25/10/2012 14h11 - Atualizado em 25/10/2012 14h58

Fotos de soldados da Segunda Guerra são misturadas a paisagens atuais

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

A historiadora holandesa Jo Teeuwisse resolveu unir fotos antigas da Segunda Guerra Mundial aos cenários atuais onde essas imagens se passaram. Em suas composições, ela mescla passado e presente, apresentando verdadeiros fantasmas pelas ruas de cidades francesas. Teeuwisse faz uma superposição dos soldados europeus nas paisagens atuais, deixando as pessoas com maior opacidade justamente para criar essa atmosfera fantasmagórica.

Foto põe soldados da Segunda Guerra Mundial na atual Avenue de Paris, em Cherbourg (Foto: Jo Teeuwisse)Foto põe soldados da Segunda Guerra Mundial na atual Avenue de Paris, em Cherbourg (Foto: Jo Teeuwisse)
Foto original dos soldados, de 1944 (Foto: Michel Le Querrec)Foto original dos soldados, de 1944 (Foto: Reprodução)
Cenário atual da Avenue de Paris (Foto: Michel Le Querrec)Cenário atual da Avenue de Paris (Foto: Michel Le Querrec)

A historiadora acredita que deixar essas cenas de guerra mais familiares, ligando-as a lugares que conhecemos, aumenta seu impacto. “Eu sabia o que tinha acontecido ali, mas ver o exato lugar onde uma cena dessas se passou grava-a na sua memória visual.”, explica Teeuwisse.

Jo Teeuwisse começou a fazer esse tipo de composição depois que encontrou 300 negativos antigos em um mercado de pulgas em Amsterdam, na Holanda. A partir dessas fotos, ela montou novas cenas juntando as pessoas nas fotos antigas com os cenários atuais. O mesmo processo foi utilizado nessas fotografias da Segunda Guerra Mundial e as paisagens francesas.

O trabalho de Teeuwisse vai muito além da parte visual. Sua organização, chamada Historical Consultancy (Consultoria Histórica), faz pesquisas sobre a vida cotidiana nesses locais antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Eles não apenas coletam informações, mas entrevistam pessoas que testemunharam essa época e reconstroem certos aspectos da história.

Prisioneiros alemães marcham no atual cenário francês (Foto: Jo Teeuwisse)Prisioneiros alemães marcham no atual cenário francês (Foto: Jo Teeuwisse)
Soldados aliados passando em frente a lojas atuais (Foto: Jo Teeuwisse)Soldados aliados passando em frente a lojas atuais (Foto: Jo Teeuwisse)
Soldados alemães na Rue des Fossés Plissons, em Orne (Foto: Jo Teeuwisse)Soldados alemães na Rue des Fossés Plissons, em Orne (Foto: Jo Teeuwisse)
Celebração do dia da Queda da Bastilha em dois momentos  (Foto: Jo Teeuwisse)Celebração do dia da Queda da Bastilha em dois momentos (Foto: Jo Teeuwisse)

Veja mais composição de Jo Teeuwisse

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Machado
    2012-11-02T16:14:29

    Seria bastante interessante se pudessem encontrar algum sobrevivente das fotos para que eles pudessem comentar o fato acontecido naquele momento. Muito boa a ideia e de muito bom gosto as fotas.