Internet

05/09/2012 15h58 - Atualizado em 05/09/2012 15h58

Site lança serviço contra apps maliciosos dentro do Facebook

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A empresa Secure.Me, especializada em segurança online, lançou um novo programa de proteção chamado App Advisor, primeira solução do mundo criada com o objetivo de proteger os usuários de aplicativos mal intencionados para o Facebook. O software é uma extensão para seu navegador, que tem como objetivo evitar que as pessoas tenham os dados coletados sem autorização por outros programas, bloqueiem tentativas de spam e fiquem alertas sobre possíveis contaminações.

App Advisor verifica quais apps para Facebook são seguros (Foto: Reprodução)App Advisor verifica quais apps para Facebook são seguros (Foto: Reprodução)

O trabalho feito para criar uma base de dados que possa ser acessada pelo programa foi grande: os responsáveis pela companhia analisaram atividades de 50 milhões de usuários do Facebook e mais de 500 mil aplicativos para construir a maior solução de segurança de redes sociais do mundo. A ideia dos desenvolvedores é de permitir que as pessoas saibam, de fato, o que estão autorizando os aplicativos de dentro da rede social a fazer com seus dados.

“Todos ficamos acostumados a apenas aceitar qualquer permissão de aplicativos que apareçam. Instagram, Draw Something, Angry Birds… Nos conectamos a muitos aplicativos pelo Facebook porque é fácil e conveniente. Mas muitas pessoas não sabem que estes apps podem rastrear sua vida – a localização, os comportamentos mais comuns e as interações. Todos estes dados são armazenados e os desenvolvedores de aplicativos podem ter acesso instantâneo ao seu ID do Facebook, independente de configurações de privacidade”, relata Christian Sigl, fundador do Secure.Me.

O estudo conduzido pela companhia antes do desenvolvimento do programa destacou que seis a cada dez aplicativos podem postar informações na timeline dos usuários sem autorização, dois terços têm acesso às informações de e-mail das pessoas e cinco a cada 10 apps acessam até fotos e vídeos de seus usuários.

Por isso, é necessário mesmo tomar muito cuidado com os aplicativos para Facebook. Portanto, se você não quer ter problemas com isso, não deixe de instalar a extensão App Advisor no seu navegador para saber quais apps são mesmo confiáveis. Ele possui uma grande lista de programas que são classificados de acordo com sua segurança.

Via Secure.Me

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares