Sistemas Operacionais

24/08/2012 19h04 - Atualizado em 24/08/2012 19h25

Windows 8 avisará a Microsoft sobre cada programa que o usuário instala

André Fogaça
por
Para o TechTudo

Nadim Kobeissi, pesquisador de segurança em computadores, conseguiu notar que a Microsoft será avisada sobre todos os programas que o usuário instala no Windows 8. Este recurso é chamado de SmartScreen e o objetivo dele é de combater hackers que instalam apps em terceiros.

App de e-mails do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: App de e-mails do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora))Windows 8 Smartscreen preocupam especialistas em segurança da informática (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

De acordo com Kobeissi, a ferramenta está ativa por padrão no novo Windows e também servirá como porta de segurança para avisar o usuário se tal programa é seguro, ou não. Quando um novo programa está sendo instalado, algumas informações são enviadas para a Microsoft e uma resposta é recebida pelo computador com o certificado de autenticidade do aplicativo, ou não. Isso significa que desde um programa pesado como o Photoshop, até um simples player de músicas como o Winamp, será analisado pela Microsoft em tempo real – desde que a internet esteja ativa.

O problema é que esta comunicação entre o computador e a Microsoft pode ser interceptada, e o nível de criptografia é baixo o suficiente (ela utiliza o padrão HTTPS da internet) para que um hacker com certo conhecimento pode montar uma lista dos programas instalados em algum computador.

O pesquisador ainda comenta que o recurso pode ser desabilitado, mas os passos não são simples e podem desencorajar muitos usuários. Com estas informações publicadas, o SmartScreen pode ser uma ótima fonte de segurança para o computador, além de uma ameaça para o usuário.

Via Neowin.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe
    2012-08-27T10:25:50

    Claro que tudo depende de como o o https está sendo usado... Uma boa escolha de cifras, algoritmo de troca de chaves, tamanho das chaves, etc.

  • Felipe
    2012-08-27T10:19:41

    Apesar de que, supondo a comunicação ser segura, acho que o usuário tem que ser avisado que a microsoft tem acesso aos apps instalados e como desativar o recurso, caso contrário estamos vendo uma violação grave de privacidade do usuário - não entendi desde quando que https oferece um nível de segurança baixo. Ele pode ser bem ou mal usado, mas hoje é usado para acessarmos bancos e outras informações sensíveis com segurança. Não tenho conhecimento de ataques que se tenha descoberto por exemplo, senhas de bancos, apenas por interceptação dos dados. Claro, tudo depende da escolha das cifras e ..

  • fernando
    2012-08-25T09:32:43  

    Na minha opinião, não importa como a Microsoft se comporte com os seus programas, o Windows nunca deixará de ser a plataforma mais usada no mundo, primeiro porque a maioria das pessoas gostam de facilidade, compatibilidade e simplicidade de uso, e isso só o Windows traz, segundo porque a maioria dos windows instalados nos computadores, principalmente no Brasil, lugar em que as pessoas tem dó ou falta de dinheiro para comprar um Sistema Operacional original, são piratas, sendo assim o Windows sempre vai ser o sistema mais usado no mundo, independente do que a Microsoft coloque nele!

    recentes

    populares

    • fernando
      2012-08-25T09:32:43  

      E é exatamente isso o que ela quer!! O mundo digital precisa de uma revolução já!!

  • Luciano Ferraz
    2012-08-25T08:54:51  

    A Microsoft , É INCRIVEL, NOTASE Q ELA ACHA Q SOMOS PESSOAS IGNORANTES , NA VERDADE O QUE ELA NAD AMAIS QUER, É C ONTROLA O Q NÓS ESTALAMOS EM NOSSO COMPUTADORES, FALTA SÓ AGORA ELA QUERE CONTROLA NOSSA WEB CAM, ISSO SE É Q JÁ NÃO O FAZ. ABRE O OLHO Microsoft O IMPERIO TA CAINDO, A GOOGLE VEM AI !

    recentes

    populares

    • Luciano Ferraz
      2012-08-25T08:54:51  

      acho que quem escreveu deve ser o Filho de 3 anos deste Luciano

    recentes

    populares

    • Luciano Ferraz
      2012-08-25T08:54:51  

      MALDITA INCLUSÃO DIGITAL!! Estou livre do Windows há 7 anos!!! Abracei o "pinguim" e não troco por nada, nada mesmo!!