05/09/2012 09h07 - Atualizado em 05/09/2012 09h07

Cientistas criam videogame para peixes

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, conduziram um estudo em que testaram as táticas de sobrevivência de cardumes contra predadores, utilizando o que pode muito bem ser o primeiro videogame já criado para peixes.

Cientistas criam videogame para peixes (Foto: GameInformer)Peixe bluegill caça em 'game imersivo' (Foto: GameInformer)

O pesquisador sênior Iain Couzin explicou a proposta, dizendo que colocaram peixes bluegill como predadores em um aquário tradicional, onde projetariam pontos luminosos que agiriam como presas. Todos os pontos tinham o mesmo tamanho, cor e velocidade, mas alguns preferencialmente viajariam em grupo, formando cardumes.

“Efetivamente, os bluegills estavam jogando um videogame imersivo no qual eles caçavam”, disse Couzin. E continuou: “Conforme os grupos de presas evoluem, o jogo fica cada vez mais difícil para os predadores, como quando um game se adapta às estratégias de um jogador”.

O estudo comprovou que, mesmo as presas sendo muito menores que o predador, quando andam em grupo, elas o intimidam. O bluegill chegava a encarar o grupo de pontos, mas ficava com receio de atacar e se distanciava após alguns instantes apesar de as presas demonstrarem que não percebiam sua presença, garantindo a ele o elemento surpresa.


Via GameInformer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares