05/09/2012 13h14 - Atualizado em 05/09/2012 13h15

Conheça o carregador sem fios do novo Lumia 920

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Carregar o seu celular sem precisar utilizar fios ou cases especiais, a partir de agora, é uma realidade. Em seu aguardado evento nos Estados Unidos nesta quinta-feira (5), a Nokia revelou um carregador de bateria sem fio para o seu novo smartphone, o Lumia 920. A novidade já havia vazado pouco antes do início da conferência e acabou de ser confirmada pela própria companhia oficialmente.

Carregador sem fios foi apresentado em evento da Nokia (Foto: CBS)Carregador sem fios foi apresentado em evento da Nokia (Foto: CBS)

A responsável pelo anúncio foi Jo Harlow, vice-presidente executiva da Nokia. Ela subiu ao palco do evento para falar sobre o Lumia 920 e, entre as características do aparelho, está a possibilidade de sua bateria ser recarregada via wireless. O carregador feito em parceria com a empresa FatBoy, no entanto, não virá junto com o smartphone; este será um acessório para ser comprado separadamente.

O gadget usa o padrão Qi de wireless para ser recarregado e, ao contrário de outros aparelhos com esta tecnologia, não será necessário nenhuma capa especial para ativar a função. O hardware necessário para ativar a recarga sem fio virá dentro do próprio telefone. Assim, quando ele estiver em uma zona de carregamento, bastará tocar um botão para que ele comece a “repor as energias”.

Assim serão os carregadores sem fio da Nokia (Foto: Reprodução)Assim serão os carregadores sem fio da Nokia (Foto:
Reprodução)

Segundo Harlow, a Nokia está dando um importante passo para uma mudança de conceito neste ramo. “Isso vai iniciar uma nova era de gerenciamento de bateria dos smartphones”, confia a executiva.

Um dos objetivos da companhia é ter parceiras que disponibilizem carregadores sem fio em seus estabelecimentos para que os usuários possam recarregar os smartphones. Duas companhias fecharam com a empresa e terão estes atrativos em suas lojas: a Virgin Atlantic e a Ice Coffee Bean.

Demonstração da tecnologia

Kevin Shields, diretor de produtos da Nokia, fez uma rápida demonstração da tecnologia de carregamento wireless no evento. O acessório responsável pelo carregamento é um tipo de “almofada”, produzida pela empresa FatBoy, disponível nas cores azul e vermelha. Basta deixar o seu smartphone em cima do gadget e, pronto, ele começa a carregar.

O carregador vai estar disponível assim que o Lumia 920 chegar ao mercado. E não é ele a única novidade da linha de produtos com conectividade wireless apresentados pela Nokia no evento desta quinta-feira. Há ainda fones de ouvido poderosos e as caixas de som JBL Power Up. Tudo em diversas cores, para combinar com o seu smartphone.

Diversos acessórios com wireless foram apresentados pela Nokia (Foto: CBS)Diversos acessórios com wireless foram apresentados pela Nokia (Foto: CBS)

Resta agora aguardar o lançamento do smartphone e dos acessórios, além de torcer para que eles cheguem logo ao Brasil, não é?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Sampaio
    2012-09-05T13:33:18  

    Há 2 anos atras eu achava que a Nokia iria falir, mas pelo visto me surpreende a cada dia. Hoje tenho um Iphone e estou satisfeito. Infelizmente com a morte de Jobs, a apple tende a se "estabilizar" com as inovações e a seguir os padrões do mercado que são telas gigantes, + memoria, + processamento, - criatividade, - inovação. Já as tecnologias que a Nokia vem inserindo estão sendo muito boas.

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-09-05T13:33:18  

      Acho bem elegante esse trambolho! rs, a não é uma obrigação, é um acessório, é opcional! o velho carregador continua presente

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2012-09-05T13:33:18  

      Isso deve ser alguma brincadeira, qual a vantagem disso, o fio continua lá de qualquer modo. Agora ao invés de carregar um cabo por ai, vai carregar um trambolho desse. Quanto ao resto realmente é um celular muito bom, espero que o windows dele não fique travando como o do Blue&Me do meu carro, que tenho que desligar no transito para destravar...

  • Diego Sampaio
    2012-09-05T13:35:29

    Há 2 anos atras eu achava que a Nokia iria falir, mas pelo visto me surpreende a cada dia. Hoje tenho um Iphone e estou satisfeito. Infelizmente com a morte de Jobs, a apple tende a se "estabilizar" com as inovações e a seguir os padrões do mercado que são telas gigantes, + memoria, + processamento, - criatividade, - inovação. Já as tecnologias que a Nokia vem inserindo estão sendo muito boas.Quem sabe em um futuro próximo eu não compre um Nokia!?

  • Peter
    2012-09-05T19:40:45

    Para mim um carregador SEM FIO é um carregador SEM FIO. Me vejo no sofá de casa usando meu smartphone enquanto ele carrega automaticamente. Assim como acesso a net agora e o modem/roteador da net estão em outro canto da casa. Isso é sem fio, e não um aparelho COM FIO onde devo colocar meu cel em cima dela.

  • Eder Leando
    2012-09-05T15:52:21

    Gostei mas vou continuar a espera do meu NOTE 2.

  • Thiago Garcia
    2012-09-05T14:55:45

    Só eu que não vi muita vantagem nesse carregador? =/

  • Dennis Wandembruck
    2012-09-26T13:05:24

    entre o galaxy s3 e o iphone 5 eu optei pelo lumia 920, serio, muito lindo!

  • Victor H.
    2012-09-06T01:21:29

    Essa tecnologia já é utilizada em Smartphones da Sharp no Japão há mais de 1 ano, mas não causou nenhum grande impacto. O recarregador 'sem fio' é apenas um acessório opcional, sendo possível também ser pelo cabo tradicional. Essa tecnologia é atrativo mais como acessório para escritório, substituindo os Docs para celular. Revolucionário é a tecnologia que a NTT Docomo (empresa de telefonia móvel japonesa) está desenvolvendo: recarregamento de bateria através de sinais wireless transmitidas por roteadores comuns. Essa sim será uma tecnologia de grande impacto.