Internet

08/10/2012 15h30 - Atualizado em 08/10/2012 15h33

Microsoft erra e pede que Google bloqueie Wikipedia e blogs de tecnologia

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A Microsoft entrou com uma notificação DMCA (Digital Millennium Copyright Act) pedindo ao Google que retirasse do ar 65 sites que estariam fazendo a distribuição não autorizada do beta do Windows 8. A solicitação poderia até ser legítima, não fosse o fato de que na lista de infratores constam páginas reconhecidamente inocentes, como BBC News, Wikipedia, TechCrunch, BuzzFeed e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, cujo conteúdo não tem qualquer ligação com o sistema operacional.

Notificação da Microsoft para que Google bloqueie vários site (Foto: Reprodução)Notificação da Microsoft para que Google bloqueie vários sites (Foto: Reprodução)

Aparentemente, tudo não passou de um erro do mecanismo que a Microsoft usa para detectar violações. O equívoco não surtiu nenhum efeito para os portais de grande importância, como BBC e Wikipedia, que ainda são capazes de ser encontrados através de pesquisa do Google. Como aponta o TorrentFreak, isso deve ocorrer porque esses sites devem ser categorizados como confiáveis, fazendo com que avisos de remoção direcionados a eles sejam ignorados. Mas páginas igualmente inocentes porém menores, como a do Real Clear Politics e a do Teatro AMC, não tiveram a mesma sorte e foram censuradas.

Essa não é a primeira vez que a gigante dos softwares comete este tipo de engano. Em outro pedido, a Microsoft pediu a busca e remoção de uma URL no Spotify.com, site voltado para o mundo da música, e em várias ocasiões eles demandaram a censura do seu próprio mecanismo de busca, o Bing.

Durante o ano passado, a Microsoft pediu a remoção de quase 5 milhões de páginas da web. Muitas das vezes, a demanda foi motivada por erros internos, gerados principalmente porque os detentores de direitos autoriais usam sistemas completamente automatizados para informar ao Google e outros sites sobre infrações.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via TorrentFreak

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Celistre
    2012-10-08T16:23:35

    usaram um sistema deles, por isso que deu pau. da proxima eles usam linux ;D