22/10/2012 08h15 - Atualizado em 22/10/2012 08h15

LG Nexus 4 pode não vir ao Brasil; problema afeta update do Galaxy X

Allan Melo
por
Da redação

O LG Nexus 4, possível quarto integrante da linha de Androids "puro" do Google, pode ficar fora da lista dos smartphones vendidos no Brasil. Segundo uma fonte da indústria em declaração exclusiva ao TechTudo, o principal motivo seria uma regra da Anatel que impede que os smartphones Nexus venham com o sistema original ao país, impedindo sua homologação.

Nexus da LG deve ser anunciado em breve (Foto: Reprodução) (Foto: Nexus da LG deve ser anunciado em breve (Foto: Reprodução))Nexus da LG deve ser anunciado em breve, mas dificilmente virá para o Brasil (Foto: Reprodução)

Sem entrar em detalhes, o analista disse que a Anatel possui uma regra na certificação dos aparelhos que exige uma funcionalidade no aplicativo de discagem. Este recurso, no entanto, não foi implementado pelo Google no Android original, o que naturalmente exige que a empresa responsável por seu registro no Brasil crie uma versão modificada do sistema, apropriada aos padrões do agência reguladora.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Segundo a fonte, esta pode ser a razão para que, muito possivelmente, a linha Nexus montada pela Samsung - aqui no Brasil comercializada como Galaxy X - nem chegue a ganhar o esperado update para o Android 4.1 (Jelly Bean), já distribuído em vários países.

A única possibilidade de o LG Nexus 4 vir ao Brasil, segundo o analista, seria se o laboratório de desenvolvimento da empresa sul-coreana resolvesse atender a demanda da Anatel e criasse a modificação no Android. Para ele, no entanto, essa possibilidade não é tão viável assim.

Ainda durante a conversa, ele declarou que o aparelho foi trazido para o Brasil e que ele já chegou a testá-lo algumas vezes, confirmando sua existência. "O smartphone está incrível. Realmente eles capricharam nesse Nexus", disse.

Com a promessa de apresentar novidades na linha Nexus em um evento marcado para o próximo dia 29, o Google deverá lançar o LG Nexus 4 com a nova versão do Android, 4.2, também conhecida como Key Lime Pie.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luís Fernando
    2012-10-22T13:06:45

    Tem nada a ver! Os teclados de discagens são os mesmos no mundo inteiro, se isso acontecer será um absurdo!

  • Wagner Lima
    2012-10-22T10:17:30

    assim como os genios deste site disseram que os motorolas razr HD, I e o maxxx so viriam no fim de 2013...fala serio pessoal desinformado heim....

  • Jo Ramo
    2012-10-22T17:14:23

    Mas que coisa chata em p-oooooo

  • Mateus Sousa
    2012-10-22T16:39:23

    Como sempre as agências "reguladoras" botando pra fuuuu em nós!

  • Cassius Oliveira
    2012-10-22T16:06:14

    Aff... O S3 está disparado na ponta já, nem se fala mais em rival para ele! O melhor investimento que fiz na minha vida.

  • Cassius Oliveira
    2012-10-22T16:06:14

    Aff... O S3 está disparado na ponta já, nem se fala mais em rival para ele! O melhor investimento que fiz na minha vida.

  • Vinicius Santos
    2012-10-22T16:04:38

    bom, se a regra faz sentido para o Brasil e foi feita para proteger o consumidor, quem quer lançar o aparelho aqui tem que acatar. Pelo que entendi da matéria, a modificação não seria nada de outro mundo (possivelmente algo bem simples de contornar). Mas não sei, faltou o TechTudo explicar isso direito :-/

  • Adeilson Oliveira
    2012-10-22T15:21:34

    é claro que nao pois vai ter concorrencia e o preço vai cair e quem sabe o acerto que foi feito por este governo lixo que ai esta sendo que so tem imposto a paga e nada a oferecer ao povo estes mensaleiros fora petralhas

  • Jhones Santos
    2012-10-22T15:06:16

    é só liberar uma grana pro governo, sempre assim rs

  • Alberto Castro
    2012-10-22T12:31:39  

    Afinal, alguém sabe exatamente que funcionalidade seria essa e pra que serve?

    recentes

    populares

    • Alberto Castro
      2012-10-22T12:31:39  

      Chama-se oligopólio! Serve pra forçar o consumidor comprar o que oferecem e não o que o consumidor deseja, fazendo com que lucrem "nas costas" do consumidor que "nada" (nada é subjetivo, pano pra manga até) pode fazer.

  • Cristiano Barros
    2012-10-22T12:14:17  

    Nada como ter um parente morando fora,na hora que sair no USA vou comprar e mandar a Anatel po c...

    recentes

    populares

    • Cristiano Barros
      2012-10-22T12:14:17  

      boa...muito boa Cristiano!

  • Felipe Almeida
    2012-10-22T15:47:20  

    o TechTudo não conhece o Mercado Livre.... AHuHAUUHA

    recentes

    populares

    • Felipe Almeida
      2012-10-22T15:47:20  

      Falow tudo.....e tbm naum conhece o ebay.kpopskposkkkspkopk

    recentes

    populares

    • Felipe Almeida
      2012-10-22T15:47:20  

      João Linhares beem issso kkk ou se conhece alguma loja aki no brasil que importe dos EUA?

  • Jefferson Barbara
    2012-11-14T03:39:01

    "O analista disse que a Anatel possui uma regra na certificação dos aparelhos que exige uma funcionalidade no aplicativo de discagem"... Alguém sabe que funcionalidade extra é esta exigida? Se fosse coisa BOA p/ o POVO, certamente os OUTROS PAÍSES tbm teriam esta "funcionalidade"... Terra tupiniquim - só os caciques se dão bem! Ladrão de galinha NÃO tem indulto não... MENSALEIROS ESTÃO NA PORTA DE TEREM... A GANG não iria deixar os seus na mão nê... Parece vingança. Normalmente Polícia (Executivo) prende e Justiça solta. Agora, JUDICIÁRIO CONDENA, e o EXECUTIVO esta prestes a soltar...

  • Rafael Alves
    2012-11-09T00:42:43

    alguém sabe dizer seeu comprando esse cel nos EUA desbloqueado ele irá funcionar aqui no Brasil??

  • Daniel Matos
    2012-10-24T14:49:07

    a

  • Cleber Leite
    2012-10-23T11:11:51

    Como sempre, Brasil é tratado como um circo lá fora, e por culpa de poucos palhaços que ditam as regras do picadeiro nos que somos a platéia disso tudo só podemos dar risada disto tudo ^^. Como sempre disse: o problema não é o Brasil, é morar no Brasil ;-)

  • Tiago Oliveira
    2012-10-23T10:47:13

    As Leis no brasil nos estimula a comprar fora do país , e a uma grande maioria a comprar produtos piratas ! so de ser obrigado a votar , mostra que o país não é serio.

  • Mc Finn
    2012-10-23T10:20:02

    Giovani M, eu tenho o Galaxy Nexus americano e o teclado é absolutamente igual ao nosso (número é número!). Tem tb o asterisco, a estrela, tudo igual. O que a ANATEL pede é uma tecnologia ultrapassada. Somos reféns de uma agência lenta e arcaica que não acompanha o desenvolvimento tecnológico e não permite que o país receba produtos novos.

  • Hudson Cruz
    2012-10-23T10:15:46

    vcs não sabem de nada... steve jobs está vivo e de um esconderijo secreto, no deserto, perto da área 51 ele comanda um lobby internacional para destruir a samsung e boicotar o nexus do google. e mais: tecnologia alienígena vem sendo utilizada nos iphones para comandar as mentes dos seus usuários. no dia do apocalipse os iphonemaníacos comandados por jobs vão virar zumbis e comer os cérebros de quem usar smarts de outras marcas.

  • Hudson Cruz
    2012-10-23T10:15:00

    vcs não sabem de nada... steve jobs está vivo e de um esconderijo secreto, no deserto, perto da área 51 ele comanda um lobby internacional para destruir a samsung e boicotar o nexus do google. e mais: tecnologia alienígena vem sendo utilizada nos iphones para comandar as mentes dos seus usuários. no dia do apocalipse os iphonemaníacos comandados por jobs vão virar zumbis e comer os cérebros de quem usar smarts de outras marcas.

  • Wagner Costa
    2012-11-07T17:35:45

    Engraçado e homologa o iPhone 5 incompatível com o nosso 4G... Vai entender...

  • Marcos Almeida
    2012-10-23T10:12:30

    Eu tenho o Nexus S que não foi liberado pela Anatel aqui no Brasil, ele funciona perfeitamente, ele só não foi liberado pois quando eu saio da área 11 e vou para a 15, o celular não mostra, mas hoje em dia a própria operadora já mostra no texto que ela manda para o dispositivo. Tudo está de acordo, até a formatação dos números, menos essa funcionalidade que eu julgo bem tosca. O certo seria as operadoras mandarem escrito, assim vc troca em menos lugares do que mudar em todos os aparelhos, gerando um custo maior, e por consequencia um valor maior.

  • Rodrigo Martins
    2012-10-23T09:03:55

    Muito improvável que esta funcionalidade exigida seja algo importante. O mais provável é que seja uma perfumaria inútil.

  • Hamilton Filho
    2012-10-23T08:58:06

    LG é marca de televisão...não de celular....nunca tive sorte com celular da LG, o GW550 simplesmente não recebia chamadas...e eles não se interessam em resolver os problemas!! LG TO FORA

  • Carlos Duttweller
    2012-10-23T06:58:07

    ISSO É FACIL DE RESOLVER. COMO TODA A AGENCIA REGULADORA É DO PESSOAL DO PT. UM ACERTO FINANCEIRO E TUDO SERÁ LIBERADO.