28/09/2012 18h29 - Atualizado em 28/09/2012 19h35

PES 2013 chega às lojas do Brasil; confira as primeiras impressões

Diego Borges
por
Da redação

Para os amantes do futebol, uma boa notícia: PES 2013 finalmente chegou às lojas de todo o Brasil. As versões para Xbox 360 e PlayStation 3 custam R$179,90. Já a versão para PCs tem o valor de R$ 99,90. O game possui menus totalmente em português e conta com a narração de Sílvio Luiz e comentários de Mauro Beting. Confira as primeiras impressões do jogo:

Capa de PES 2013 (Foto: Divulgação)PES 2013 chega ao Brasil com jogabilidade melhorada (Foto: Divulgação)

A jogabilidade evoluiu

Um dos principais problemas em relação à versão anterior recebeu melhorias consideráveis. A jogabilidade do game está mais real do que PES 2012. Assim como em Fifa 13, o domínio de bola não está tão artificial, fazendo com que jogadores com menos habilidades não tenham o domínio completo da bola. Passes mais fortes também resultam em dominadas não tão perfeitas da bola, portanto, tenha paciência e cautela na hora de armar um contra-ataque.

A movimentação de PES 2013 também ficou mais real. Os jogadores possuem mais agilidade, mas ao mesmo tempo estão menos velozes. Em outras palavras, eles não correm tanto quanto antes, porém, em compensação, os dribles e outras jogadas individuais são executados com mais velocidade.

Ainda sobre os dribles, eles funcionam de uma forma muito similar a Fifa 13. Pressionando o botão R2 (PS3) ou RT (Xbox 360) e movimentando os direcionais analógicos, você executa uma determinada finta. Claro que isso varia muito de acordo com a habilidade do jogador. O ideal é utilizar atletas como Cristiano Ronaldo e Messi para ter uma noção de como as coisas estão funcionando.

Clubes brasileiros estarão na segunda versão demo de PES 2013 (Foto: Divulgação)Clubes brasileiros estarão na segunda versão demo de PES 2013 (Foto: Divulgação)

Gráficos agradáveis e jogadores desconhecidos

O visual de PES continua sendo o melhor do gênero. Além de estádio famosos - como Morumbi e Vila Belmiro - muito bem reproduzidos, os jogadores também contam com uniformes idênticos aos da vida real e expressões faciais convincentes.

Entretanto, esse capricho foi adotado apenas para jogadores mais conhecidos. Grande parte dos atletas do Brasil, por exemplo, não possuem qualquer semelhança com os jogadores de verdade. E não pense que isso só afeta aos menos populares, muito pelo contrário, jogadores conhecidos também sofrem com isso, como Andrezinho, do Botafogo e o goleiro Cássio, do Corinthians.

Assim como em Fifa 13, Fábio Ferreira perdeu seu famoso penteado (Foto: Reprodução TechTudo)Assim como em Fifa 13, Fábio Ferreira perdeu seu famoso penteado (Foto: Reprodução TechTudo)

 

Partidas online já estão bombando

Mesmo tendo sido lançado hoje, 28, já é possível notar uma grande movimentação de jogadores brasileiros nos modos online de PES 2013. Além das partidas ranquedas, os torneios online já estão repletos de clubes nacionais disputando um verdadeiro Brasileirão virtual.

Pena que esses mesmos clubes ainda estejam bem desatualizados. O Santos, por exemplo, ainda conta com Paulo Henrique Ganso no time titular, e o Internacional tem Oscar como atleta - para a felicidade dos colorados. Entretanto, a Konami já anunciou que em breve disponibilizará uma atualização para o game, da mesma forma em que a Libertadores foi atualizada em 2012.

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Italo Brito
    2012-10-02T22:10:17

    COMO ASSIM PES NAO TEM MODO COMUNIDADE ?????????

  • Mayara Pinheiro
    2012-10-02T21:41:03

    pow pq não tem mudial na master liga jogando a liga do brasileira ??

  • Lucas Fintelman
    2012-10-02T20:58:56

    GALO DOIDO NO PES !

  • Pedro Costa
    2012-11-11T02:32:42

    Konami,atualizção já! quero PH Ganso no spfc...

  • Marcel Silva
    2012-10-10T16:44:28

    alguem sabe quando sai o pes 2013 para pc?

  • Lucas Ferreira
    2012-10-07T22:50:16

    Confesso Sou fã de Fifa,mas essa versão de Pes pode deixar os produtores da Ea com muita dor de cabeça

  • Adilson Santos
    2012-10-02T16:21:54

    KINECT + MOVE = PES, LIXOOOOOO, Tenho so pra alegrar a criançada, onde tem capeonato do pes na tv, nunca kkkkkkkkkkk, Se liguem no globo sport e ve se ha alguem jogando Pes. kkkkk

  • Wagner Oliveira
    2012-10-02T16:07:20

    Ponto negativo para o Pes 2013, ele saiu sem as disputas das ligas, vergonhosa essa mudança, não é possivel montar o campeonato brasileiro por exemplo, a não ser que use a master liga sem transferencias, ficando aquela chatice de ter que ficar avançando as datas intercalando com amistosos e etc,

  • Guilherme Cadilhe
    2012-10-02T00:38:35

    Sempre gostei mais do FIFA, continuo gostando. Mas joguei o PES 13 e evoluiu 100% do PES 12 já é jogável, mas o FIFA em jogabilidade continua muito na frente do PES

  • Mario Pires
    2012-09-29T01:08:35

    Quando vai sair o PES 2013 para Playstaton 2?

  • Fabricio Salviano
    2012-09-28T21:10:38

    Não só as características físicas do jogadores do Campeonato Brasileiro serão diferentes, mas o nível técnico (overall) também será sofrível. Mas, só de ter a liga brasileira já é um grande avanço. Eu espero por isso desde os tempos de WE4.

  • Dayane M
    2012-09-28T19:38:45

    até quando o simbolo do santos no short do neymar vai ser tri campeão mundia?! três estrelas?! olha que sou santista!

  • Dalton Monteiro
    2012-09-28T18:51:36

    poxa nao encontro o jogo na psn. ja procurei na brasileira, americana e europeia... alguem sabe quando sai na psn???

  • Diana Novaes
    2012-09-29T21:00:38  

    Meu marido comprou ontem o PES 2013 e não gostou por não ter o modo de Liga, espera que a Konami possa repensar sobre isso em PES 2014.

    recentes

    populares

    • Diana Novaes
      2012-09-29T21:00:38  

      Nunca, kkkk jogou dinheiro fora, ele vai se arrempender pode dar pra crianças no natal.

  • Andre Soares
    2012-09-29T14:03:09  

    pode parecer bobeira mais faltou a nova bola da adidas a usada na euro

    recentes

    populares

    • Andre Soares
      2012-09-29T14:03:09  

      Claro que ñ, está disponível na versão extra, tem que zerar a Champions, tah pensando que eh mole? kkkkkkkkkkkk

  • Eduardo Felipe
    2012-09-29T10:49:35  

    Quando irá sair o Pro Evolution Soccer 2013 para o console Playstation 2 ? Alguém ai está sabendo ? No site oficial da konami já foi dito que ia ter o jogo pro PS2 e o diretor geral postou no twitter que o game ia ser lançado 1 semana antes (28/09) mas nao falou se era pra todos os consoles. Se alguém souber, avisa ai pra galera ! Vlw

    recentes

    populares

    • Eduardo Felipe
      2012-09-29T10:49:35  

      Diorgenes Souza te do 350,00 vai? rs

    recentes

    populares

    • Eduardo Felipe
      2012-09-29T10:49:35  

      Troca de video game!

  • Vítor Lamas
    2012-09-28T20:06:24  

    O meu veio com gangnam style no lugar de ai se eu te pego, é serio....

    recentes

    populares

    • Vítor Lamas
      2012-09-28T20:06:24  

      Vc pegou pirata na net então !

    recentes

    populares

    • Vítor Lamas
      2012-09-28T20:06:24  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk...qual é pior?

  • Eliezer Junior
    2012-09-28T19:09:23  

    uniforme do corinthians atrasado, e dps falam que o pes eh melhor...

    recentes

    populares

    • Eliezer Junior
      2012-09-28T19:09:23  

      tem atualização daqui duas semanas

    recentes

    populares

    • Eliezer Junior
      2012-09-28T19:09:23  

      O Dani presta atencao no que fala, o uniforme do corinthians ta da temporada 2011 e não a nova

  • Charles Machado
    2012-09-28T19:01:00  

    Pes sempre o melhor!!!!!!! chupa fifa!!!!

    recentes

    populares

    • Charles Machado
      2012-09-28T19:01:00  

      Chupa FIFA! Chupa também o videogame mais popular, o melhor e o que vende 25x mais que o PES! Chupa EA, não?

  • Charles Machado
    2012-10-03T08:40:50  

    o meu Pes 13 está travando quando vou jogar on-line. o 12 joga legal, mas o 13 é só travando!!

    recentes

    populares

    • Charles Machado
      2012-10-03T08:40:50  

      Joga fora e compra o Fifa, nunca mais você volta atrás.

  • Pedro Silva
    2012-10-03T08:27:15  

    Alguem pode me ajudar? Meu pes13 chegou ontem, eu entrei, baixei todas as atualizações, coloquei o código do oline pass, fiz tudo certinho, mais quando vo jogar online, volta pro menu.. alguém sabe o pq? grato!

    recentes

    populares

    • Pedro Silva
      2012-10-03T08:27:15  

      Eu li em um site não lembro o qual, mas pra jogar o pes 13 online tem que esperar o lançamento oficial de pc aqui no brasil, acho que o lançamento de pc é dia 5 de outubro

    recentes

    populares

    • Pedro Silva
      2012-10-03T08:27:15  

      Caio Moreira mais o meu não é pc, é xbox mesmo

  • Jean Mourão
    2012-10-01T21:26:53

    PES 2013 anos luz a frente do FIfa, quem usa a movimentação "passagem", passes e chutes manuais sabe mt bem do que eu estou falando, a liberdade que o PES te dá pra jogar no fifa ñ acontece, o fifa eh um jogo amarrado, só quem eh brabo no futebol sabe do que eu estou falando... PES 4EVER!

  • Gabriel Jesus
    2012-10-01T21:26:08  

    Alguem sabe se vai ter para PS2?

    recentes

    populares

    • Gabriel Jesus
      2012-10-01T21:26:08  

      sim haverá para ps2

  • Alexandre Nobrega
    2012-10-01T14:44:57  

    só tenho uma coisa a dizer "LIXO"! é deprimente a movimentação dos jogadores, parecem robóticos, a corrida não existe! façam o teste vocês mesmos. corram com qualquer jogador no PES e no Fifa, vocês logo iram ver a diferença. ah, mais o gráfico é legal. apenas isso, gráfico, nada mais que isso.

    recentes

    populares

    • Alexandre Nobrega
      2012-10-01T14:44:57  

      alguem pode me responder pq nao tem mudial dpois que vc ganha a libertadores

  • Bruno Sousa
    2012-10-22T19:34:13

    E o o PES 2013 para PS2????