23/10/2012 06h00 - Atualizado em 23/10/2012 10h13

Conheça algumas propostas que podem revolucionar o futuro da aviação

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Em 23 de outubro de 1906, pela primeira vez, o homem voou com um aparelho mais pesado que o ar e que se projetava à atmosfera por meios próprios. Foi o voo bem sucedido de Santos Dumont e seu 14-Bis em Paris. E, para comemorar o Dia da Aviação, o TechTudo destacou alguns dos projetos revolucionários do setor para as próximas décadas.

Já se passaram 106 anos e, hoje, aviões de tecido com motores de 50 cavalos de potência são curiosidades para museus. A engenharia aeronáutica investe em tecnologias que devem moldar de maneira definitiva o formato, o combustível, os componentes e toda a estrutura das aeronaves do futuro.

A colheitadeira voadora

No interior das asas giram paletas que dão sustentação e velocidade ao avião (Foto: Reprodução)No interior das asas giram paletas que dão
sustentação e velocidade ao avião
(Foto: Reprodução)

O design básico dos aviões não mudou muito nesses pouco mais de cem anos. Basicamente, um cilindro cruzado por asas resume o desenho de um avião comum.

Mas há um projeto que promete acabar com esse paradigma. É o FanWing: um avião em que o motor é central, na fuselagem.

Sem hélice ou turbina, a propulsão do avião vem do movimento das paletas de um grande ventilador, dispostas na transversal, no interior das asas. Difícil de entender? Imagine as asas como uma enorme, e leve, colheitadeira.

Marinha norte-americana testa avião autônomo

Avião não-tripulado pode roubar a cena em diversas aplicações (Foto: Reprodução)Avião não-tripulado pode roubar a cena
em diversas aplicações (Foto: Reprodução)

O drone, um avião autônomo, é uma meta exaustivamente perseguida pelas forças aéreas do mundo todo. A ideia é poupar custos em todas as frentes: energético, de material e humano. A marinha dos Estados Unidos é uma das forças dessa vanguarda com seu X-47B. O avião não-tripulado foi concebido para missões de reconhecimento e até de combate.

No futuro, as tecnologias desenvolvidas para uso militar podem acabar em aviões civis. São aeronaves não-tripuladas de monitoramento de condições ambientais, voo e resgate em locais de difícil acesso ou que tenham sido cenários de desastres nucleares, na difusão de agrotóxicos em plantações e no policiamento de grandes cidades. Tudo a custos mais baixos, menor consumo de energia e sem o risco para vidas humanas.

Airbus pode ter avião transparente em 2050

Avião transparente oferecerá visões deslumbrantes (Foto: Reprodução)Avião transparente oferecerá
visões deslumbrantes (Foto: Reprodução)

Quem gosta de voar e disputa a janelinha terá uma boa notícia: a Airbus estima que em 2050 terá um modelo de aeronave transparente.

A ideia é deslumbrar os passageiros com os visuais de um voo em grande altitudes, projetar informações nas paredes transparentes.

Assim será promovido um novo tipo de interação entre aeronave, passageiro e a viagem.

 

Nasa patrocina projeto de avião que gira 90 graus em pleno voo

Com asas longas, o avião fica mais fácil de manobrar (Foto: Reprodução)Com asas longas, o avião fica mais
fácil de manobrar (Foto: Reprodução)

A ideia é criar um novo tipo de design de aeronave que permita a um mesmo avião viajar com velocidades maiores que a da propagação do som e, também, a frações dessa velocidade. Tudo privilegiando economia e eficiência.

Aí nasce SBiDir-FW, pensado por técnicos da Universidade de Miami. Em resumo, o projeto prevê um avião que mude sua relação de comprimento por largura quando necessário. 

Com as asas curtas, ele teria menos arrasto, e atingiria velocidade supersônicas. Com a posição onde as asas superam o comprimento, o avião seria mais manobrável e fácil de decolar e pousar.

Aviões elétricos podem ser o futuro

Parece mais um submarino albino e com asas, mas é o VoltAir: o avião elétrico (Foto: Divulgação)Parece mais um submarino albino e com asas,
mas é o VoltAir: o avião elétrico (Foto: Divulgação)

O grande problema de se fazer um avião voar com eletricidade é a limitada quantidade de energia que pode ser armazenada em baterias. Mas, no futuro, tecnologias mais evoluídas podem resolver o problema gerando eletricidade a partir de fontes inusitadas.

Essa é a proposta do conceito VoltAir, da European Aeronautic Defence and Space Company.  A estimativa da companhia é que baterias de altíssima capacidade, motores elétricos mais eficientes e um conjunto de sistemas que recuperem e gerem energia a partir de fenômenos naturais estejam desenvolvidos o suficiente para que um avião como o VoltAir seja possível em 2035.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Von Fernandes
    2012-10-24T02:06:21

    Felipe&Tulio. No dia 17/12/1903 os irmaos fizeram dois voos saindo do nivel da terra e enfrentaram ventos de 43 km a baixo de 0graus. Voaram 37 m em 12 seg a 10km/h. Foi qdo o fato foi registrado pelo fotografo. Depois voaram mas 4X, 53 m e 61m distancia e a 3 m de altura.O ultimo voo com um motor 4 cilyndros,resfriado a agua; primitivo tipo injecao de combustivel; sem carburador e bomba de comb. foi de uma distancia de 852 pes e durou 59 seg.A catapulta so entrou na historia em 7/09/1904 por falta de dinheiro passaram a dedicar a engeenharia e aperfeicoamento do aeroplano como

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Soares
    2012-10-23T23:01:17

    Todos os aparelhos dos Wright necessitavam de uma catapulta! Convenhamos que catapultado até vaca voa, vamos abrir a mente geração coca-cola.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Silva
    2012-10-23T22:46:09

    Quem inventou o Avião foi...... DEUS!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Von Fernandes
    2012-10-23T16:56:24

    Por outro lado, parabens pela materia, esta excelente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís F.f.ottmann
    2012-10-23T16:05:17

    Desculpem o erro de digitação no meu comentário anterior! Em lugar de "Pilipe" leiá-se Filipe

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís F.f.ottmann
    2012-10-23T15:47:58

    Brilhante a matéria sr. Pilipe, pena a abertura do tema, que pode confundir os brasileiros, carentes de heróis e orgulho nacional.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Amaury Barreto
    2012-10-23T13:29:06

    Pessoal, parem com essa síndrome de vira lata e síndrome de patriotismo barato. Isso nao leva a nada. Os irmãos Wright voaram sim, em um avião. Foi atirado de um morro por uma catapulta e voou em linha reta. Tal qual um avião de papel. O Santos Dummond ganhou, em Paris, uma competição que consistia em fazer uma maquina voar por sua própria propulsão (sem a famigerada catapulta) por um tempo considerável. Essa façanha foi feita com a maquina 14. Porém, ela se destruiu, e para mostrar o feito aos juízes, foi construída outra, a famosa maquina "14 bis". Isso confunde a cabeça de muita gente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís F.f.ottmann
    2012-10-23T13:24:00

    O primeiro artefato voador para transporte de passageiros transoceânicos, foi o Zeppelin, alemão, baseado nas experiências do Santos Dumont, o melhor de todos os pesquisadores/inventores dessa modalidade de vôo, e que terminou numa tragédia sem prescedentes, encerrando à era dos balões...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís F.f.ottmann
    2012-10-23T12:54:43

    Baseado nas experiências dos inventores do que conhecemos como avião, o sr. Alberto Santos Dumont criou o Demoiselle, esse sim um avião revolucionário

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís F.f.ottmann
    2012-10-23T12:42:52

    Os irmãos Wright, voaram com um aparelho no formato de avião, configuração de avião, desempenho de avião em 17 de dezembro de 1903, portanto a mais de dois anos antes do feito do 14 Bis, do sr. Alberto Santos Dumont...outro grande feito na área do pioneirismo da aviação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Neto
    2012-10-23T12:34:02

    O avião elétrico já existe , o panthera , custa 800 mil reais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • ALEXANDRE ALVES
    2012-10-23T12:07:41

    Danillo! Pare de pensar que você e nós brasileiros nascemos para aplaudir as façanhas dos países "ditos" do primeiro mundo (classificação antiquada). Apesar dos nossos políticos e aqueles que os colocam em posições de poder, serem de péssima qualidade, temos sim, entre aqueles nascidos em nossas terras, alguns gênios, mentes brilhantes, humanistas respeitáveis, economistas competentes e outras capacidades respeitadas pela maioria dos países que VOCÊ insiste em admirar. Não os subestime, mas, não pense que você é a rabeira do mundo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Amaury Barreto
    2012-10-23T13:32:15   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:50

    Continuando... Confunde pois acreditam que santos Dummond inventou o avião, o que esta errado. Mas ganhou o título de "pai da aviação" pois seu avião era autopropulsado, diferente da maquina dos irmãos Wright. Por isso eles sao os inventores da coisa, mas Alberto santos Dummond melhorou e muito o conceito. Alias, o Demoiselle sim, era algo revolucionário, como o colega abaixo mencionou. Enfim, chega dessa conversinha fiada. Cada um deles tem seu lugar e sua instancia na história da aviação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Amaury Barreto
      2012-10-23T13:32:15   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:50

      Roger Gibraltar Há uma controvérsia no verdadeiro sobrenome francês do sr. Alberto Santos... Dumont, Dummond eram sobrenomes franceses , com variações de pronúncias e grafias. daí, acredito como brasileiro que sou, que devemos aceitarmos os dois,indepemdente de politicamente corretos ou incorretos dentro da nossa história de colonizadores!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Amaury Barreto
      2012-10-23T13:32:15   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:50

      Luís F.f.ottmann Mais um erro meu de grafia...em lugar de "indepemdente" , leiá-se " indenpendente! Vou trocar meu teclado antes de me acusarem como semi-analfabeto!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marquis Falaise
    2012-10-23T12:41:46   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:50

    A primeira vez o homem voou com um aparelho mais pesado que o ar....na verdade foi os irmaos Wright de EUA no ano 1903.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marquis Falaise
      2012-10-23T12:41:46   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:50

      Amigo o primeiro aparelho mais pesado que o ar que voou foi o balão de ar quente voava a merce do vento, o Sr. Albert Santos Dumont aprimorou o projeto tornando o dirigível com a adição de um pequeno motor, com ele o inventor deu uma vota ao redor da famosa torre em Paris, e o primeiro avião a decolar por meios próprios foi o 14 Bis também do Sr. Santos Dumont, o aparelho dos irmão Wright até voava melhor más não decolava por meios próprios e sim era catapultado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marquis Falaise
      2012-10-23T12:41:46   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:50

      um brasileiro defender os irmãos wright, pelo amor de deus. só os idiotas americanos acham isso

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Von Fernandes
    2012-10-24T02:10:16   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

    e aperfeicoamento do aeroplano como controles para cada um dos três eixos . Por fim eles levantaram voos do chao.Eu tambem pensava q foi Santos Dumond o primeiro a lenvantar voo do chao; mas nao foi .O merito pertence aos Wright Bros.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Von Fernandes
      2012-10-24T02:10:16   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

      e vc acreditou realmente nisso? se o voo realmente tivesse sido realizado antes de Dumont, vc acha que a sociedade científica, grande parte concentrada na Europa, não faria chacota do então pretendente a pai da aviação? Acreditar em tudo que se lê, principalmente oriundo dos EUA, está fadado a cometer vários enganos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edinaldo Silva
    2012-10-23T20:58:37   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

    Certo, novas tecnologias e tudo mais. Só que nao inventan nada e evite de matar tantas pessoas se um aviao despenca do ar!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Edinaldo Silva
      2012-10-23T20:58:37   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

      Os proprios avioes sao feitos para que nao caiam. Devido a grande quantidade de sistemas redundantes numa aeronave comercial, a chance de acontecer alguma falha grave no sistema é da ordem de 10^-9. Quase a mesma de se ganhar na Mega Sena. Claro que acontecem acidentes de vez em quando, mas sao raros e ocorre um a cada varios anos. Se nao fosse algo seguro, com o tanto de avioes que rodam o mundo diariamente, voce iria ouvir de um acidente toda semana pelo menos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Von Fernandes
    2012-10-23T16:51:40   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

    Fellipe Garreth,Desculpe em corrigi-lo,mas vc equivocou-se qdo escreveu “Em 23 de outubro de 1906,PELA 1 VEZ, o homem voou com um aparelho mais pesado q o ar e q se projetava à atmosfera por meios próprios.O correto seria: EM DEZEBRO 17 de 1903,pela 1vez, dois irmaos -Orville Wright e Wilbur Orville, pioneiros na aviacao inventaram e construiram o primeiro aviao do mundo de sucesso a fazer o primeiro controlado, alimentado e sustentado vôo mais pesado que o ar.Dumont eh o pai da aviacao Brasileira,e nao foi o 1 a voar. Ha 3 anos antes os dois irmaos Americanos haviam consagrado a facanha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Von Fernandes
      2012-10-23T16:51:40   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

      Os Irmãos Wright voaram com um aparelho que era catapultado ao ar. Dumont voou com um aparelho que subia ao ar com seus próprios esforços.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Von Fernandes
      2012-10-23T16:51:40   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

      Von Fernandes, é exatamente o que o Filipe disse. O aviao dos irmaos Wright nunca conseguiria alçar voo sozinho. Sem a catapulta ele nem sairia do chao direito. Se for considerar assim, os primeiros planadores foram criados em 1849, sendo que os primeiros que tinham o minimo de controle datam de 1890. A diferença deles para o dos Wright é que o segundo tem um motor. E ainda assim nao percorreu uma distancia muito expressiva. Ja o de Santos Dumont conseguiu decolar de forma autonoma, coisa que planador nenhum fazia

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Danillo Leite
    2012-10-23T08:57:00   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

    with inventing and building the world's first successful airplane and making the first controlled, powered and sustained heavier-than-air human flight, on December 17, 1903. Parem por favor de enganar os brasileiros. Esse tal de Alberto... até inventou alguma coisa que voava... mas depois dela já existir.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danillo Leite
      2012-10-23T08:57:00   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

      Quem inventou o avião não foram os norte-americanos e tb não foram os brasileiros, foi Clément Ader.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danillo Leite
      2012-10-23T08:57:00   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:49

      alienado que só tem a visão americana em ingles, e mais ridículo ainda acolar essa fonte em ingles.. se for por isso, quem inventou o avião o primeiro cara que jogou um pedra que fez ela voar por mais de 5 s, ou um experiencia de suicídio q houve voo, mas infelizmente o piloto morreu

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário