13/09/2012 12h43 - Atualizado em 13/09/2012 12h43

Estudantes criam motocicleta com esferas gigantes no lugar das rodas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Não é ficção científica, nem Hollywood: estudantes da universidade norte-americana San Jose State University desenvolveram uma motocicleta com duas esferas gigantes nos lugares onde tradicionalmente ficam as rodas. O projeto tem como objetivo permitir movimentação omnidirecional do veículo.

Moto já ganhou um protótipo ainda não funcional (Foto: Divulgação)Moto já ganhou um protótipo ainda não funcional (Foto: Divulgação)

O conceito é único no “mundo real”, mas já foi utilizado no cinema, porém em um carro: o Audi de Will Smith no filme “Eu, Robô”. Na realidade, obviamente, um carro com esta tecnologia é muito mais difícil de ser construído.

Ainda assim, os alunos da San Jose State parecem estar avançando bastante no seu projeto. O site DVice revela que eles já chegaram até a desenvolver protótipos de menor dimensão com sistemas que conseguem fazer a motocicleta se mover. O desafio, portanto, é garantir o funcionamento da moto em tamanho real. Mas isso não deve demorar muito.

De acordo com estimativa da própria equipe, até o fim do ano um modelo do veículo deve ficar pronto para testes em baixa velocidade. Uma versão ainda sem funcionalidade da motocicleta foi construída. O projeto conceitual chama atenção pelo design ao mesmo tempo inovador e curioso.

Projeto conceitual mostra possível layout da moto (Foto: Divulgação)Projeto conceitual mostra possível layout da moto (Foto: Divulgação)

Via DVice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Ataide
    2012-12-18T09:20:13

    to achando q essa grande idéia saiu de um mouse.. =P

  • Antonio Barcelos
    2012-09-17T00:46:53

    eu acho que sera bom mas tambem acho que ela nao tyeria direçao certa ia pra onde quisesse e ficaria dificil de se equilibrar em cima dela

  • Igor Paim
    2012-09-13T15:28:31

    Suspensão que é bom nada !?

  • Trubuke Mello
    2012-09-13T23:07:51  

    Estou com sono...Me responda quem souber: Qual seria a vantagem deste treco em relação a uma moto convencional?

    recentes

    populares

    • Trubuke Mello
      2012-09-13T23:07:51  

      Cara, a vantagem é a movimentação para todas as direções sem precisar virar o guidão ou a angulação da moto, dizendo a grosso modo você poderia ir para a direita ou esquerda sem manobrar o "volante"

    recentes

    populares

    • Trubuke Mello
      2012-09-13T23:07:51  

      Giuliano Gobbi Não levando muito em consideração a questão do guidão, mas sim a possibilidade de se locomover em lugares apertados e sem fazer muito barulho. De qualquer modo, acho que deve haver algumas mudanças...