TechTudo

01/09/2012 18h07 - Atualizado em 01/09/2012 18h07

Top 10: fotografias com ilusões de ótica

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A ilusão de ótica é um fenômeno de acontece quando nosso sistema visual é enganado, e nós passamos a enxergar algo de forma equivocada. E mesmo que a maioria de nós não goste de ser tapeado, o fato é que imagens deste tipo provocam um fascínio imediato. Se você é um dos apaixonados por fotos que mexem com a imaginação, veja esta lista com dez imagens do tipo reunidas pelo site Oddee.

10. Originalmente chamada de “Diferentes rostos de Paris”, a fotografia retrata o maior cartão postal francês, a Torre Eiffel, visto de baixo. A construção, junto com o tênue espelho d’água formado por uma chuva fina e com árvores ao fundo, cria a impressão de um rosto feminino, reiterada pela marcas no chão que sugerem boca e nariz. Uma foto para fazer os românticos do mundo todo admirarem ainda mais a beleza da cidade-luz.

Foto com Torre Eiffel cria imagem de rosto feminino (Foto: Reprodução)Foto com Torre Eiffel cria imagem de rosto feminino (Foto: Reprodução)

9. É comum acharmos, de vez em quando, pedras que tenham aparência de rostos humanos. Mas a incidência de vários traços antropomorfos em uma mesma cadeia montanhosa, como na fotografia abaixo, é bastante inusitada. Você já viu algo assim pessoalmente?

Ilusão de ótica de vários rostos em relevo nas pedras (Foto: Reprodução)Ilusão de ótica de vários rostos em relevo nas pedras (Foto: Reprodução)

8. O olhar despretensioso desta vaca esconde toda uma carga emocional presente na imagem que ela carrega. Se você ainda não identificou a ilusão de ótica da foto, repare com mais cuidado as formas geradas pelas manchas pretas na cara do ruminante. A imagem mostra dois rostos de perfil.

Dois rostos de perfil aparecem nas manchas da vaca (Foto: Reprodução)Dois rostos de perfil aparecem nas manchas da vaca (Foto: Reprodução)

7. Posta diante uma parede de vidro em frente ao mar, a escada cria a ilusão de chegar até a água. O efeito é conseguido graças aos degraus iluminados, que são refletidos pela superfície lisa e transparente.

Escadas iluminadas parecem chegar até o mar (Foto: Reprodução)Escadas iluminadas parecem chegar até o mar (Foto: Reprodução)

6. Um pai segurando o filho no colo em uma praia é uma cena corriqueira. Mas, aqui, o perfil do menino, posicionado em sintonia com o do genitor, dá a impressão de que trata-se de um garoto velho. Os óculos e o chapéu também contribuem bastante para que a composição tenha este resultado inesperado.

Ilusão de ótica mistura os semblantes e pai e filho (Foto: Reprodução)Ilusão de ótica mistura os semblantes e pai e filho (Foto: Reprodução)

5. A pelagem da zebra tem por objetivo confundir os predadores, já que as listras atuam como camuflagem na grama alta das savanas africanas. Para o olhar humano, porém, o embaralhamento é muito maior quando esses animais estão muito juntos, como na imagem seguinte. É difícil saber onde começa uma e termina a outra.

Lado a lado, zebras parecem se unir em uma só (Foto: Reprodução)Lado a lado, zebras parecem se unir em uma só (Foto: Reprodução)

4. Colocar partes do corpo de um animal de forma a mesclá-las com as do corpo humano é um meio bastante popular – e eficiente – de se conseguir humor. Neta foto, a cabeça do cachorro aparece no lugar que seria a da mulher, dando a impressão de que o cão está lendo a revista.

Cachorro parece estar lendo o livro (Foto: Reprodução)Cachorro parece estar lendo o livro (Foto: Reprodução)

3. Dispostos assim lado a lado e tão colados uns nos outros, os pássaros da foto se parecem mais com uma grande e colorida lagarta. Esta é a impressão não só do observador, mas também do fotógrafo, José Luis Rodríguez, que intitulou a foto como “Oruga de Plumas”, ou “Lagarta de Penas”.

Sequência de pássaros cria ilusão de que são uma lagarta (Foto: Reprodução/ José Luis Rodríguez)Sequência de pássaros cria ilusão de que são uma lagarta (Foto: José Luis Rodríguez)

2. Parece miragem, e é. Isso porque o camelo da foto abaixo, formado por palmeiras, nada mais é do que uma ilusão de ótica. Mas como este cenário desses, é impossível não pensar que a fotografia pode ser, na verdade, uma montagem. Qual seu palpite?

Palmeiras geram a imagem de um camelo (Foto: Reprodução)Palmeiras geram a imagem de um camelo (Foto: Reprodução)

1. O tronco e ramos desta árvore formam a imagem perfeita de uma bailarina dançando. Diferentemente da anterior, esta foto é reconhecidamente real: ela foi tirada pela fotógrafa canadense Carol Lynn Fraser.

Árvore tem formas parecidas às de uma bailarina (Foto: Reprodução/ Carol Lynn Fraser)Árvore tem formas parecidas às de uma bailarina (Foto: Carol Lynn Fraser)

Via Oddee

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Silvana Mori
    2012-09-01T18:50:59

    Os pássaros são lindos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Oliveira
    2012-09-03T10:39:31   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:33

    Erro feio na imagem das palmeiras! Apesar de ser possível identificar a ilusão de ótica, não se trata de um camelo, mas de um DROMEDÁRIO... Camelo possui duas corcovas, na imagem só "há" uma

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Oliveira
      2012-09-03T10:39:31   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:33

      Nooossa, mas que inteligente você, hein?!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Oliveira
      2012-09-03T10:39:31   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:33

      tú és um abestalhado mesmo!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Costa
    2012-09-03T10:28:45

    maravilhosas as fotos mas , não consegui visualizar imagem de palmeira nenhuma mas o resto muito legal.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogerio Azevedo
    2012-09-03T09:24:27

    Lindas fotos! Montagem ou não, é um trabalho formidável. Parabéns!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andrezza Pereira
    2012-09-03T09:18:15   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:33

    nada haver, essa imagem da Palmeira. Não vejo formato de Camelo nenhum..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andrezza Pereira
      2012-09-03T09:18:15   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:33

      Menina, essa Andrezza é mais míope q eu!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andrezza Pereira
      2012-09-03T09:18:15   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:33

      Apesar de claramente ser uma montagem

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Walzinha Nunes
    2012-09-03T01:02:10

    A foto dos passarinhas é linda!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Osorio Baptista
    2012-09-02T20:18:56

    INTERESSANTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • William Paz
    2012-09-02T17:31:15

    Cade as fotos das arvores "transando"?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ktriplo
    2012-09-02T10:46:02

    Sendo montagem ou não, achei que ficou fantástico, quem é que nunca pensou e fotos sobrepostas para parecer outra coisa? Agora este Victor Goiano é mesmo um fumo goiano, vai ser chato assim lá no colo da sua mãe rapaz, se é que ela também terá paciência com você.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Priscila Santos
    2012-09-02T16:24:57

    a foto do pai e filho demorei pra encontrar o menino...mas ele tá lá..na frente do pai! muito legal!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Pereira
    2012-09-02T14:16:11   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:27

    as 3 primeiras sao fakes , essa do garoto e o pai na praia eu sinceramente não entendi,ta parecido montagem mal feita também !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ricardo Pereira
      2012-09-02T14:16:11   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:27

      Ceguinho você, hein? E a foto em Paris não é fake, aquela fotografia é premiada e foi tirada numa época que só se relevava em sala escura.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Everson Patrick
    2012-09-02T14:14:35

    "A ilusão de ótica é um fenômeno de acontece quando". Não seria "QUE acontece"? Sr.Raquel?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ktriplo
    2012-09-02T10:46:51

    Tem gente que é mesmo criativo!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristiano Lemos
    2012-09-02T13:11:00

    a do camelo de palmeiras é fake tbm. o sol tá atras das palmeiras e a sombra vaipra direita.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cesar Last
    2012-09-02T11:42:27

    AS 3 PRIMEIRAS SÃO FAKES GROSSEIROS MAS ENGANA!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nirto Ceccon
    2012-09-02T13:02:44   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:22

    Engraçado que essa mesma lista de imagens (inclusive na mesma ordem) saiu há duas semanas atrás no oddee ponto com. Atenção ai "autora", quando não se cita a fonte é plágio..... Criar que é bom, nada, né?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nirto Ceccon
      2012-09-02T13:02:44   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:22

      Nirto, voce leu a material?! Nao!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nirto Ceccon
      2012-09-02T13:02:44   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:22

      Fabi Pavani AGORA está com referência. Hoje pela manhã quando escrevi o comentário não tinha não!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cesar Last
    2012-09-02T11:41:53

    As 3 primeiras são fakes grosseiros mas engana!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Amaral
    2012-09-02T02:09:50   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:17

    eu so consigo ver vaginas e mais vaginas nas fotos

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andre Amaral
      2012-09-02T02:09:50   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:17

      ...doentes tem mesmo esse tipo de visão....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andre Amaral
      2012-09-02T02:09:50   , respondido respondido 2013-10-16T23:55:17

      Andre Amaral , eu ri do seu comentário , sei que você pode ter apenas feito uma brincadeira , mais foi engraçada .

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wilson Oliveira
    2012-09-02T01:48:45

    a Sexta é montagem sim, não se percebe os contornos do rosto da criança e o óculos está bem nítido afirmando uma montagem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eldivan Magalhães
    2012-09-02T07:08:49

    essa ultima ta loka

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diogo Santos
    2012-09-02T01:11:18

    todo mundo falando que é montagem e tal..... mas tá, faz uma montagem dessas ai pra eu ver!!!! Vai ser, NO MÍNIMO, muuuito difícil!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gregory Silva
    2012-09-02T00:51:56

    bem bacana esse post, só não achei parecido o dos pássaros com lagarta, o resto ta show, principalmente das pedras

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana S
    2012-09-01T23:55:02

    Absurdo ,as montagens.e ridiculo a do pai com o filho no colo,o garoto deveria ter o nariz e a boca ,mas tiraram totalmente na montagem p/ aparecer somente o encaixe do nariz e boca do pai,.O menino seria sem boca e sem nariz proprio,o cachorro ridiculo,essa ilusao de otica nao ta legal nao ,kk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Roncaglio
    2012-09-01T23:55:57

    estagiários

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Pereira
    2012-12-07T12:08:54

    lol só vi o camelo depois de uns 20 min. agora to rindo muito como u sou burro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário