Sistemas Operacionais

25/10/2012 16h17 - Atualizado em 25/10/2012 18h01

Microsoft apresenta Windows 8 e produtos de empresas parceiras nos EUA

Taysa Coelho
por
Da redação

A versão oficial do Windows 8 foi lançada nesta quinta-feira (25) pela Microsoft, em um evento em Nova York. O sistema operacional, que tem foco em aparelhos com telas sensíveis ao toque, estará disponível em mais de mil aparelhos como tablets, laptops e PCs, graças a parcerias da empresa com vários fabricantes da área de tecnologia. Já há dispositivos da Samsung, ASUS, Dell, HP, Acer, Sony, Lenovo e da própria Microsoft - como o Surface - com o novo SO.

As vendas do sistema operacional começam oficialmente amanhã, mas algumas lojas brasileiras devem disponibilizá-lo na madrugada de quinta para sexta-feira. Há duas versões à disposição do consumidor comum, o Windows 8 e o Windows 8 Pro. O preço sugerido pela desenvolvedora americana é de R$ 269. A companhia anunciou ainda a edição Enterprise do SO, criada pensando na dinâmica das empresas, e o Windows RT, variante para tablets baseados em ARM que já vem pré-instalada nos aparelhos.

Ballmer no lançamento do Windows 8 (Foto: Divulgação/ TechCrunch)Ballmer no lançamento do Windows 8 (Foto: Divulgação/ TechCrunch)

Aqueles que têm uma versão do Windows em sua máquina podem atualizá-la a partir da meia-noite de hoje no site da Microsoft. O upgrade está disponível para mais de 140 países e em 37 idiomas e pode ser adquirida por R$ 69.

O cofundador e CEO da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou durante o evento à imprensa, em Nova York, que hoje marca o início de uma nova para a empresa e seus consumidores. Ele disse que a linha de computadores Windows que está chegando ao mercado nas próximas semanas vai ser a dos melhores PCs já vistos. A palavra "mágica" foi muito utilizada pelo executivo para descrever a experiência propiciada pelo novo sistema operacional: "Os usuários vão amar", concluiu.

Outro fator citado por Ballmer foi a Windows Store, considerada por ele o coração e centro de downloads de aplicativos do novo SO. Ela será ainda mais importante para os portadores do Windows RT, por ser a única maneira de adquirir apps. A loja de softwares da Microsoft para o Windows 8 já está disponível para 231 mercados e em 109 idiomas.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Silva
    2012-10-25T20:12:56

    Tem tudo para ser magnifico, erros acontecem e bugs tambem.. que seja melhor que o Windows 7 e XP pois esses foram os melhores