PC

05/09/2012 17h58 - Atualizado em 05/09/2012 17h58

Processadores Haswell da Intel terão regulador de voltagem integrado

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Os processadores Haswell da Intel deverão ser lançados em 2013 para substituir os Ivy Bridge. Segundo informações do site Fudzilla, a nova geração de processadores do fabricante deverá trazer uma inovação importante e que afeta diretamente o modo como os entusiastas de hardware usam seus computadores: a presença de um regulador de voltagem totalmente integrado no processador, conhecido até aqui por FIVR.

Adoção de nova tecnologia pode desagradar os overclockers (Foto: Reprodução) (Foto: Adoção de nova tecnologia pode desagradar os overclockers (Foto: Reprodução))Adoção de nova tecnologia pode desagradar os
overclockers (Foto: Reprodução)

Atualmente, o módulo que controla a energia que é entregue ao processador é montado na placa-mãe, o que abre a perspectiva de alterações no seu regime de funcionamento. Um usuário avançado pode fazer com que a placa passe mais energia para o processador, acelerando seu funcionamento e aumentando o rendimento.

O uso do FIVR permite que o fabricante reduza custos, uma vez que permitirá o desenvolvimento de projetos com menos componentes – tanto nos processadores como nas placas-mãe que, hoje, possuem os reguladores independentes. Outra vantagem na adoção da nova tecnologia é o controle mais sensível da alimentação do processador, permitindo que o ajuste seja mais fino, o que tende a reduzir o consumo de eletricidade e, por extensão, a dissipação de calor.

Do outro lado da questão está o gamer, que prefere acelerar seu sistema e modificar o funcionamento do hardware a partir de suas necessidades. Um regulador embutido no processador tornará essa tarefa muito mais difícil, se não mesmo impossível.

Via Fudzilla

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Silva
    2012-09-05T23:17:24

    Precisou fazer outro seguimento em vez de ter colocado no Ivy né, alias o Ivy nem entrou direito em circulação