10/10/2012 18h25 - Atualizado em 11/10/2012 14h55

Firefox OS também funcionará offline, confirma executivo

Allan Melo
por
Da Futurecom 2012

Um dos executivos envolvidos no desenvolvimento do Firefox OS revelou novas informações sobre o sistema operacional ao TechTudo. A principal delas, segundo o especialista, é que a plataforma não precisa ficar conectada ao 3G o tempo inteiro para funcionar, como havia sido especulado anteriormente.

Tela de desbloqueio do Firefox OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)Tela de desbloqueio do Firefox OS (Foto: Allan Melo/TechTudo)

"Há aplicações que realmente precisarão (da Internet para rodar), como o Facebook, até porque não faz sentido ele ser offline. Mas o sistema funcionará sem a Internet sim", disse o especialista, nesta quarta-feira (10), durante a Futurecom 2012 .

O executivo, um representante do grupo Telefônica-Vivo que pediu para não ser identificado, disse que a empresa será responsável pela comercialização dos aparelhos, pelo design da interface e pela usabilidade (experiência de uso) do sistema. Já a Mozilla está cuidando de todas as integrações e funcionalidades internas, bem como as APIs para desenvolvedores.

Firefox OS rodando um jogo em HTML 5 offline (Foto: Allan Melo/TechTudo)Firefox OS rodando um jogo em HTML 5 offline
(Foto: Allan Melo/TechTudo)

Toda a parte de desenvolvimento da Telefônica está sendo realizada em um laboratório de criação na Espanha, onde vários profissionais aproveitam a oportunidade para implementar suas modificações. "Esta é a primeira vez que uma operadora tem a oportunidade de fazer parte do desenvolvimento de um sistema operacional para smartphones. Nós sempre recebemos sistemas prontos", disse o executivo.

Sobre a questão da propriedade intelectual, o Google, por exemplo, diz que o Android é código aberto mas vende licenças de uso dos produtos da companhia, como a loja de apps Google Play. Já a Mozilla, ao que parece, quer liberar tudo. 

Quando perguntado sobre a possibilidade de cobrar certificações de uso contra o uso "indevido" do sistema (como nos xing-lings), o executivo aliviou. "Se os chineses copiarem, estaremos felizes. Afinal, eles não copiam o que não é um sucesso", declarou.

Um dos recursos implantados pela operadora, por exemplo, foi o módulo de rádio FM. "Achamos que este é um recurso importante para os brasileiros", declarou. Outra modificação foi o monitor de consumo, que indica a quantidade de minutos gastos, de SMS enviados e o tráfego de dados - comparativamente melhor que o monitor lançado no Android 4.0.

Segundo o especialista, essas criações não serão exclusivas dos aparelhos da Telefônica-Vivo. "Estamos investindo no sistema pois queremos ser os primeiros a vender aparelhos com Firefox OS no mundo, mas tudo nele é código aberto", esclareceu.

O Firefox OS será usado em smartphones de baixo custo, abaixo dos R$ 500, e está previsto para chegar às lojas no Brasil até março de 2013.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Franco
    2012-10-12T00:31:11

    Mais um OS móvel chegando por aí, se for bom dá até para animar em desenvolver para ele.

  • Dani Nakamura
    2012-10-10T21:17:21

    O projeto de desenvolvimento do Gecko tá no github há um tempão, é só usar o git pra baixar e compilar, sem falar que tem instruções pra instalar no Galaxy S2.