Internet

31/10/2012 17h04 - Atualizado em 31/10/2012 17h04

Como habilitar e desabilitar a nova interface de mensagens do Gmail

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

O Google lançou, na última terça-feira (30/10), uma nova interface para edição de mensagens no Gmail. O propósito da novidade, segundo a empresa, é tornar a opção de escrever mensagens mais simples e leve, permitindo que o usuário tenha uma nova experiência com o serviço. Neste tutorial, você vai aprender como habilitar e desabilitar a nova interface de edição de mensagens do Gmail.

Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial

Passo 1. A nova opção está sendo disponibilizada aos poucos. No entanto, assim que ela estiver disponível na conta, ao clicar em “Escrever” pela primeira vez, uma tela de apresentação será exibida. Nela, o usuário terá as opções “Experimente agora” e “Agora não”. Para começar a usar a novidade, basta clicar em “Experimente agora”.

Tela de apresentação da nova interface de edição de mensagens do Gmail (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)Tela de apresentação da nova interface de edição de mensagens do Gmail (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Passo 2. Caso o usuário tenha escolhido “Agora não”, não há qualquer problema. Todas as vezes que ele clicar em “Escrever”, o Gmail exibirá, na tela, a mensagem “Experimente a nova experiência de escrita”. Ao clicar nesta opção, o serviço de e-mail será recarregado e o usuário começará a utilizar a novidade.

Opção permite que o usuário teste a novidade a qualquer momento (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)Opção permite que o usuário teste a novidade a qualquer momento (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Passo 3. Como ocorre com todas as novidades, nem todo mundo gosta do primeiro contato com a nova experiência. A qualquer momento, caso o usuário queira, ele poderá retornar para o visual antigo da tela de edição do Gmail. Para isso, basta clicar em “Escrever” e, na nova janela que será aberta, clicar na setinha para baixo no cando inferior direito da tela e, depois, em “Voltar para o estilo de escrita antigo”.

Opção permite que o usuário desabilite a novidade e volte para a interface antiga (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)Opção permite que o usuário desabilite a novidade e volte para a interface antiga (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Passo 4. Depois de desativar a nova experiência, caso o usuário decida que quer voltar a testá-la, poderá fazer isso seguindo novamente as instruções do Passo 2.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabiano Lira
    2012-11-04T10:36:28

    Gostí

  • Rafael Barbosa
    2012-11-01T20:23:03

    o mesmo ocorreu para os campos CC e CCO, antes era preciso apenas digitar os e-mails nestes campos, agora vc precisa clicar para eles aparecerem. Com intenção de ter um design mais limpo, a operação de simplesmente mandar um e-mail ficou complicada!

  • Rafael Barbosa
    2012-11-01T20:22:58

    Triste ver como houve poququíssimo investimento em design de interfaces por parte da Google para esta atualização aparentemente inovadora, porém irritante! Para fazer diversas ações que antes eram simples, agora precisa-se clicar várias vezes em botões praticamente ocultos. Para quem utiliza diversas contas de e-mail no mesmo gmail, como eu, ficou mais difícil alterar o campo "De:", pois precisa-se dar 2 cliques a mais. Parece pouco, mas durante o dia-a-dia perde-se tempo com isso.

  • Alzir Carvalhaes
    2012-10-31T20:39:44

    Ainda não apareceu para mim, mas tenho certeza de que vou adorar, como todas as novidades trazidas pelo Google.