Fabricantes

23/08/2012 16h12 - Atualizado em 23/08/2012 16h17

Segundo a Ubisoft, taxa de pirataria no PC é de 95%

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O chefe executivo da Ubisoft, Yves Guillemot, comentou em uma entrevista para o site GamesIndustry que a empresa tem obtido o mesmo sucesso em jogos gratuitos (Free 2 Play) que ela tem com vendas físicas, alegando que a taxa de pirataria no PC é de aproximadamente 95%.

Yves Guillemot (Foto: Divulgação)Yves Guillemot (Foto: Divulgação)

Guillemot comentava sobre jogos gratuitos, dizendo que, de todo o público que usufruía do serviço, entre 5% a 7% pagavam por itens através de microtransações. O número pode parecer baixo, mas segundo ele é a mesma quantidade de pessoas que compra seus jogos legalmente no PC.

“No PC, apenas cerca de 5% a 7% dos jogadores pagam pelo Free 2 Play, mas normalmente apenas 5% a 7% pagam de qualquer jeito, o resto é pirateado. É uma taxa de pirataria de aproximadamente 93% a 95%, então acaba dando na mesma. O rendimento que recebemos das pessoas é mais a longo prazo, então podemos continuar trazendo conteúdo”, disse o executivo.

E complementou: “Queremos evoluir o mercado de PC bastante e o F2P é a forma de fazê-lo. A vantagem do F2P é que podemos conseguir rendimento de países onde antes não conseguíamos – locais onde nossos produtos eram jogados, mas não comprados”.

Apesar de muito otimista sobre o F2P, Yves Guillemot ainda parece acreditar que o futuro está no formato físico, especialmente com a próxima geração de consoles.

Via VG247

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Francisconi
    2013-02-12T23:32:05

    Vagson tem razão. Quando li a matéria pensei também na Steam. Eu acho que a Ubisoft é uma bela empresa, que faz ótimos jogos, mas nosso poder de compra é menor que de um americano (sendo que eles também pirateiam muito) e precisamos valorizar mais nossa grana do que eles. Enfim, também acho que o caminho é F2P com vantagens para pagantes. Porém, se houver promoções como na Steam, é um bom caminho para jogos "físicos".

  • Vinicius Cardoso
    2012-08-30T14:56:11

    É até engraçado alguém dizer que o motivo da pirataria é o preço quando a versão de FIFA E PES por exemplo custa 69,00 para PC e 179,00 para os consoles atuais.

  • Renato Pereira
    2012-08-24T13:19:07  

    É realmente trágico (mais do que cômico) que tanto nerd politicamente correto não sabe fazer conta. Se existe esse tal jogo de PC com 95% de pirataria e que custe, vai, R$ 100, então qual seria a diferença no lucro se esse jogo fosse vendido por R$ 10? O problema é que esse pessoal não larga o osso, já falei milhares de vezes aqui. O jogo é muito, muito caro, porque eles querem que seja caro. Quer um exemplo? Comprei uns tempos atrás o God of War 2 do PS2 (morto!) original e lacrado por 25 reais. O cara que me vendeu é louco? Ele vai pagar pra me vender o jogo? Se liguem, personas...

    recentes

    populares

    • Renato Pereira
      2012-08-24T13:19:07  

      Só que você, pelo jeito, não tem noção do quanto é caro produzir um jogo. Mas o preço não depende só disso não. No brasil especificamente é muito caro porque o país é ridículo cobra impostos absurdos em tudo. nos eua um jogo lançamento custa menos que 40 dólares (pc), um preço muito justo ao meu ver pra quem mora lá. E o brasil parece que so consegue revender oq os outros fabricam kkk ai complica. Se um jogo original de pc aki no brasil custasse 20 reais o pirata custaria 2 reais, logo, a disputa ia ser desigual do mesmo jeito kkkk

  • Vagson
    2012-08-23T21:44:38  

    A Steam seguido faz ótimas promoções, tenho comprado bastante jogo original lá. Para se ter uma ideia, o Max Payne 3 pirata tava custando em torno de 25 reais, comprei na steam um pacote original com Max Payne 3 + GTV 4 + GTA 4:Episodes of Liberty City + LA Noire por 65 reais. Mas tem o outro lado da moeda, o Call Of Duty MW3 custa 59 dolares, ai n tem condições msm.

    recentes

    populares

    • Vagson
      2012-08-23T21:44:38  

      É o preço normal do jogo, o problema é que a pessoa não quer comprar, acha que é muito caro, ai corre pra pirataria. Cedo ou tarde todos vão seguir o exemplo da Blizzard, jogos só vão funcionar se estiverem ligados ao servidor. Radical, mas acho que é até necessário.

    recentes

    populares

    • Vagson
      2012-08-23T21:44:38  

      Lineker Moraes - Tem que fazer isso mesmo...