Internet

05/09/2012 14h58 - Atualizado em 05/09/2012 14h58

Wikipedia promete realizar o maior concurso de fotografia do mundo

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O maior concurso de fotografia do mundo. É assim que a Wikipedia está promovendo o “Wiki Loves Monuments 2012″, que espera contar com milhares de participantes em todo o planeta. Por meio de um comunicado oficial publicado em seu blog oficial, a companhia anunciou os detalhes do projeto, que promete fazer ainda mais sucesso do que a edição do ano passado.

Infelizmente, Brasil não está entre os países participantes (Foto: Reprodução)Wiki Loves Monuments (Foto: Reprodução)

Em 2011, o Wiki Loves Monuments reuniu 168 mil fotografias, enviadas por cerca de cinco mil fotógrafos de 18 países europeus. Neste ano, os voluntários já estão em mais de 30 países (infelizmente, o Brasil não está na lista do site oficial da disputa) e vão se juntar aos organizadores para tentarem bater esta marca. O foco do concurso, como diz o nome, está nos grandes monumentos das cidades onde estes voluntários vivem.

“O Wiki Loves Monuments é uma maneira importante de permitir que voluntários de todo o mundo mostrem a herança cultural de seus países e compartilhem as imagens com todo mundo por meio da Wikipedia”, avaliou um dos organizadores, Lodewijk Gelauff, na publicação feita no blog da companhia.

O objetivo da Wikipedia, com isso, é aumentar o banco de imagens gratuito da empresa. Ou seja, todas as fotos enviadas serão disponibilizadas no Wikimedia Commons e poderão ser utilizadas por qualquer pessoa, para qualquer fim, desde que sejam dados os devidos créditos aos fotógrafos.

Em dezembro, os dez finalistas serão anunciados por um júri formado por especialistas da área. O vencedor ganha uma viagem para Hong Kong, onde vai acompanhar a Wikimania 2013. Para se inscrever, basta fazer um cadastro no site e começar a fotografar. Até o momento, mais de 33 mil fotos dos monumentos dos países cadastrados já foram enviadas.

Via Wikipedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Silva
    2012-09-06T16:48:27

    Só porque o Brasil não esta na lista a noticia não deve ser postada?

  • Daniel Benicio
    2012-09-05T18:00:29

    parece ótimo esse concurso, mas o brasil não está lista, então porq a notícia?

  • Eberson Lima
    2012-09-05T15:14:22

    Aff, infelizmente o Brasil não está na liiista.