09/10/2012 07h00 - Atualizado em 09/10/2012 07h00

Carregador ecológico aproveita energia gerada pelo calor de panelas

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

O sistema EcoCharge é um conceito de carregador portátil capaz de utilizar calor para abastecer eletrônicos diversos, como smartphones, por exemplo. A ideia do designer Ardavan Mirhosseini é uma alternativa ecológica, que alia a necessidade de carregamento de aparelhos movidos a bateria à disponibilidade de energia térmica oferecida por tarefas diárias.

O EcoCharge é uma forma ecológica de recarregar os aparelhos eletrônicos, como smartphones (Foto: Reprodução/Ardavan Mirhosseini)O EcoCharge é uma forma ecológica de carregar os aparelhos eletrônicos, como smartphones (Foto: Reprodução/Ardavan Mirhosseini)

Usando módulos de um gerador termoelétrico, a unidade converte o calor produzido no cozimento de alimentos, por aquecedores ou qualquer outra fonte, em energia elétrica utilizável. Para realizar tal tarefa, uma face magnética flexível é fixada em uma superfície metálica, que passa a energia por condução.

Este conceito de carregador utilizaria a energia térmica de panelas e aquecedores (Foto: Reprodução/Ardavan Mirhosseini)Este conceito utiliza a energia térmica de panelas e aquecedores (Foto: Reprodução/Ardavan Mirhosseini)

O equipamento ainda conta com uma tela OLED, através da qual o carregamento pode ser acompanhado, verificando a eficiência da condução nas diferentes superfícies.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Guerra
    2012-10-10T10:02:01  

    Energia não se cria do nada.. se você usa o calor das panelas pra gerar energia, ou vai precisar de mais tempo de cozimento dos alimentos (caso o fogo esteja aceso), gastando mais gás, ou a panela vai esfriar mais rápido, se não tiver mais o fogo aceso.

    recentes

    populares

    • Marcelo Guerra
      2012-10-10T10:02:01  

      Caro compatriota M. Guerra, venho por meio desta lhe informar que o Sr. está ligeiramente equivocado na sua colocação. De fato, a energia utilizada pelo dispositivo para carregar o smartphone provém da diferença térmica entre as superfícies de contato. No entanto, o processo de troca entre a panela e o ambiente é semelhante, sendo que esta energia é dissipada no ar. A eficiência global do sistema panela+fogão só será reduzida se a condutividade térmica do carregador for maior que a do ar (o que não é necessariamente verdade).