo de informação em um serviço que consiga competir com o Google Maps.

Empresas esperam trazer a tecnologia para o consumidor em 2013 (Foto: Reprodução)A Nokia está envolvida na criação do localizador 
para ambientes fechados (Foto: Reprodução)

Da união destas empresas nasceu a In-Location Alliance, um grupo que pretende estabelecer bases técnicas para criar uma nova plataforma de localização. Entre as possibilidades que se espera de uma tecnologia de navegação para ambientes fechados está o fornecimento de mapas para guiar os usuários dentro de estabelecimentos comerciais.

Uma loja, por exemplo, poderia ser facilmente localizada em um shopping através do sistema, e até mesmo oferecer ofertas direcionadas para quem use a plataforma. Além disso, os usuários poderiam receber anúncios e ofertas personalizadas de estabelecimentos que estejam nas proximidades. As empresas idealizadoras da união enxergam até um potencial maior na tecnologia, oferecendo aumento de segurança em lugares de grande concentração de pessoas.

Em termos tecnológicos, o mapeamento usará redes Wi-Fi e Bluetooth administradas por hardware construído pelas fabricantes Qualcomm e Broadcomm, também integrantes da In-Location Alliance. O grupo pretende disponibilizar o serviço de localização no interior de grandes construções nos dispositivos móveis já em 2013. Neste ano, modelos de teste e versões piloto da tecnologia serão testados em todo o mundo.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares