Sistemas Operacionais

06/08/2012 06h00 - Atualizado em 06/08/2012 18h28

'Quase arquivamos o iPhone', diz Jony Ive, designer sênior da Apple

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

Em participação no evento de negócios Creative Content Summit realizado na última terça-feira (31), na Inglaterra, Sir Jonathan Ive ou Jony Ive, designer sênior da Apple, fez alguns comentários sobre o processo de criação do iPhone. Dentre eles, revelou um grande problema quase impediu que o iPhone chegasse às prateleiras.

"Quase arquivamos (iPhone) porque achamos que houveram problemas fundamentais que não pudemos resolver." - Jony Ive (Foto: Reprodução)"Quase arquivamos (iPhone) porque achamos que
houve problemas fundamentais que não pudemos
resolver." - Jony Ive (Foto: Reprodução)

Ive é certamente um dos empregados da Apple mais conhecidos no mundo, e hoje é o vice-presidente de design industrial da empresa. Ele é homem por trás de quase todos os produtos da Apple, desde 1992.

Um exemplo de problema fatal citado por Jony Ive no processo de criação do iPhone foi que os usuários, ao segurarem o telefone próximo ao ouvido, acidentalmente pressionavam os botões na tela. A Apple resolveu o problema com o sensor de proximidade, que apaga a tela enquanto o usuário coloca o aparelho junto ao ouvido.

Outra observação de Ive era falar “muito alto” sobre as virtudes do produto. Segundo ele, este é um sintoma de que o produto não está pronto para o mercado. O designer acredita que ao falar demais sobre um aparelho, é como se você estivesse tentando se convencer de que o produto é bom. Assim, para ele, essa é a hora de voltar a prancheta de desenhos.

"Eu acho que algumas das coisas mais corajosas que já fizemos, são aquelas em que realmente você diz, &squot;isso é bom e é competente, mas não é grande&squot;." - Jony Ive (Foto: Reprodução)"Eu acho que algumas das coisas mais corajosas que
já fizemos são aquelas em que realmente você diz
'isso é bom e é competente, mas não é grande'."
- Jony Ive (Foto: Reprodução)

Jony explicou que fazer “grandes produtos” são a prioridade no processo de concepção de um dispositivo da Apple, antes do dinheiro. Refletindo ainda sobre um momento em que Apple esteve à beira da falência, ele disse que Steve Jobs surgiu com o pensamento: o foco em produtos grandiosos deve vir antes de quanto dinheiro a empresa pode fazer. Se você criar grandes produtos, o dinheiro virá. Esta era a filosofia de Jobs que fez a empresa se reerguer e colocar Ive no centro de design da Apple.

O que você acha que seria o mercado de smartphones hoje sem o iPhone? Acesse nosso fórum e opine!

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcel Charles
    2012-08-09T06:14:44

    Por causa de um sensor? Tenho minhas dúvidas se é verdade (não acho que a Apple desistira tão fácil) ainda mais porque notícias sobre a Apple são superdimensionadas. Como o caso onde o funcionário da Fedex "quase descobriu" o iPhone antes do lançamento. Bah!

  • Joao Artur
    2012-08-06T13:09:20

    "vice-oresidente de design industrial da empresa"? Cargo novo né? Mas de resto a reportagem ta boa.