Internet

20/09/2012 07h00 - Atualizado em 20/09/2012 11h02

Pesquisa confirma o crescimento de perfis falsos no Facebook

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Por incrível que pareça, mesmo com toda a preocupação da empresa em torno dos fakes, o número de perfis falsos continua crescendo no Facebook. De acordo com um estudo divulgado pelo site The Verge, cada vez mais usuários criam perfis na rede social com informações que não são verdadeiras. Tudo isso em nome de mais privacidade.

Facebook pede que usuários usem nomes reais (Foto: Reprodução)Facebook pede que usuários usem nomes reais (Foto: Reprodução/The Verge)

De meninas que colocam sobrenome de "Bieber" por causa do seu ídolo, o cantor Justin Bieber, até pessoas realmente com intenções ruins, o Facebook está ficando cada vez mais lotado de nomes falsos. Há quem ache esta postura é a mais correta a se tomar, como Drew Mason, de 25 anos, que na verdade tem outro sobrenome, porém prefere não se identificar completamente na rede social.

“Histórias sobre empregadores fofocando o Facebook são comuns, então uma forma tranquila de manter seu grau de privacidade online é de criar um outro sobrenome. Estou até acostumado com o meu nome falso e seria assustador ter que utilizar meu nome completo por lá. E acredito que 10 a 20% dos meus amigos também fazem isso”, comentou em entrevista ao The Verge.

O Facebook estima que cerca de 83 milhões de seus usuários são contas fakes. Um número alto, que preocupa a rede social a cobrar sempre as identidades reais de seus usuários. O problema é que não há como saber quantas pessoas são de verdade, mas usam sobrenomes falsos, como Drew. De qualquer forma, a rede social pede que seus usuários sejam honestos. Afinal, isso seria mais seguro para os contatos feitos entre eles e também mais lucrativo para a companhia na hora de vender anúncios e criar uma base de dados.

“O Facebook é uma comunidade onde as pessoas usam seus nomes reais. Isso ajuda a manter o site seguro. É uma violação da nossa política usar um nome falso ou operar sob uma identidade falsa e encorajamos as pessoas a denunciarem quem faz isso”, comentou um representante da rede social, fazendo jus à própria política do site, que pede que o nome usado seja como aparece no seu documento de identidade ou cartão de crédito.

E você: já pensou em usar um sobrenome falso no Facebook? Acredita que esta é uma boa solução para fugir dos bisbilhoteiros online ou vê esta solução como uma violação e que pode tornar a rede social menos confiável? Diga para a gente nos comentários!

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lily Dylan
    2017-03-03T12:42:17

    Eu uso o sobrenome Dylan por amor ao Bob Dylan, meu perfil é verdadeiro.

  • Ada Fraga
    2013-01-23T13:04:31

    Sinceramente não entendo pessoas que usam sobrenomes falsos para proteger sua privacidade no FB. A minha privacidade sou eu quem controla!!! Posto apenas aquilo que não me importo que outros vejam. A criação de um perfil fake parece pra mim como uma forma de enganar os outros e não de proteger a privacidade, que de qualquer forma já estaria protegida pelo nome falso, não é mesmo?

  • Mari Me
    2012-11-16T10:59:38

    Não acho necessário ter um perfil fake quando a pessoa entende o real uso do facebook. Meu face não é diário. Face não é mesa de bar. Vc não é obrigado a colocar sua vida lá. Vc não precisa colocar fotos suas de biquíni para todos seus colegas de trabalho verem, nem fotos de todas as baladas com copos e copos de bebida na mão, nem falar mal do chefe (não somos crianças) e assim por diante. Só aceito amigos. Não aceito colegas de trabalho e nem pessoas desconhecidas. Não coloco fotos de cada segundo da minha vida. Acho que devemos proteger nossa privacidade.

  • Ariston Deluchi
    2012-09-20T13:17:29

    As informações contidas na rede são muitas, ontem mesmo criei um perfil "falso" só para jogar, assim, quem eu venha a conhecer nos jogos (amigos virtuais) não poderão ter meus dados que só amigos de verdade possuem! É uma segurança a mais...

  • João Neto
    2012-11-16T12:47:11

    Eu discordo dessa pesquisa... acho que tem muito mais fakes do que a pesquisa aponta. Creio que já existe bem mais de 15% de fakes atualmente.

  • Kacau Silva
    2012-09-24T15:54:39

    eu tenho um falso com amogos e amigas e um verdadeiro só com amigas ,é mais seguro ,mas sem prejudicar ninguem

  • Silvia Vieira
    2012-09-23T14:17:35

    Perfis falsos são necessários, eu mesmo só uso nome de fantasia nos perfis que tenho na web, assim como não posto minhas fotos, é muito perigoso usar seu nome verdadeiro, fico impressionada como pessoas expõem suas vidas, postando fotos de marido, esposa, filhos e demais parentes, contando onde trabalham e o que fazem todos os dias, nem sempre quem acessa nossos perfis são pessoas com boas intenções...

  • Wilson Genezini
    2012-09-21T02:05:34

    Não vejo problema em perfis fake no Facebook. Cada um adiciona uma pessoa por vontade própria, mesmo sabendo se é fake ou não, é simples. Agora criar um perfil assim só pra poder desabafar ou fofocar do trabalho, acho isso inútil, uma vez que você pode deixar mensagens ou textos de forma privada para a pessoa desejada usando seu próprio Facebook.

  • Bia Lopes
    2012-09-20T17:32:06

    Sallmonella Resi......Olha vc está no tempo da pedra!!!

  • Silvia Melo
    2012-09-20T17:01:31

    desde q nao prejudique ninguem, nao vejo nda d++!! Pior sao os perfis falsos de pessoas famosas, eles poe as mesmas fotos, e poe atualizaçoes cmo se fosse o artista q estivessem pondo!! e ainda tem a cara de pau de conversar com as fãs cmo se fosse o proprio!!

  • Paula Nogueira
    2012-09-20T14:52:32

    Não sou contra, devemos respeitar os motivos de cada um desde que o individuo não esteja incomodando ninguém.

  • Paula Nogueira
    2012-09-20T14:49:08

    não sou contra, cada um tem seu motivo, desabafar, paquerar, bisbilhotar.

  • Sallmonella Resi
    2012-09-20T17:11:05  

    FACEBOOK? ISSO AINDA EXISTE??

    recentes

    populares

    • Sallmonella Resi
      2012-09-20T17:11:05  

      infelizmente

  • Maria Bastos