Internet

13/09/2012 08h30 - Atualizado em 13/09/2012 08h30

Adolescente é morto em festa criada por amiga no Facebook

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Jay Whiston, de apenas 17 anos, foi assassinado a facadas em uma festa na região de Colchester, no Reino Unido. Tudo por conta da divulgação excessiva de um evento no Facebook e no Twitter. Organizada por Laura Gathercole, em sua casa, a comemoração marcava o início do ano letivo em uma escola local e tinha como objetivo a reunião entre amigos da garota. No entanto, a coisa ganhou uma proporção inimaginável, penetras entraram e muita confusão ocorreu.

À esquerda Jay Whiston, o jovem assassinado e à direita Shannon Summers, sua amiga, prestando uma homenagem (Foto: Reprodução)À esquerda Jay Whiston, o jovem assassinado, e à direita Shannon Summers, uma amiga do rapaz, prestando uma homenagem (Foto: Reprodução)

Os pais da jovem, Paul e Jeanette Gathercole, conversaram com o jornal Daily Mail sobre o incidente. Segundo eles, tudo o que poderia ser feito para tentar prevenir a festa de sair do controle foi realizado. Mas eles também ficaram surpresos quando souberam que o que havia sido criado como um evento privado no Facebook chegou ao ponto de uma mensagem ser publicada no Twitter com os dizeres: "Festa enorme em Stanway, qualquer um está autorizado a ir'”. 

“Tentamos supervisionar o tempo todo, a festa tinha refrigerante e comida e tudo estava bem”, contou a senhora Gathercole.

Mas tudo mudou por volta de 21h30, quando eles impediram um jovem que Laura não conhecia de entrar na festa. Após 20 minutos, Jay Whiston, amigo da garota e que tinha apenas 17 anos, foi esfaqueado no dia 8 de setembro na saída do local, apenas alguns metros da casa. Os pais da moça dizem que só viram o que havia acontecido algum tempo depois, quando a ambulância chegou.

“Eu tinha uma página privada que só podia ser acessada por quem eu conhecia e cada pessoa poderia levar um amigo a mais, mas mesmo assim só se me perguntasse antes. Tinha três ou quatro pessoas que eu não conhecia, e então fui perguntar. Não passou disso”, comentou a garota.

Cerca de 100 pessoas participaram da festa, segundo estimativa feita pela família. Emocionados, os pais da garota e a própria Laura pedem que todos entendam que eles não tiveram culpa sobre o que aconteceu e que estão chocados com o assassinato do rapaz. Os pais do garoto morto, é claro, dispararam contra as autoridades e a falta de segurança no lugar. Além disso, a mãe do jovem, Caroline Shearer, alertou contra os pais que não se interessam em saber onde andam os filhos.

“Isso não pode continuar. Os pais têm que saber o que seus filhos estão fazendo. Como podem fazer isso com um garoto? Dois dias antes, eu tinha um filho sorridente, adolescente e normal. Agora só tenho um vazio”, lamentou.

Até o momento, três suspeitos do crime foram detidos: um de 17 e os outros de 18 anos, ambos de Colchester. A polícia não divulgou a identidade dos criminosos.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Silva
    2012-09-17T09:37:10

    O facebook é um ótimo web software, mas o problema são os 'ex-orkutistas' nele!

  • Cristiano Reis
    2012-09-14T22:23:49

    Saudades do Orkut quando isso não acontecia... =/

  • Cristiano Reis
    2012-09-14T22:23:31

    Saudades do Orkut quando isso não acontecia... =/

  • Rafael Bezerra
    2012-09-14T03:04:13

    palhaçada, agora é culpa da rede social, bando de pais inresponsaveis

  • Felipe Silva
    2012-09-14T01:00:28

    A culpa é da polícia? A ta viu. A pessoa faz uma festa, divulga para deus e o mundo, via facebook, mesmo sendo um evento privado é logico que alguem vai pegar esse evento privado copiar e colar como público no facebook e também retuitar. E depois é fácil culpar a polícia, ao invés de ter peito de assumir o erro.

  • José Albuquerqe
    2012-09-13T20:15:54

    Facebook não tem tanto controle como se pensa pois muitos fuçam o face de amigos para ver coisas de seus amigos e assim expõe muita gente inocente a perigos como este no qualo convite era apenas para alguns mais próximos, porém outros mais distantes e desconhecidos também entraram na festa apenas para bagunçra e estragar a diversão dos outros.... Fica a lição: NUNCA É DEMAIS DISCRIÇÃO E CAUTELA QUANDO SE ESTÁ NA INTERNET!!!

  • Marisa Barreto
    2012-09-13T12:13:53

    Os jovens são sedentos de liberdade, para se divertirem, para serem populares. Mas infelizmente eles ainda não tem real noção de responsabilidade, de que cada ação tem uma consequência. Um NÃO para eles muitas vezes é mais do que necessário, é vital.

  • Andressa P
    2012-09-13T11:37:06

    " Tudo por conta da divulgação excessiva de um evento no Facebook e no Twitter. " Agora vamos raciocinar: Não foi o excesso de divulgação que matou o menino, foi sim um assassino, delinquente que deve ser julgado por seus atos.

  • Fábio Felipe
    2012-09-13T11:26:12

    Fato isolado!

  • Jonathan
    2012-09-13T11:06:53

    "Os pais têm que saber o que seus filhos estão fazendo.". Tarde demaiis pra mãe reconhecer o próprio erro.

  • Ssk Br
    2012-09-13T11:04:52

    Parece episódio do CSI ahahuahuhauhauha

  • Eduardo Martins
    2012-09-13T10:58:24

    Essas festas criadas pelo Facebook sempre dão problema né?

  • Estaley Costa
    2012-09-13T10:55:18

    Culpada! next please;

  • Leonardo Belens
    2012-09-13T19:08:37

    no exterior, o povo leva a serio meeeesmo esse lance de evento no face. ave maria

  • Taguro Izumo
    2012-09-13T15:54:01

    baladinha fatal hiem?!

  • Miscilene Araujo
    2012-09-13T14:00:01

    desde quando um assassinato e um incidente? oh incompetencia de quem escreve viu!!!

  • Mateus Bernardes
    2012-09-13T12:57:59

    kkk

  • Geraldo Lima
    2012-09-13T12:50:34

    No Reino Unido o que pega sao as facas ! No brasil tem mais opicao e faca, bazuca metralhadora, fuzio e por ai vai !

  • Rogerio Costa
    2012-09-13T14:59:28  

    lamentável, mas ficou bem parecido com o filme''PROJETO X'' começou assim também com poucas pessoas depois virou a festa do século, tudo publicado através das redes sociais...

    recentes

    populares

    • Rogerio Costa
      2012-09-13T14:59:28  

      um filme bem divertidamente ridiculo, por sinal

  • Angela
    2012-09-13T13:49:02  

    Essa história esta mal contada... Como a "dona" da festa disse que tinham apenas 4 pessoas que ela não conhecia se afirmou ter dado autorização p/ cada convidado levar + 1 pessoa? É claro que não seriam só 4 estranhos... Alguém viu o filme A festa de seus Sonhos? São adolescente que divulgam uma festa nas redes sociais que acaba saindo de controle. Acredito que foi uma cópia infeliz da idéia. Mas, um inocente pagou com a vida. Aposto que daqui uns anos essa garota só vai contar que fez uma festa maluca, mas vai ocultar que sua irresponsabilidade trouxe uma perda irreparável para uma família.

    recentes

    populares

    • Angela
      2012-09-13T13:49:02  

      Na reportagem também fala que ela tinha que ser avisada sobre a outra pessoa que o convidado fosse levar. Pode ser que fossem só 4 pessoas que ela não conhecia mesmo. E eu não entendi pq foi irresponsabilidade da menina. Ela deu uma festa pra amigos e não deixou que um estranho entrasse na festa. O colega dela foi morto fora da casa. A culpa não é dela.

    recentes

    populares

    • Angela
      2012-09-13T13:49:02  

      Clarice Ribeiro Concordo com vc. Não vi nenhuma culpa da garota.

  • Washington Perini
    2012-09-13T12:53:45  

    Vinicius obrigado pelo comentario , vamos a auguns pontos, na biblia Deus deu liberdade ao homem para ser o que quiser e fazer o que dér na teia , pois bem ele só se manifesta em sua vida se você deichar, ele não invade sua vida mas sim te orienta como viver, você ja deve ter ouvido a palavra clamar ao senhor é o mesmo que dizer confio minha vida ao senhor e seja feita a sua vontade não a minha . valeu

    recentes

    populares

    • Washington Perini
      2012-09-13T12:53:45  

      Mateus Bernardes em II Tm 3.16 Paulo afirma "Toda a escritura é inspirada por Deus...", assim a própria Bíblia declara que ela foi inspirada por Deus, contudo escrita por homens. Leia o livro de Daniel e entenda que ele foi escrito antes do dominio persa, grego, da divisão do dominio grego entre reinos e que dois brigaram pela Palestina e antes do império romano e mesmo assim acerta tudo o que ali o que acontece no futuro, isso é Deus provando seu poder... e para terminar a Biblía tem diversos autores e não há contradição, por só ter um inspirador... por isso a Biblía deve ser respeitada

    recentes

    populares

    • Washington Perini
      2012-09-13T12:53:45  

      Fernando concordo com vc em relação ao exemplo do vento citado, contudo sobre o amor qual sentido vc usa para "senti-lo"?? Pela sua logica " 'sentir' algo que não ative nenhum desses sentidos não é fé, é esquizofrenia" todo os que dizem sentir o amor são esquizofrenicos? (está faltando alguns acento, mas enfim). a saber Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11:1)

  • Marcelo Loreto
    2012-09-13T11:45:37  

    Sinto muito informar que deus não pode confortar os pais pois ele não existe!!!!!

    recentes

    populares

    • Marcelo Loreto
      2012-09-13T11:45:37  

      Se não existisse a igreja, o que seria de Deus hoje? Eu acredito em espírito de fé para criarmos confiança e acreditar que o que queremos conseguimos, mas não acredito na forma que a igreja conta isso, pra mim, a teoria da igreja já caiu por terra a muito tempo, tanto é que está perdendo o poder que um dia foi soberano! Minha opinião. Só porque tem gente contra não quer dizer que precisa ser criado uma discussão de baixo nível!

    recentes

    populares

    • Marcelo Loreto
      2012-09-13T11:45:37  

      Daniel Vieira a opção é de cada um, se ele acredita no diabo ou em um deus, cabe a só ele decidir, se não acredita em nada, por falta de provas, há opção é dele

  • Maria Santos
    2012-09-13T10:17:18  

    Gente as pessoas tem que para de querer sempre achar um culpado quando alguma coisa acontece, na vida todos nós temo nosso tempo, poderia ter sido qualquer naquele dia, porém o rapaz por algum motivo teve que sair e acabou acontecendo essa fatalidade. Aqui mesmo em minha cidade tem um cara que levou 13 tiros, e tai ai VIVO... Como? simplesmente não foi a hora dele... Eu lamento muito pela família que perdeu seu filho.. Que Deus possa confortá-los.

    recentes

    populares

    • Maria Santos
      2012-09-13T10:17:18  

      Pelo amor... fatalidade??? Desde quando uma pessoa ser morta a facadas é fatalidade? O rapaz foi ASSASSINADO, querida! Ficaram sabendo da festa, sabiam que ele iria e tentaram entrar para pegá-lo. Como não conseguiram, esperaram ele sair, de tocaia, para um provável acerto de contas e o mataram. AFF!

  • Erika Lima
    2012-09-13T09:54:40  

    Na hora de uma dor como essas é claro que os pais vão culpar quem estiver pela frente. Como tudo que pode vir a cair em rede pode sair das proporções, é lógico que uma festa ia aparecer todo tipo de elemento. Muito triste que um jovem que saiu apenas para se divertir tenha sido acometido por tal fatalidade. Que Deus console os familiares.

    recentes

    populares

    • Erika Lima
      2012-09-13T09:54:40  

      Achei esta história mal contada Erika. Se a "dona" da festa afirmou que autorizou cada convidado a levar mais 1 pessoa, como disse que só tinham 4 desconhecidos? Para mim foi uma cópia infeliz do filme "A Festa dos seus Sonhos", onde adolescentes divulgam uma festa nas redes sociais e perdem o controle. Neste caso, um inocente perdeu a vida. Vamos ver se ela vai lembrar disso quando for contar daqui alguns anos que fez uma festa que "bombou". Lamentável!

  • Orvile Viana
    2012-09-13T21:00:28  

    até que ponto as inovações tecnológicas continuarão a fomentar barbaridades como essa???privacidade é algo que não existe mais com a invenção do facebook e do twitter , mas infelizmente essas porcarias vieram pra ficar....

    recentes

    populares

    • Orvile Viana