Celular

08/10/2012 14h48 - Atualizado em 08/10/2012 17h36

Fotos do iPhone 5 apresentam manchas roxas, admite Apple

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Após reclamações de usuários do iPhone 5, que afirmaram que as fotos tiradas pela câmera do aparelho apresentam manchas roxas quando expostas à luz, a Apple emitiu uma nota oficial detalhando as razões para o suposto problema. E, surpreendentemente, a empresa disse que a situação é normal e também ocorre com grande parte das máquinas fotográficas atuais.

Manchas roxas nas fotos do iPhone 5 (Foto: Reprodução/Mashable)Manchas roxas nas fotos do iPhone 5 (Foto: Reprodução/Mashable)

O caso foi apelidado de “Purple Haze” (Neblina Roxa), em homenagem à música de Jimi Hendrix, e começou a ganhar popularidade na web quando muitos consumidores publicaram imagens manchadas tiradas com o smartphone. A Apple, então, enviou uma mensagem à imprensa e aos consumidores para explicar a causa do defeito.

“A maioria das câmeras compactas, como os modelos da mais nova geração do iPhone, podem exibir algumas manchas nas laterais das fotografias quando elas capturam uma imagem em que a principal fonte de luz está fora da cena. Isso pode acontecer quando a luz está posicionada em um ângulo fora do campo de visão, causando reflexos dentro do modo da câmera e, assim, no seu sensor”, diz o comunicado da fabricante.

A Apple ainda dá sugestões de como resolver este problema. De acordo com a companhia, basta mudar a posição da câmera quando for clicar uma imagem e perceber que isso aconteceu. Caso isso não seja possível, basta posicionar sua mão acima da lente, fazendo uma sombra sobre ela e diminuindo a exposição à luz.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Borba
    2012-10-29T14:40:05

    Essa aberração cromática se dá pela qualidade do "vidro" da lente do iPhone.

  • Ikehara Jorge
    2012-10-09T17:49:29

    Gosto da Apple e de seus produtos mas acredito que a corrida pelo mercado HiEnd não está priorizando as pesquisas dos produtos, está na cara que faltaram testes-de-campo neste produto. São falhas grotescas verificadas até o momento, seria mais honrável demorar mais alguns meses e lançar produtos prontos e dignos de um produto nestes valores.

  • Guilherme Paiva
    2012-10-09T15:28:03

    tirei uma foto com meu galaxy ace virado pro sol e nao apareceu nada roxo, por isso eu digo tirando MAC que é um sistema bacana, o resto da apple só tem nome mesmo. Dó dos fanboy

  • F.g.shawsleg
    2012-10-09T12:02:30

    Pior,o cara da Apple falou que se tiver muita iluminação fica com as manchas.......É VERDADE eu tirei uma foto direta do sol com um IPhone 4 e ficou com umas manchas meio rosas com roxo

  • Fernando Chaves
    2012-10-09T10:46:12

    Pessoal...não alimentem o troll....o Rodrigo Lima só posta para poder trollar a galera aqui eheheheh.

  • Alex Voz
    2012-10-09T09:58:18

    Em outras palavras...SAMSUNG GALAXY SIII na frente!

  • Rodrigo Santos
    2012-10-09T00:37:00

    Vai contando os fails do iphone 5 junto aí pra gente Rodrigo Lima. Abraço.

  • Beethoven Nascimento
    2012-10-09T00:03:35

    Olha acho uma falta de respeito isso... Para mim a apple tinha que resolver esse problema, e não falar para a pessoa que gastou maior dinheiro, colocar o dedo um pouco acima da lente. QUE VERGONHA !!!!

  • Eric Micaela
    2012-10-08T23:57:55

    Engraçado que a Apple é super elogiada pela maneira que trata os consumidores, mas sempre vi uma Apple que não está nem aí, procura no site de RECLAMAÇOES que existe no Brasil, e olha o tanto de Reclamaçoes atendidas pela Apple... triste!

  • Thiago Riaes
    2012-10-08T21:22:34

    Apple parabens por mais um atrativo diferente... S3.. e o melhor

  • Thiago Riaes
    2012-10-08T21:21:42

    Isso e uma porcaria...

  • Dani Nakamura
    2012-10-08T20:03:07

    Tenho um amigo no trabalho que diz que a cada dia que passa ele tem certeza que fez o melhor negócio da vida dele. Ele comprou ações da Apple por $ 480 cada e vendeu por $ 700 cada, hoje tá $ 630 e caindo, ele apostou no fracasso e acertou, as ações começaram a despencar no dia do lançamento do iPhone 5... A Apple sugerir amarrar um arame na usabilidade da câmera é o último prego do caixão.

  • Andre Candido
    2012-10-08T15:33:00

    Chupa Apple ! shuahsuahsuahsua

  • Cristiano Palmer
    2012-10-08T19:58:10

    O Jobs não permitiria lançar um aparelho com um problema desses!

  • Joao Lima
    2012-10-08T18:44:43

    Que durezaa viiu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Será que ele faz ligaçoes ao menos? Samsung entre outras está dando um banho na maça que está ficando podre

  • SANDRO BERNARDO
    2012-10-08T18:34:13

    Para mim a maior surpresa não é nem as notícias sobre essa bomba chamada iPhone 5 mais sim o techtudo noticiando isso.rs

  • Gleyson Marinho
    2012-10-08T18:01:27

    quer ser tão boa que não aceita isso como defeito...#applefail

  • Tiago Costa
    2012-10-08T17:43:59

    Apple - Sempre "Inovando".... 1a vez que vejo essa mancha em câmeras de Smartphones e 1a vez que vejo uma empresa dizer q uma bizarrice dessas é normal! A respeito do caso das explosões de baterias do iPhone 4S, eles sugeriram também não carregar? ahsuhausa

  • Daniel Bento
    2012-10-09T00:56:30  

    A pior coisa para um fanboy é saber que existe uma falha no sagrado Iphone, atacam a xing ling da Samsung, mas esquecem de falar que a Apple explora a mão de obra dos xing ling a muitos anos. E quando um xing ling faz um produto melhor sendo capaz de superar da maçã. E viva os xing ling trabalhadores e que entregam produtos de qualidade.

    recentes

    populares

    • Daniel Bento
      2012-10-09T00:56:30  

      Concordo ! Os appleboys ficam loucos de ver a maça morrer com o Jobs, e ver também a Samsung ou a Sony se tornarem melhores do que eles. Android come maçã no café da manhã todo dia! kkkkkk.....

  • Rafael Trindade
    2012-10-08T18:12:22  

    Cadê os dodóizinhos dos Apple Maniacos ?

    recentes

    populares

    • Rafael Trindade
      2012-10-08T18:12:22  

      compre um iphone, com software integrado e único, depois você vem conversar, não vale a pena conversar com quem usa android ou windows phone... sem mais!

    recentes

    populares

    • Rafael Trindade
      2012-10-08T18:12:22  

      Se voce não teve a oportunidade de usar qualquer software Mac os, iOS, por favor delete seu post.

  • João Rocha
    2012-10-10T17:30:02  

    Rodrigo Lima concorda que a cor do sol e de seus feixes de luz são roxos, e qualquer invertebrado que discordar disso é um anencéfalo que possui um Samsung! Quem discorda dessa afirmação! hahaha

    recentes

    populares

    • João Rocha
      2012-10-10T17:30:02  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Falou tudo!

  • Renner
    2012-10-09T09:27:42  

    putz! Esse Rodrigo é muito puxa-saco da Apple! Cara, aceite os defeitos que os aparelhos da Apple possuem! Eu tenho um iPhone 4, gosto MUITO dele, mas não sou cego! Sei muito bem que o aparelho não é perfeito e tem seus defeitos! A Apple não está evoluindo como quando houve a transição entre iPhone 3GS e iPhone 4... Houveram poucas mudanças significativas e ainda tem surgido inúmeros problemas, tais como: Mapas ruins, fotos "roxas", tela amarela (porque a cola não secou ainda)... São coisas INACEITÁVEIS para a Apple que é a "segunda maior" empresa do mundo...

    recentes

    populares

    • Renner
      2012-10-09T09:27:42  

      Esses problemas de fiscalização estão fodas! Parece até boicote contra a Apple! Hauhuahuahuahuauha! "A Revolta dos Xing"! Hahahahaha

  • Andre Candido
    2012-10-09T07:30:30  

    Por isso gosto do meu Sony Xperia S. Bonito, Rapido, camera de 12MP Full HD (detalhe, sem manhcas roxas na tela), PlayStation, NFC (coisa que iphone nem sabe o que é). Um Smartphone não precisa ser Samsung pra ser bom. A gigante JAPONESA sabe fazer smartphone.

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2012-10-09T07:30:30  

      Blá blá blá....

  • Leonardo Magalhaes
    2012-10-09T06:58:54  

    É no mínimo estranho a Globo deixar o TechTudo publicar uma matéria dessas sem divulgar a nota oficial em que a Apple admite e orienta seus clientes quanto a esse suposto defeito de uma foto contra a luz...... Parece mais a concorrência querendo imputar defeitos no maior smartphone já lançado até hoje, matéria totalmente parcial e irresponsável!!!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Magalhaes
      2012-10-09T06:58:54  

      Maior smartphone ???? O_o O melhor smartphone do mundo ELEITO foi o Galaxy SIII filho ! Seu iphone nem se quer tem NFC ! A camera é a mesma do 4S....8MP enquanto a do Xperia S é de 12MP Full HD ( Resolução 4000X3000 ). Só nisso o iphone perdeu pra dois smartphones. A concorrencia quer imputar defeito para a Apple saber e reconhecer que ele não é a melhor hoje em dia.....se um dia ja foi eu duvido muito. Os caras esticam uma tela e saem falando que o iphone 5 é "o mais melhor de bom".......kkkkkkk........só rindo mesmo. Viva Google, Viva Android, Viva Sony e Samsung !

    recentes

    populares

    • Leonardo Magalhaes
      2012-10-09T06:58:54  

      Andre Candido Desculpa, mas na METADE de 2012 o S3 ser eleito o smartphone do ano? Não é nem um pouco merecido, não estou querendo dizer que o iPhone 5 é o melhor até porque gosto cada um tem o seu, porém é no mínimo cômico um produto ganhar o prêmio "Melhor lançamento do ano" sendo que o ano nem acabou...meio cara-de-pau, não acha? Rs