Internet

20/08/2012 11h31 - Atualizado em 20/08/2012 11h31

Site revela fotos do data center do Facebook, confira

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Você já parou para pensar como é o centro de dados da maior rede social do mundo? O site GigaOM teve acesso a um tour de duas horas no data center do Facebook e divulgou, nesta última sexta-feira (17), fotografias e vídeos do local, que fica na cidade de Prineville, nos Estados Unidos.

Botão de Curtir gigante é destaque no meio do prédio (Foto: GigaOM)Botão de Curtir gigante é destaque no meio do prédio (Foto: GigaOM)

Localizado próximo ao aeroporto de Redmond, o complexo é enorme e recebeu investimento de mais de US$ 200 milhões (R$ 400 milhões) para sair do papel. Dois prédios funcionam no local, que tem cerca de 180 mil servidores.

O primeiro foi inaugurado em 2011, enquanto o segundo, com design um pouco mais moderno e semelhante aos prédios da Suécia e da Carolina do Norte, só foi inaugurado neste ano.

Entre os principais destaques do prédio estão o sistema de resfriamento do ar, que filtra o vento natural do local para deixar o ambiente agradável para as milhares de máquinas, a segurança utilizada para proteger os computadores que guardam as informações dos usuários e a preocupação ambiental, com uso de painéis solares para auxiliar os geradores.

Confira algumas fotos abaixo:

Chegada ao local mostra a preocupação do Facebook com uso da energia (Foto: GigaOM)Chegada ao local mostra a preocupação do Facebook com uso da energia (Foto: Reprodução/GigaOM)
Fábrica tem um sistema que controla a entrada de ar no local (Foto: GigaOM)Fábrica tem um sistema que controla a entrada de ar no local (Foto: Reprodução/GigaOM)
Coolers resfriam ar externo em moderno sistema utilizado no data center (Foto: GigaOM)Coolers resfriam ar externo em moderno sistema utilizado no data center (Foto: Reprodução/GigaOM)
Empregados podem até se exercitar durante o trabalho (Foto: GigaOM)Empregados podem até se exercitar durante o trabalho (Foto: Reprodução/GigaOM)
Os milhares de servidores ficam alocados no prédio (Foto: GigaOM)Os milhares de servidores ficam alocados no prédio (Foto: Reprodução/GigaOM)

 

Servidores com informações confidenciais ficam trancados (Foto: GigaOM)Servidores com informações confidenciais ficam trancados (Foto: Reprodução/GigaOM)

Via GigaOM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Junior
    2012-08-20T20:40:13

    Sonho de consumo trabalhar num lugar desse