05/09/2012 09h03 - Atualizado em 05/09/2012 09h03

Conceito usa sensores para tornar moto e piloto uma coisa só

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Não se deixe enganar pelo nome estranho. A 001.HRR é uma motocicleta conceitual que está eras à frente da mais avançada supermoto disponível atualmente. Concebida para rodar com eletricidade e gasolina, a moto alimentaria-se de energia a partir de uma pintura especial, que coleta a luz solar, e também por meio de um sistema de recuperação cinética.

As belas linhas da 001.HRR revelam seu apelo esportivo e de alta técnologia (Foto: Reprodução)As belas linhas da 001.HRR revelam seu apelo esportivo e de alta tecnologia (Foto: Reprodução)

Mas o principal apelo do projeto dos designers Luis Quinones, Jonathon Stahl e David Stamatis é o conjunto de sensores que se comunica sem fio com a viseira do capacete do piloto. Os sensores coletariam dados sobre o funcionamento da moto, exibidos no visor. Segundo os designers, isso permitiria uma integração única entre homem e máquina.

A ideia tem também a capacidade de mudar o próprio conceito de pilotagem. Com a possibilidade de exibir informações como velocidade, distância para o próximo veículo e autonomia diretamente no capacete, a 001.HRR evitaria a necessidade do piloto baixar os olhos para procurar os painéis e velocímetros da moto. Essa mudança na dinâmica da condução favoreceria uma pilotagem mais segura, uma vez que o piloto estaria sempre com os olhos na estrada.

Sensores alimentam o visor do capacete com informações sobre o comportamento da moto (Foto: Reprodução)Sensores alimentam o visor do capacete com informações sobre o comportamento da moto (Foto: Reprodução)

A 001.HRR faria uso do motor elétrico para percursos urbanos e para tocadas mais suaves. Quando o motociclista decidisse usar força bruta, o motor a gasolina entraria em cena, disponibilizando um motor de 800 cilindradas para uma condução mais esportiva. Os designers não informaram dados técnicos, como a velocidade máxima estimada do conceito.

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Denilson Nunes
    2012-09-05T11:50:52

    Fantástico, união de duas coisas que amo: motocilismo e tecnologia. Lógico, teria que ser "chipada".

  • Victor Vulcanis
    2012-09-05T10:15:06

    Não curto motos, mas essa ai da ate vontade de dar uma voltinha ahahhaha

  • Ronaldo Rocha
    2012-09-05T13:49:22

    massa!

  • Daniel Benicio
    2012-09-05T12:20:15

    uma das melhores, pena só é conceito não está a venda rsrsr a que eu mais tenho raiva de conceitos porq só é um, não existe cópias mais que um...

  • Eduardo Teodoro
    2012-09-05T09:59:25  

    O conceito do capacete poderia ser usado nos veiculos e caminhoes ,com limitadores de distancia e velocidade nao deixando se for o caso o motorista fazer uma ultrapassagem sem a devida segurança

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2012-09-05T09:59:25  

      este sistema já existe, é o longitudinal como o sistema Cruise Control Adaptativo; Encaminhar aviso de colisão.