Sistemas Operacionais

08/09/2012 08h35 - Atualizado em 08/09/2012 08h35

Empresa registra suposto layout do iPhone 5 e promete processar a Apple

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Baseando-se em supostos layouts do iPhone 5 vazados na Internet, uma empresa chinesa tomou uma atitude um tanto quanto curiosa: registrou uma patente do design do aparelho, lançou um modelo nos mesmos moldes e agora avisa que pretende processar a Apple caso ela lance um smartphone parecido com o seu.

Chineses podem processar a Apple no lançamento do iPhone 5 (Foto: Reprodução)Chineses podem processar a Apple no lançamento do iPhone 5 (Foto: Reprodução)

Os “fanfarrões” por trás disso são os membros da companhia GooPhone. Há alguns dias, ela colocou no mercado um telefone muito semelhante ao das supostas imagens vazadas do iPhone 5. O aparelho chinês tem sistema operacional Android e, uma das poucas mudanças em relação ao futuro iPhone é o desenho de uma abelha no lugar da maçã da empresa norte-americana, na parte traseira.

O pior não é a “cópia”, mas sim o fato de que, segundo o site Gizmodo China, a GooPhone registrou uma patente na China com este design e pretende utilizá-la para acionar a Apple na Justiça quando o iPhone 5 for lançado. O argumento dos chineses é simples: o telefone deles saiu primeiro, portanto, o layout pertence a deles.

O curioso é que a polêmica acontece poucos dias antes do lançamento do novo iPhone, que será lançado no próximo dia 12 de setembro, e é visto pela Apple como um produto com muito potencial no mercado da China –  conhecida por ser dominada pelas imitações do telefone da empresa norte-americana.

Confira um vídeo (em chinês) que mostra o design do celular da GooPhone:


Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Allan Silva
    2012-09-08T09:48:15  

    Tudo o que for feito nas China, não compro pois é uma porcaria. é o barato que sai caro.

    recentes

    populares

    • Allan Silva
      2012-09-08T09:48:15  

      Marcelo Almeida isso ai marcelo :) amo os Smartphones da Samsung :D

    recentes

    populares

    • Allan Silva
      2012-09-08T09:48:15  

      Acha q sabe de alguma coisa e acaba se ferrando fica quieto ai q e melhor pra vc

  • Renan Spinasse
    2012-09-08T12:07:15

    ta mais, os aparelhos Apple não são "tudo" da mesma patente??? pelo menos são bem parecidos, ou seja, pra mim com a criação do Iphone1 e registrando já era pra ser todas os futuros produtos registrados. a Apple não tem como processar essa empresa por plagiar seu antigo produto??

  • Alexandre Vasconcelos
    2012-09-08T11:15:11

    China é uma vergonha

  • Mateus Ribeiro
    2012-09-08T11:11:25

    Curioso é colocarem uma chinesa retardada "falando" em inglês. Quem fala inglês de verdade não entende nada sem legenda, quem fala chinês não precisa ouvir em outra língua...

  • Uma Brasileira
    2012-09-08T10:44:03

    Vai produzir na China Apple vai...é isso q dá...o que eles não tem mesmo é ética...Quer produzir com baixo custo na China dá nisso...Os espertadões entregam tudo de bandeja, os xing ling, copiam mesmo...sem dó e nem piedade...kkkk

  • Josie C.
    2012-09-08T10:40:29

    A picaretagem Ching Ling!!

  • Carlos Rodrigues
    2012-09-08T10:12:18

    Meu caro vc acha que o iphone é fabricado onde? nos EUA que não é.

  • Lucão
    2012-09-08T10:11:57

    Nem vai ser assim o visual da apple, eles nem divulgaram nada em relação ao visual, até agora só apareceu fotos falsas do celular. E tem gente que acredita que o iphone 5 vai ser desse jeito, puts..

  • Carlos Pereira
    2012-09-08T10:10:10

    Palhaçada, parece briga de "minino buchudo"! Mas por uma parte é até bom, o "xing ling" faz as mesmas funções por um preço bem mais acessível. Abre o olho APPLE que até os chineses já abriram.. hauhau

  • Fabricio Santos
    2012-09-08T10:09:34

    O feitiço pode virar contra o feiticeiro. Ou como dizem, um dia da caça outro do caçador.

  • Marcelo Almeida
    2012-09-08T10:06:39

    É isso aí!!!! A qualidade dos produtos chineses dificilmente conseguem chegar perto de um iPhone, mas o que eu gostei mesmo é que a Apple agora está provando do seu próprio veneno!!! Pois um tablet, um smartphone e outros gadgets, por padrão eles têm que ter a aparência do iPhone ou iPAD, para que seja um aparelho funcional. Precisam caber na mão e tem que ter um menu prático também. É como se alguma editora quisesse registrar o formato de livros, por exemplo. O Desenho de um celular nunca deve ser considerado propriedade exclusiva de um fabricante, como a Apple desejaria que fosse. Toma Apple

  • Charles Wilson
    2012-09-08T09:16:54

    Espertezas como essa costumam não dar certo em países sérios. Resta saber se a China é um país sério.

  • Herick Ramlow
    2012-09-08T09:13:01

    e daí, não vai entrar dinheiro na minha conta msm.

  • Marcio Nascimento
    2012-09-08T11:40:21

    quando o assunto é cópia, réplica, e falsificação, não dá pra dar crédito aos chineses né!

  • Cristiano
    2012-09-08T11:40:15

    Apple experimentando do próprio veneno!!??

  • Rennan Garcia
    2012-09-08T11:30:41

    acredito que a apple vai acabar processando a chinesa pois afinal o tal iphone 5 chinês pode ser facilmente encarado como um plágio do iphone 4s

  • Rennan Garcia
    2012-09-08T11:28:56

    fanboys, não têm o que fazer da vida. estou orando por vocês!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rondinele Simonassi
    2012-09-08T11:27:25

    Pra começar a Apple não lançou ainda mais as patentes ja estão registradas a muito tempo bando de chines burros.

  • Dessence Feminina
    2012-09-08T11:13:10  

    A China é o cancer do mundo. Não respeita nada nem ninguem e está acabando com o planeta.

    recentes

    populares

    • Dessence Feminina
      2012-09-08T11:13:10  

      Por respeitar demais os outros o Brasil é o que é. kkk

    recentes

    populares

    • Dessence Feminina
      2012-09-08T11:13:10  

      Você quis dizer "Estados Unidos", não? [2]

  • Alex Fernandes
    2012-09-08T10:47:42  

    Não sou defensor da Apple nem nada, tanto é que possuo um Galaxy S3, mas isso que estão fazendo é muita sacanagem, onde vamos parar com essa guerra de cópias?

    recentes

    populares

    • Alex Fernandes
      2012-09-08T10:47:42  

      Cópia de quê?? Um smartphone não tem muita coisa no design pra ser copiado. Pra ser um smartphone, ele tem que ser retangular, cantos arredondados, extremamente fino, pouco peso e com Menus touch práticos e inteligentes... Isso é um Smartphone. A Apple não pode querer patentear isso como propriedade exclusivamente dela!!! É a mesma coisa que alguma editora querer patentear o formato dos livros, ou uma montadora de carros querer patentear o formato circunférico da direção!! Essa guerra de cópias deve chegar até o ponto em que as empresas compreendam que certas coisas não se tem propriedade!!!

  • Cristiano Nogueira
    2012-09-08T10:37:27

    Uma empresa segregacionista merece sim ter que pagar pros outros que fazem primeiro! #FATO!!! Android 4ever!!!

  • Gustavo Andreiolo
    2012-09-08T10:15:22  

    Quem têm o mínimo de decência mental sabe que o IOS atropela, ainda, o Android... Não dá... Podem colocar hardware monstruosos, fazer e acontecer... Mas quando vão bater de frente com o "sistema fechado", Choram como criancinhas!!! A vida é assim!

    recentes

    populares

    • Gustavo Andreiolo
      2012-09-08T10:15:22  

      Eu tenho Android e ios, prefiro Android por ser open source, é mais flexível. E convenhamos que é um saco se por exemplo meu amigo tem uma música que eu goste no pc dele e se eu tentar sincronizar eu perco todas as minhas por causa de uma. Claro, existe apps que podem contornar a situação.

    recentes

    populares

    • Gustavo Andreiolo
      2012-09-08T10:15:22  

      Por "sincronizar" eu estava me referindo ao iTunes

  • GILBERLI ARAUJO
    2012-09-08T09:40:52  

    Nada que vem da china presta, nenhum produto mesmo.

    recentes

    populares

    • GILBERLI ARAUJO
      2012-09-08T09:40:52  

      Wilbur, fala serio. de la nem as chinesas.

    recentes

    populares

    • GILBERLI ARAUJO
      2012-09-08T09:40:52  

      o SIII Galaxy é melhor do que qualquer iPHONE!!!! E olha que os dois (Galaxy e iPhone) vieram do mesmo lugar: CHINA!!!!!

  • Carlos Moncao
    2012-09-08T09:06:52  

    Fácil de resolver, basta não vender o iphone na China. Garanto que rapidinho param de palhaçada, aliás acho que os próprios Chineses vão resolver isso.

    recentes

    populares

    • Carlos Moncao
      2012-09-08T09:06:52  

      Acorda mané ... o Iphone é fabricado na China, o processador é chines, como vc vai boicotar quem te dá toda esta estrutura ? Se fazem isso a China bota eles para correrem de lá.

  • Felipe Maia
    2012-09-08T09:54:37  

    Me diverte mto essa galera que fica tomando as dores da APPLE... criando esse fã clube... e pagando uma fortuna para ter um IPHONE... HAUHUAHUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHUHAUAHUAHAUA

    recentes

    populares

    • Felipe Maia
      2012-09-08T09:54:37  

      Amauri Ribeiro, se VOCÊ nao TEM CONDICÓES DE TER UM IPHONE, um IPAD, UM IPOD, UM MACBOOK, USA A PATENTE TBEM. ENFIA A CABECA NA PATENTE E DÁ DESCARGA!

    recentes

    populares

    • Felipe Maia
      2012-09-08T09:54:37  

      Nunca conheci um app tão tôsco quanto o iTunes.