Internet

10/10/2012 19h23 - Atualizado em 10/10/2012 22h48

Família de Nissim Ourfali processa Google após vídeo virar piada na web

Gabriela Viana
por
Da redação

A família de Nissim Ourfali - que ficou famoso após a publicação de um vídeo seu no YouTube - entrou com processo contra o Google. Iniciado na 1ª Vara Cível de São Paulo, no dia 19 de setembro, o documento informa que a viralização do vídeo causou "sérios transtornos à vida do autor" e que há quase 800 resultados para buscas com o nome do jovem no site. No registro também consta que o pedido de indenização requerido pela família do adolescente é de R$ 30 mil reais.

Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial

nissimmeme (Foto: nissimmeme)A família do adolescente está processando o Google (Foto: Reprodução)

Os pais de Nissim resolveram acionar a Justiça para remover o conteúdo do site, após o sucesso inesperado do adolescente com o vídeo produzido para seu Bar Mitzvah. A filmagem, que mostra Nissim interpretando a música "What makes you beautiful" da banda One Direction, em imagens com a família e praticando seus hobbies, viralizou em poucos minutos, alcançando a marca atual de mais de três milhões de visualizações.

Uma decisão em 1º Instância do Fórum Central Civel João Mendes Júnior, onde o processo foi registrado, negou o pedido da família da retirada do conteúdo. De acordo com o que foi publicado no último dia 24 de setembro no "Diário Oficial do Estado de São Paulo", a possível remoção total do conteúdo da Internet ainda é uma dúvida.

“É para mim duvidosa a possibilidade técnica de retirada da Internet de todos os caminhos de acesso que, a essa altura, se estabeleceram ao vídeo em questão, sendo certo que disseminação descontrolada de conteúdo é característica da Internet (da qual, talvez pela novidade ainda de sua existência, boa parte dos usuários não tem consciência). Assim é que, embora compreenda sob aspecto humano a situação em que se encontra o autor, não vejo de plano possibilidade de estabelecer obrigação de fazer, mormente de conteúdo aberto como pretendido, para a requerida, convindo seja por primeiro aberto o contraditório”, afirma a decisão.

Procurada pela redação do TechTudo, a assessoria do gigante das buscas, responsável pelo controle do serviço de vídeos, se limitou a responder que "o Google não comenta casos específicos".

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nilson Silva
    2012-10-10T19:52:54  

    No youtube tem a opção deixar vídeo privativo, publicou pra todo mundo ver agora quer indenização. Não é culpa do google se produziram esse vídeo ridículo.

    recentes

    populares

    • Nilson Silva
      2012-10-10T19:52:54  

      Anderson Barbosa, só há pagamendo de direitos quando há ganho na utilização. Eles usaram a melodia para um video de família que não gerou um centavo, então um processo por parte da banda (mesmo que soubessem) seria estúpido.

    recentes

    populares

    • Nilson Silva
      2012-10-10T19:52:54  

      Jarbas Manfredo E a propaganda que vem antes do video? Estão ganhando!

  • Márcio Hukuda
    2012-10-11T10:28:15

    Cada um paga o preço da fama! Youtube quando está fora do privado, td mundo vê! Google deixa claro suas regras!

  • Leandro Lima
    2012-10-10T19:48:23

    Acredito que o próprio miojo, quer dizer, Nissim, ou a família dele foi quem postou o vídeo no Youtube, agora querem indenização!? aff querem se beneficiar da própria torpeza. O motivo com certeza é dinheiro, seria muito mais fácil conseguir isto ganhando a partir do Google, que paga por visualização do vídeo no Youtube.

  • Everton Dreher
    2012-10-10T19:46:42

    Colocaram o vídeo por vontade própria, e deixaram ele como público, ou seja, o Google não tem culpa nenhuma, ele se expôs por quê quis, agora aguenta...

  • Vinicius Robles
    2012-10-10T19:46:19  

    A os pais do garoto deveriam exigir indenização deles mesmos por não darem orientação para o seu filho sobre esse tipo de questão. A pessoa que joga um vídeo no youtube tem que ter noção do que as ações dela podem gerar. E a partir do momento em que "cai na net" é da net pra sempre. A Xuxa sabe muito bem disso. Indenização de R$30.000,00, que piada.

    recentes

    populares

    • Vinicius Robles
      2012-10-10T19:46:19  

      É nisso que dá pessoas que não tem muita noção inventar de postar vídeos na internet! Será que esse senhor leu os termos de uso quando adquiriu a conta do YouTube? Será que ele não teve a decência de postar o vídeo como PRIVADO? Gente sem noção acaba com a paciência de qualquer pessoa com capacidade cognitiva normal! Se eu fosse o (a) juiz(a), eu processaria os pais desse moleke e ainda pediria um autógrafo do Nissim!

    recentes

    populares

    • Vinicius Robles
      2012-10-10T19:46:19  

      Cristiane Costa Falou tudo !!! kkkk

  • Guilherme Mourão
    2012-10-10T19:43:38

    Deveria ter entrado no Google Ads assim ganharia muito mais que 30 Mil.

  • Nathan Steinhauser
    2012-10-10T19:43:08

    Pra que colocar o vídeo na net então !

  • Arthur Jeremias
    2012-10-11T08:09:11

    Quando a 'One Direction' processar eles, ai que eles vão ver a fumada! hahaha Até baleia eles vão ver!

  • Léo Ferreira
    2012-10-11T08:07:47

    A próxima notícia será: Família de Nissim Ourfali vira piada após tentar processar Google. Eu, se fosse o Google, processaria a família por tentativa de enriquecimento ilícito.

  • Rodrigo Pereira
    2012-10-11T08:06:53

    Como o Google vai imaginar que um video do youtube não pode ser encontrado nas buscas dele? Tinha que ser o Nissim Ourfali...

  • Elizabeth Stefanino
    2012-10-11T08:04:13

    Heheheheheh... Moleque otário!!!!

  • Mateus Ribeiro
    2012-10-11T08:04:32

    A familia do garoto faz o video, faz ele passar essa vergonha, e eles mesmos colocam na internet... e agora querem processar ???? Esse povo quer é dinheiro fácil, cambada de inútil !

  • Mario Silva
    2012-10-11T08:02:32

    O Youtube/Google é que deveria processar a família Ourfali, isso sim...kkkk

  • Mauricio R.
    2012-10-11T08:02:20

    Corretíssima a decisão da justiça. O problema é que muita gente não tem ideia do que é internet.

  • Renan Carvalho
    2012-10-11T07:58:36

    Quem mandou colocar o video no youtube?? Ta fazendo sucesso e ainda reclama... ê Brasil que todo mundo quer levar vantagem!!!

  • Marcos Hayun
    2012-10-11T07:51:32

    Uma dúvida... será que a família pagou os direitos autorais pela versão da música?

  • Isaque Mendes
    2012-10-11T07:51:28

    KKKKKKKK' comedia esse leke ><"

  • Hector Hernandes
    2012-10-11T07:29:52

    Se fosse mais esperto dava uma de Luiza do canada e se promovia.

  • Giu Reis
    2012-10-11T08:32:16

    Vamos ter mais atenção no que vamos fazer, pq depois de feito já era, caiu na net , caiu na rede, é melhor nem mexer , quanto mais mexer pior fica, eu nem sabia desse video, agora sei, e muitos com certeza só saberão por causa da materia do techtudo

  • Roberto Alves
    2012-10-11T08:14:37

    Tem que fazer igual a Luiza do Canadá!!! aproveitar o maximo que der e com certeza vão acabar esquecendo!! Quanto ao processo ,deveriam ler as letrinhas antes de postar ou postar PRIVADO,,Tem tambem a versão do One direction

  • Jão Sauro
    2012-10-11T10:40:20

    ah isso aí foi de caso pensado: "gravo um video, publico depois processo"

  • Igo Sousa
    2012-10-11T10:35:47

    Nissim quem?

  • Irineu Nakaya
    2012-10-11T09:44:11

    Caracas. Defecaram e sentaram em cima. Correm o risco de serem processados, pois se o juiz for correto não aceitará esse processo.

  • Tsidle
    2012-10-11T09:29:22

    clicar só em "proximo" e aceitar tudo dá nisso...ler a "Política de Privacidade" faz bem as vezes, acredito que será uma perca de tempo esse processo.

  • André Guimarães
    2012-10-11T08:44:23

    Google deveria colocar os honorários dos advogados deles na conta da família Ourfali. Bando de sem noção.