19/10/2012 16h08 - Atualizado em 19/10/2012 17h49

Mozilla lança loja de aplicativos no Android como prévia do Firefox OS

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Firefox Marketplace está aberto para testes no Android. Qualquer usuário do navegador Firefox Aurora - versão de testes do browser que pode ser baixada fora do Google Play - já pode ter uma noção de como será o mercado virtual de aplicativos da Mozilla. Ele estará presente no Firefox OS, sistema operacional da companhia a ser lançado em 2013.

Marketplace da Firefox está disponível no navegador para Android (Foto: The Verge)Marketplace da Firefox está disponível no navegador para Android (Foto: The Verge)

O layout do Marketplace da Mozilla tem um design minimalista, com funcionamento semelhante ao de outras lojas virtuais, como a do próprio Android. Encontrar um aplicativo nele é bem fácil, e cada programa tem uma página com descrição, classificações, reviews e fotos. Basta tocar em “install” para baixar um dos ainda poucos softwares disponíveis.

Entre as principais inovações da loja estão a filtragem de resultados de pesquisa por relevância e as opções de busca básica e avançada. Vale destacar que os atalhos para os apps do novo Firefox Marketplace serão exibidos normalmente no menu do seu Android, mas não aparecerão na lista de programas do seu sistema operacional, sendo necessário acessar o navegador Aurora para desinstalá-los.

Por enquanto, somente apps gratuitos estão disponíveis na loja virtual da Mozilla. Como o sistema de pagamento do serviço ainda será implantando, o download de programas pagos ainda não foi liberado. Até porque, neste primeiro momento, o intuito da empresa é receber feedback de desenvolvedores e usuários, e não arrecadar dinheiro com a venda de apps.

Entre os aplicativos que já podem ser baixados no Firefox Marketplace estão o Twitter, o gerenciador de metas pessoais Jauntly, a plataforma de streaming de música SoundCloud e joguinhos como Paciência, Xadrez e Sudoku.

Para ter acesso ao Marketplace, basta baixar o Firefox Aurora no Android, executá-lo, e no menu de opções escolher a aba “Apps”. Depois de utilizar a loja, selecione Configurações, toque em Feedback e envie suas impressões para ajudar a empresa a melhorar ainda mais o serviço.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Dametto
    2012-11-28T12:57:09

    O Marketplace da Mozilla tem um visual muito mais agradavel que o menu principal do sistema operacional (Firefox OS). Deviam usar este visual no menu principal, seria bem mais original e bonito!