Sistemas Operacionais

06/08/2012 16h05 - Atualizado em 06/08/2012 16h05

Novo assistente virtual promete levar comandos de voz a qualquer app

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Nuance, empresa especialista em desenvolvimento de tecnologias de comando de voz, lançou um novo produto nesta segunda-feira (6). A companhia resolveu entrar no ramo dos assistentes virtuais, como Siri e S-Voice, e apresentou a Nina (Nuance Interactive Natural Assistant). A SDK promete ajudar qualquer desenvolvedor de aplicativos para Android e iOS a implantar reconhecimento de comandos vocais em seus programas.

Nina pode criar uma infinidade de possibilidades no mundo tech (Foto: Reprodução)Nina pode criar uma infinidade de possibilidades no mundo tech (Foto: Reprodução)

A Nina não ameaça diretamente o Siri ou o S-Voice, já que não é um aplicativo livre para o público, e sim comercializado com outras empresas. No entanto, a assistente pode permitir o surgimento de outras auxiliares comandadas pelas vozes dos usuários – e com alguns diferenciais bem interessantes se comparados aos produtos da Samsung e da Apple.

Um deles é o fato da tecnologia possibilitar a identificação biométrica de voz, um recurso de texto-para-fala e até reconhecimento inteligente. Ou seja, além de entender o que a pessoa diz, o programa também identifica quem está dando as ordens. Sendo assim, é possível imaginar uma infinidade de possibilidades para o software, tanto para entretenimento quanto para segurança.

O SDK já está disponível para o inglês americano, britânico e australiano, mas a Nuance confirma que mais idiomas devem ser liberados ainda este ano. Caso o programa seja mesmo adotado por muitas empresas, este pode ser o começo de uma nova era para a tecnologia.

Confira abaixo um vídeo de divulgação do projeto:


Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares