05/09/2012 19h24 - Atualizado em 05/09/2012 20h24

Caio Ribeiro conta os bastidores da gravação de seus comentários em Fifa 13

Diego Borges
por
Da redação

No Brasil, a versão de Fifa 13 contará com a narração de Tiago Leifert e os comentários de Caio Ribeiro. Os dois estrearão no game que voltará a ter locução em português. E depois da entrevista com Tiago Leifert, chegou a hora de descobrir o que Caio Ribeiro achou desta experiência. Confira a entrevista exclusiva do TechTudo com o comentarista da Rede Globo:

Caio Ribeiro (Foto: Reprodução)Caio Ribeiro (Foto: Reprodução)

TechTudo - Qual foi a sua reação ao receber o convite para participar de Fifa 13?

Caio Ribeiro - Recebi o convite através do Tiago. Como temos uma relação de muita amizade e confiança, assim que ele me disse do que se tratava topei na hora! Nunca imaginei fazer algo do tipo, mas foi justamente o que mais me atraiu. Alem de falar com um público que está crescendo muito, é uma maneira de eternizar nossas vozes no maior game do mundo. E ainda poder mostrar isso pro meu filho, que hoje está com 1 ano e 8 meses.

TT - Você é um fã de videogames?

Gosto de videogames sim. O Fifa sempre foi uma febre nas concentrações dos times de futebol. Portanto, era uma grande distração antes das partidas para nós, quando eu ainda jogava! A gente organizava campeonatos e era uma forma de juntar todo o pessoal.

TT - E como foi esse processo de gravação junto com o Tiago Leifert?

Foi muito legal! A gravação com o Tiago era um pouco mais fácil e o tempo passava mais rápido. Acho que pelo fato de fazermos o Globo Esporte, isso facilita tudo! Duro foi ter que aguentar as invenções dele sem dar risada, e ainda topar chamar o Cristiano Ronaldo de "lindo"! O pessoal do estúdio também foi muito bacana com a gente. Isso fez com que o clima nas gravações fosse muito descontraído.

Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)

TT - O que mais lhe agradou durante todo o processo?

Além do prazer de fazer parte de um projeto que tanto eu como o Tiago sempre quisemos participar, tivemos liberdade total para a criação.

Teve uma tentativa de colocar na minha fala: "esse Cristiano Ronaldo é lindo!"
Caio, Ribeiro

TT - E o que foi mais difícil?

Ficamos quase três meses no estúdio, em gravação. Durante esse período tivemos que manter sigilo. Quando você faz algo que gosta, é natural dividir isso com o mundo, mas naquele momento, não podíamos.

TT - Teve piada do Tiago Leifert também?

Tiveram varias! Me fez soltar um "esse juiz é um bananão", que rendeu várias risadas durante o comentário. E teve uma tentativa de colocar na minha fala: "esse Cristiano Ronaldo é lindo!". O resto é surpresa!

Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)Caio Ribeiro e Tiago Leifert nas gravações de FIFA 13 (Foto: Reprodução)

TT - Você já possui uma vasta experiência em relação a comentários de futebol durante partidas ao vivo. Qual a diferença entre comentar os jogos de verdade e os virtuais?

É claro que tem uma grande diferença em comentar um jogo ao vivo e uma partida virtual. Nos dois casos, o grande astro de uma transmissão é o narrador. É ele quem retrata o jogo e tenta passar para o telespectador o que está acontecendo. E não é fácil passar essa emoção. Na minha função, preciso dar um olhar mais técnico, tentar passar o que está dando certo e o que pode melhorar na equipe. Acredito que essa sintonia narrador/comentarista seja fundamental em uma transmissão. É por isso que acredito muito no sucesso desse novo desafio.

TT - Existe mesmo essa hegemonia do Tiago Leifert no Fifa? Pretende acabar com ela em Fifa 13?

O Tiago é aquele cara que, na primeira folga, corre para a frente da TV e fica três horas jogando! Fica nervoso e tira sarro quando ganha. Mas isso vai acabar. Vou me dedicar mais!

TT - E o que você acha que os fãs irão gostar mais em seus comentários?

Meus comentários são muito parecidos com os dos jogos que eu faço na TV. Claro que um game dá um pouco mais de liberdade pra brincar, então talvez tenha ficado mais descontraído. Tomara que gostem. Eu adorei participar!

 
  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Glausto Bernabé
    2012-09-18T13:12:30

    o jogo já é o melhor de todos... se coloca narradores profissionais do ramo, aí sim que não ia dar nem pro cheiro pro jogo robótico chamado pes....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Pedras
    2012-09-18T12:35:28

    finalmente narracao em Portugues...nao aguento mais ter que colocar em espanol pq a voz britanica e um nojo...Mais pelo visto vou ter que colocar no mudo pq esses dois panacas ai nao servem pra narracao...vao fazer Globo Esporte e deixa Fifa de lado..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Abreu
    2012-09-05T21:07:48

    Deve estar, no mínimo, engraçado. Vamos ver como ficou a novidade, pois está difícil de esquecer a época do "que beleeeeza" do Milton Leite, nos Fifas de outrora...rsrsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vanderlei Junkes
    2012-09-05T20:22:05

    nossa estou contando os dias pra por as mãos neste jogo , principalmente por voltar a ter uma narração em pt-br , acho o tiago o melhor apresentador esportivo muito divertido e tmbm gosto muito dos comentários do caio , então é sucesso na certa . parabéns aos 2 !!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Campos
    2012-09-26T16:05:34

    Essa narração ficou horrível muito tosca a do PES da de 10 a 0 nessa da ai olha que eu reclamava da narração do PES mais essa ficou horrível!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Airton Souza
    2012-09-06T10:45:53

    Só dia 28 pra saber. Mas bem que poderia ter Milton Leite e quem sabe um dia "inovar" colocando narração do rádio [o que é meio impossivel]. Mas seria maneiro, José Carlos Araújo da Rádio Globo rs "APITE COMIGO GALERA! 10minutos do primeiro tempo... 35 pra acabar" Seria Supremo rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabianohenrique
    2012-09-06T08:14:32

    FIFEIROS = JOGADORES DE PES INCOMPETENTES. Isso já está mais do que explicado, todos os meus amigos que realmente eram ruins no PES viraram FIFEIROS, jogando FIFA eles se acham craques no vídeo-game, conseguem fazer gols antológicos e conseguem ganhar do vídeo-game no nível difícil. Quer encontrar alguém ruim de vídeo-game? Jogue com um FIFEIRO. São todos jogadores de PES frustados de tanto apanhar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Martins
    2012-09-06T01:44:03

    Parabéns, sei que o Tiago não é um narrador profissional, mas acredito que será muito divertido. Afinal diversão é muito importante em um game. E o Caio é um dos comentaristas mais sensatos da TV. Espero que de certo e se repita. Prefiro uma narração descontraída, a exemplo dos narradores do Esporte Interativo, quem tenta ser muito serio acaba passando por ridículo. Boa sorte, Tiago e Caio

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mario Aguiar
    2012-09-06T01:26:41

    QUE DUPRRRRRRRINHAAAAAAAAAAAAAAAAAA GRRRRRRRRRRRRRRRR .QUE VACILO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emmanuel
    2012-09-06T01:13:12

    Excelente jogo...mas já que entraram em contato com o Leifert...que colocassem o Milton Leite pra narrar e ele pra comentar!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ljstr
    2012-09-06T00:30:50

    Para criticar tem que botar a plataforma que usa, pq ps2 pra ps3/xbox tem muita diferença. Nessa geração de videogames o FIFA superou o PES, eu larguei o FIFA, quando surgiu o winning eleven/PES, e só abandonei no pes11 do PS3 , infelizmente o PES esta em decadência desde 2010. OS que criticam o FIFA ainda estão no ps2, ou tenham feito a burrada de optar pelo PES e não o FIFA, mas consegui um fan boy do PES para fazer a troca pelo fifa 12.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Piau
    2012-09-06T00:25:55

    Aposto que ficou uma comédia, FIFA já é massa, agr com esses dois vai ter melhor !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Junior
    2012-09-06T00:26:21

    Esse ano todo mundo vai comprar PES2013, FIFA vai ser um LIXO para começar com esses dois manés narrando... hahahahah

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Piau
    2012-09-06T00:24:20

    FIFA mt melhor q PES, aposto que a narração fico uma comédia ;)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucca Castellani
    2012-09-05T23:09:27

    eu gosto muito mais do pes do que o fifa, mas pretendo comprar o fifa só para ver, parece tar lgl

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juby Stailozo
    2012-09-05T23:06:03

    PAREM DE RECLAMAR DEVE TER FICADO MUITO COMÈDIA, SE FOSSE O '' OLHA A BATIIIIIIDDAAAAA GOLAÇOOO'' TBM IA SER SHOW :D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yuri Oliveira
    2012-09-05T22:36:48

    Gente,parem de julgar a narraçao do cara!Vcs nem escutaram pra já ta julgando! Deem uma chance pra eles!e outra,atualmente o fifa ta melhor que o pes.Até nas vendas!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wick Oliveira
    2012-09-05T22:00:16

    O jogo FIFA é muito melhor que o PES. O PES é quadrado, estranho, os jogadores não tem gingado. O FIFA tem mais habilidade e recursos mais reais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Lima
    2012-09-06T13:01:43   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:01

    pes e um lixo ,aqules negocios de frecinha quando ta pra baixo o messi fica orrivel,quando ta pra cima , o jorge henrique vira o melhor jogador,muito paia, muito otario fica falando q so e jogador de fifa quem e mal no pes , muito mentira,joga fifa desde q comprei meu ps3 ano passado e todo campeonato de pes q tem eu ganho

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2012-09-06T13:01:43   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:01

      bando de lixão, é reportagem é para mostrar o trabalho do Tiago e do Caio e não pra ficar comentando qual é melhor ou pior.. esse pessoal sempre com mente pequena de players viciados e fail na vida!! abs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2012-09-06T13:01:43   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:01

      Fabianohenrique PES É JOGO DE CRIANÇA LARGA MÃO DISSO MLK!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luciano Conceicao
    2012-09-06T09:09:17   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:01

    Ontem baixei a demo do Pes 13. eu sou fifeiro desde do Fifa 1995. o gráfico do jogo é excelente. mais a jogabilidade é muito ruim velho. os jogadores tocam a bola e chutam e correm, e é nítido que agente percebe a mecânica do jogo robótico cara. é muito superficial.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciano Conceicao
      2012-09-06T09:09:17   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:01

      Pior era correr pra salvar a bola pra nao sair pela lateral ou linha de fundo, o jogador ia embora LOL

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Bruno Anjos
    2012-09-06T08:28:21   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:01

    Esse Fabianohenrique fala como se jogador de PES fosse alguma coisa. Um cara que pega a bola e corre em linha reta até o gol não é jogador de futebol!!!! Chupa PES!! Jogo lixo!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno Anjos
      2012-09-06T08:28:21   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:01

      Nem se você colocar pra dois jogadores e deixar o outro controle sem jogador você consegue ir andando em linha reta e fazer gol, de jogo você está falando? Vai se atualizar cara. Não venha com lorota, o tal do FIFA é SUB 13, deveria se chamar LEGO FIFA, fácil demais.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno Anjos
      2012-09-06T08:28:21   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:01

      HAHAHA rindo muito com os comentários do Fabianohenrique daonde que FIFA é fácil demais? PES vc joga no ultimo nivel e rasga a máquina, no FIFA vc joga no Profissional e se bate pra ganhar de times pequenos! Vou de FIFA de novo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Thiago Caldeira
    2012-09-06T00:53:11   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:00

    FIFA atualmente, melhor jogo disparado na sua categoria, Parabéns pelo trabalho. Ass. Ex Jogador de PES.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Caldeira
      2012-09-06T00:53:11   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:00

      FIFEIROS = JOGADORES DE PES INCOMPETENTES. Isso já está mais do que explicado, todos os meus amigos que realmente eram ruins no PES viraram FIFEIROS, jogando FIFA eles se acham craques no vídeo-game, conseguem fazer gols antológicos e conseguem ganhar do vídeo-game no nível difícil. Quer encontrar alguém ruim de vídeo-game? Jogue com um FIFEIRO. São todos jogadores de PES frustados de tanto apanhar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Caldeira
      2012-09-06T00:53:11   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:00

      Fabianohenrique tenho que rir do seu comentário! É bem ao contrário, o FIFA é muito mais dificil e mais competitivo os jogos contra a CPU, no PES em um ano de Master League seu time já ficava imbativel, eu que jogo com o Real, com o time sem alteração metia 5x0 na máquina com o Barcelona no nível ESTRELA! Já no FIFA me bato as vezes pra ganhar de times modestos da Espanha, ou seja, seu comentário está invertido amigo. PES muito mais fácil de joga, só jogo FIFA agora e as vezes vou na casa de amigos que jogam PES e jogo fácil.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabianohenrique
    2012-09-06T00:44:41   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:00

    LIXO! Simples assim! Joguinho de criança. LEGO FIFA!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabianohenrique
      2012-09-06T00:44:41   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:00

      Na boa, n tem como comparar !!! PES é jogo de criança, sem tática, sem nada, video game... FIFA é jogo de adulto, com tática, simulador de futebol de verdade... O LIXO do PES nem dá pra jogar online direito, é um LIXO.. Eu nunca joguei contra o computador pq é chato, legal é jogar com caras do mundo inteiro e o sistema online do PES é um LIXO !! e outra, vc já ouviu falar o FIWC? sabe o q é isso? O FIFA tem um campeonato mundial, que tem como prêmio o título de melhor jogador de futebol virtual do mundo, sendo q esse prêmio é entregue na noite de gala da FIFA! CHUPA !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabianohenrique
      2012-09-06T00:44:41   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:00

      Roberto Moreia Verdade absoluta, esse campeonato do FIFA é a melhor opção para quem quer desfrutar inteiramente do jogo, além de ser rápido para se conectar, tem a perfeita interação entre o jogador e os desenvolvedores do FIFA SOCCER, tudo isso e mais na premiação DO FIWC. E um conselho ao Fabiano: cresça e apareça filho, te livra desse jogo que só de deixa perdido no tempo, vamos ser avançados e desfrute do perfeito FIFA SOCCER.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Julio Junior
    2012-09-06T00:25:39   , respondido respondido 2013-10-01T10:13:00

    Esse ano todo mundo vai comprar PES2012, FIFA vai ser um LIXO para começar com esses dois manés narrando... hahahahaha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julio Junior