Celular

05/09/2012 19h52 - Atualizado em 05/09/2012 19h52

Internautas acusam Nokia de fazer propaganda enganosa do novo Lumia 920

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Mal foi lançado e o Nokia Lumia 920 já está causando polêmica. Na Internet, muitas pessoas estão acusando a companhia finlandesa de fazer propaganda enganosa sobre a câmera do smartphone. Isso porque, em um vídeo revelado pela empresa - que deveria ter sido capturado pelo celular, uma van com equipamento profissional aparece em um reflexo rapidamente.

Nokia lançou novo smartphone com câmera PureView (Foto: Reprodução)Nokia lançou novo smartphone com câmera PureView (Foto: Reprodução)

O site The Verge foi o primeiro a notar a gafe na gravação da propaganda. Posteriormente à publicação da "farsa", a própria Nokia pediu desculpas, confirmou que a filmagem não foi com o Lumia 920 e garantiu que “não teve intenção de enganar ninguém”.

Além da questão do comercial, uma outra "enganação" foi levantada pelo site PetaPixel: o número de megapixels da câmera do novo Lumia. Apesar da fabricante dizer que o aparelho possui tecnologia PureView, ao invés dos 41 megapixels do Nokia 808 PureView, o Lumia 920 tem sensor de somente 8 MP. Além disso, segundo análise feita pela página, a câmera do novo modelo também não terá as grandes funcionalidades do 808, como o zoom impressionante e o controle do campo a ser fotografado.

Portanto, os que acreditavam que a marca PureView indicaria uma câmera fantástica no Lumia 920 podem ficar um pouco decepcionados. Mesmo assim, a máquina fotográfica embutida no smartphone não é das piores e tem, entre outros atrativos, sistema de estabilização de imagem, gravação de vídeos em 1080p, aplicativo exclusivo, melhorias em fotografias com baixa luz e a qualidade Carl Zeiss na lente.

Assista ao vídeo da Nokia, e repare na "farsa" no tempo 0:26:


Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Silva
    2012-10-12T16:20:31

    tomara que tenha entrada para cartao de memoriia pois lumia 710 e 800 pura decepçaõ sem cartao de memoria ...

  • Jonas Augusto
    2012-09-06T07:43:43

    Não é Ilusão não, o aparelho é realmente o que mostra ali sim um exelente aparelho e cumpre o que promete. possui diversos modelos da nokia e garanto que é o que parece realidade mesmo ...pode comprar sem dó...

  • Carlos Oliveira
    2012-09-05T23:31:07

    SACANAGEM NÉ, E O CARA COMPRA ILUDIDO, QUE FEIO NOKIA!!

  • John Andreson
    2012-09-05T21:48:23

    Vão demorar muito para atualizar a noticia? A Nokia já se desculpou e já divulgou um novo video agora usando realmente o Nokia 920.

  • JOÃO SANTOS
    2012-09-05T21:32:49

    Segundo a própria Nokia sempre divulgou Pureview é uma tecnologia que vai além dos 41 megapixels do 808, ela é um conjunto de funcionalidades para uma foto cada vez mais nítida e definida, no caso do 920 estabilização de imagem e grande capacidade de captar imagens em baixa luz. Sendo a melhor Câmera já vista em um Smartphone, pois fotos nítidas em qualquer ambiente, pelo menos pra mim, é mais importante que zoom gigantesco.

  • Wagner Almeida
    2012-09-05T21:14:35

    Hoje em dia a tecnologia esta muito avançada. A Nokia disse: "lentes flutuantes", que prometem estabilizar a imagem, evitando os borrões em imagens em movimento. Eu acredito que e possível.

  • Victor Matos
    2012-09-05T20:43:16

    A mesma van foi acoplada ao carrossel mostrado no mesmo vídeo? E quanto às demonstrações ao vivo que mostram claramente a diferença que a tecnologia faz?

  • Lázaro Carvalho
    2012-09-05T20:30:03

    oxe onde tá mostrando ali q a camera da van é profissional??? como podemos ter certeza?

  • Marcus Brandão
    2012-09-12T15:33:14

    O melhor hardware para foto e filmagem é o da nokia, independente do S.O.

  • joao furtunato
    2012-09-07T20:35:31

    Q erro grave da Nokia rpz... deram mole...

  • Álisson Moreira
    2012-09-06T21:13:37

    não me arrependo de ter comprado um windows phone, isso me fez querer ainda mais um WP8, parem de reclamar estão chorando de barriga cheia, com 799,00 preço do lumia 710 vcs NÃO compram um android que possa fazer o que esse lumia faz e oferecer a mesma esperiência de uso de um aparelho Top, ou comprar um aparelho com a qualidade de tela que um omnia W tem.

  • Lucas Taylor
    2012-09-06T17:42:32

    Não adianta, irão achar que é farsa até testarem um ! Nokia sempre domino mercado de camera em celular... isso é indiscutivel ! meu 5230 tem camera mt melhor do que Iphone, e não vem falar que não tem, porque já testei ! Tenho certeza que o 920 vai ser o melhor cel de todos

  • Diego Silva
    2012-09-06T15:40:17

    não sei se no comercial na TV diz o mesmo que no vídeo do youtube, mas neste consta que durante o OIS ON o vídeo é uma simulação do recurso citado. simulação significa que aquela filmagem não é feita com o celular e o tal recurso, ou seja, estão resguardados... pelo menos no youtube.

  • Ailson Junior
    2012-09-06T10:23:45

    A pergunta que não quer calar: O que aconteceu com a Nokia? A resposta, escolhas erradas. Se não tinha um sistema decente por que não escolheu o Android. Dá para imaginar como estaria a Nokia se tivesse feito uma boa escolha, infelizmente apostou em cavalo errado daí veio a ultima pá de cal e fica tentando mostrar que uma camera muda alguma coisa e ainda por cima lança um vídeo FAKE. Lamentável.

  • joao furtunato
    2012-09-07T20:37:54  

    NOKIA JÁ ERA A MUITO TEMPO, A SAMSUNG IMPERA, PRA MIM A MELHOR MARCA DE CELULARES, NUNCA TIVE NENHUMA DECEPÇÃO COM MEU GALAXY, CAMERA PERFEITA MUITO MELHOR Q O DA IPHONE FILMAGENS E MUITO MAIS... NOKIA É FICHINHA... PASSOU -SE O TEMPO DO NOKIA.

    recentes

    populares

    • joao furtunato
      2012-09-07T20:37:54  

      Não é bem por ai não meu prezado...a nokia errou sim em tentar fazer essa propaganda enganosa...mas sou cliente da marca já faz bastante tempo e atualmente possuo um N8, que com a CFW correta, se torna um poderoso aparelho...sem contar com uma excelente câmera de 12 MP, Flash Xenon, Lentes Carl Zeiss em resumo desbanca muito celular sim...da uma pesquisada antes de comentar.

  • Valdek Oliveira
    2012-09-06T00:11:57  

    Jesus...alguém por um acaso notou que em determinados momentos os dois atores são filmados? Vamos usar um pouquinho o cérebro? vamos? não vai doer nada, ok? o reflexo que aparece é justamente da câmera que está filmando os dois atores. Isso é normal, em todas as produções deixa-se uma câmera gravando e depois usa-se a sequencia melhor!!!! Revejam o filme por favor e me digam se logo no inicio não é isso que acontece? por favor não é gente!!!!! dói nadinha usar o cérebro de vez em quando ao invés de acreditar em todas as reclamações!!!!

    recentes

    populares

    • Valdek Oliveira
      2012-09-06T00:11:57  

      Se voce usar seu cerebro um pouquinho e ler a noticia, vera que a propria nokia pediu desculpas e afirmou que as imagens nao foram feitas com o celular, o que o video leva a crer, pois o ator que estava filmando some, se voce olhar o reflexo, vera que o ator que estava filmando nao esta mais seguindo eles. Quando eu vi o video eu pensei que a parte que o ator nao aparecia tinha sido gravada com o proprio celular.

  • Marcos Farah
    2012-09-05T21:10:18  

    eu capturei os frames do video e ampliei... realmente o cara tá usando um equipamento profissional p/ fazer a filmagem... ele não está usando o celular!!!!

    recentes

    populares

    • Marcos Farah
      2012-09-05T21:10:18  

      Não perde uma heim Marcão....kkkkkkk

  • André
    2012-09-05T20:20:53  

    tomara que tomem um processo monstro, multa e tudo mais que convir!!!! Farsa "pura, viu"?

    recentes

    populares

    • André
      2012-09-05T20:20:53  

      NOKIA AMIGOS É REFERÊNCIA EM APARELHOS, TEM PRA TODO GOSTO DESDE AOS LATERNINHAS AOS MAIS AVANÇADOS COMO 808. PENA QUE BRASILEIRO SÓ QUE USAR O QUE ESTÁ NA MODA E GASTA TODO O SEU SALÁRIO PARA COMPRAR UM IPHONE Q