01/10/2012 09h16 - Atualizado em 01/10/2012 10h04

Mulher com doença é ridicularizada em fórum, se defende e cativa usuários

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Balpreet Kaur, uma mulher que sofre de hirsutismo (uma doença que gera pêlos em áreas masculinas, como o rosto), cativou os usuários da rede social Reddit depois de ser muito ironizada por algumas pessoas no mesmo fórum. Na última semana, uma foto dela foi publicada na página e se tornou alvo de diversas piadas de mau gosto. Isso até a própria entrar na conversa e mudar totalmente o rumo do bate-papo.

Mulher de barba gerou polêmica no Reddit (Foto: Reprodução)Mulher de barba gerou polêmica no Reddit
(Foto: Reprodução)

A fotografia de Kaur foi feita em um aeroporto e o usuário “european_douchebag” publicou-a no Reddit com a legenda “Não sei o que pensar disso”. A explicação veio rapidamente. A menina é adepta do sikhismo, uma religião antiga e com muitos adeptos do Paquistão e da Índia. Nesta cultura, o corpo é cultuado como “um bem divino” e deve ser conservado intacto, como foi “dado por Deus” à pessoa. Por isso, Balpreet não se preocupa em retirar os pelos de seu rosto.

“Para nós, a modificação do corpo é viver por ego e criar uma separação entre nós e a divindade dentro da gente. Transcendendo os padrões de beleza da sociedade, acredito que devemos focar mais nas ações do que nas aparências. Meu corpo vai virar cinza no final, então não há muito motivo para essa preocupação. Quando eu morrer, ninguém vai se lembrar do meu físico, só do meu legado”, publicou a menina no site.

Pouco depois do desabafo emocionado da usuária, diversos membros do fórum passaram a lhe dar apoio. As piadinhas se tornaram elogios. Até mesmo o próprio responsável pela publicação da foto pediu desculpas e disse que “leu mais sobre a fé Sikh e achou interessante”.

“Para mim, o rosto é não tão importante quanto o sorriso e a felicidade que estão por trás dele”, completou Balpreet Kaur. Uma lição de vida, tolerância e orgulho de suas crenças.

Via Daily Dot

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Andre Nascimento
    2012-10-01T19:33:58   , respondido respondido 2013-12-10T10:59:24

    Religião, religião e mais religião... A melhor maneira de arrumar uma desculpa pra tudo.... Sempre dizem.. deus quis assim, deus quer assim... Hipócritas!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andre Nascimento
      2012-10-01T19:33:58   , respondido respondido 2013-12-10T10:59:24

      Ela é hipócrita por acreditar e seguir os dogmas da religião dela? Cada um segue a sua própria doutrina, seus ensinamentos e seus princípios só nos resta respeitar. Acho que você não sabe nem o que significa a palavra hipocrisia, pesquise no Aurélio ou na internet. Essa palavra não cabe a essa jovem.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Monique Silva
    2012-10-01T10:59:04   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

    A fala sério né gente! Vamos parar de ser hipócrita. Dizer que ela esta certa, e falar mal dessas mulheres frutas,que muitas vezes exageram para ter um corpo perfeito e tal. A beleza não é tudo na vida e ela tem o direito de acreditar no que quizer. Só que esta usando a religião para não se cuidar. Parece que ela gosta de ser assim, só não assume. E outra coisa se uma pessoa sem os dentes da frente chega em um escritorio pedindo um emprego e chega uma outra pessoa de boa aparencia e bem vestida,quem é que vai ser contratada?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Monique Silva
      2012-10-01T10:59:04   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

      1º de tudo, em algum momento do texto, vem dizendo que ela não gosta de ser assim ? muito pelo contrário, pra ela é motivo de orgulho! 2º Não é hipocrisia falar que ela está certa, até porque cada um tem sim o direito de fazer o que bem entender com o seu corpo, desde que isso não afete terceiros. Hipocrisia seria dizer que ela está bonita assim, para os padrões de beleza da nossa sociedade. Agora pare de tentar ir contra os que vão a favor da garota, pq o que tu escreveu, e muito menos o que eu escrevi, vai afetar a opinião e modo de pensar em relação aos costumes a religião dela!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Monique Silva
      2012-10-01T10:59:04   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

      Deu para perceber que, mesmo se você se esforçasse, não iria conseguir entender uma outra cultura.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vicente
    2012-10-01T10:49:25   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

    O que comove mesmo é a ignorância contida nos comentários de alguns brasileiros... Não só aqui como em outras matérias. Ás vezes deixo de ler para não me chocar e constatar de que somos um povo muito atrasado ainda... Por favor gente, deixem um pouco de ouvir tchu tcha tchas e vamos estudar um pouquinho, é o que tá faltando realmente para esse país ir para frente, educação e consciência. As eleições estão chegando e os mesmos corruptos de sempre se perpetuarão no poder... triste...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vicente
      2012-10-01T10:49:25   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

      enfim alguem equilibrado, humano e inteligente postando, apoiado 100%

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vicente
      2012-10-01T10:49:25   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

      Concordo que muitos comentários refletem um conservadorismo exagerado e uma ignorância da cultura alheia, o que muito me chateia. Mas me incomoda muito quando isso é tratado como um problema do povo brasileiro. Acompanho debates em sites internacionais e lá também me espanto com comentários que julgo muito desrespeitosos. E, apesar de muitos considerarem inconciliável, é possível curtir tchu tcha tchas e ainda ser uma pessoa extremamente esclarecida e consciente! Acredito até que o mundo seria um porre sem os tchu tcha tchas! Temos problemas? sim! Somos piores que o resto do mundo? Não!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Kensey Lima
    2012-10-01T10:30:35   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

    Pode-se deixar um legado, ser feliz e ter um sorriso no rosto, sem deixar de ter "cuidados" com o corpo. O problema está no extremismo, assim como nossa sociedade erra ao cultuar o corpo e a aparência; reduzi-lo de sua importância natural, também conduz ao mesmo erro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kensey Lima
      2012-10-01T10:30:35   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

      Também conduz ao mesmo erro ? Você equiparar alguem que dá mais valor ao copro do que à existencia é igual a preocupar-se mais com que faz e como age do que com o corpo ? É tudo igual ??? cale-se....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kensey Lima
      2012-10-01T10:30:35   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

      Boa, Cássio Andrade! Sem mais comentários ...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando Santos
    2012-10-01T10:30:12   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

    Muito contraditório isso aí. Primeiro ela fala que o corpo é algo divino e que não pode ser modificado. Logo depois diz que no fim de tudo seu corpo virará cinzas... Se vai virar cinzas mesmo, porque não pode melhorar um pouco? Se é assim ela não deveria fazer as unhas, cortar os cabelos, tomar banho, usar óculos (não está modificando a imperfeição visual que deus lhe deu?)...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2012-10-01T10:30:12   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

      O problema é que dogmas religiosos são atraso da evolução humana, isso sim. Ela pode estar bem assim (é o que ela diz), mas fiquei realmente curioso para saber uma coisa. Algum adepto da religião dela se casaria com ela sendo assim? Será que ela tem ou já teve um namorado?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2012-10-01T10:30:12   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:54

      Fernando Santos, Isso amigo, você tem que perguntar pra ela! Mas uma coisa eu tenho quase certeza, se ela, adepta da religião pensa assim, pq os homens adeptos iguais tbm não pensariam assim ?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marciano Richter
    2012-10-01T10:27:44

    Será que este bando de mulher "fruta" espalhado pelo Brasil já leu essa matéria?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudine Damasceno
    2012-10-01T10:21:11

    Raro, alguem se comportar dessa forma numa era em que o exterior tá contando mais que o interior, parabéns a essa mulher que respondeu as críticas de forma digna sem ofender a ninguém.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Roberto
    2012-10-01T10:14:17

    Mais ela podia dar uma raspada no cavanha né .... essa desculpinha ae para não raspar ja deu

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manuel Alves
    2012-10-01T18:50:52

    Noto pelos comentários, que as mulheres são muito coerentes já a maioria dos homens são lamentáveis. Falta de informação, de cultura e bom senso. Parabéns mulheres.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Zhungarian Alatau
    2012-10-01T18:48:59

    Uma pena que os frequentadores de foruns no Brasil não saibam ler, apenas escrever insultos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lisa Marie
    2012-10-01T18:44:00

    O Brasil fede preconceito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alisson Costa
    2012-10-01T11:10:35   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:53

    Os comentários postados aqui demonstram claramente que a maioria dos leitores não compreendeu um texto simples como esse. Analfabetismo funcional? Preguiça de pensar? Preguiça de ler?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alisson Costa
      2012-10-01T11:10:35   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:53

      Né ?! Chega a ser engraçado isso, um monte de ''pseudo-intelectuais'' dando palpites e fazendo críticas, por uma coisa que nem ao menos se deu o trabalho de passar o olho!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alisson Costa
      2012-10-01T11:10:35   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:53

      Ler os comentários dessas matérias fazem mal à saúde... não sei porque insisto! Acho que é só pra me sentir melhor comigo mesmo... vejo que, perto duns australopitecus da vida que pululam por aqui, to muito bem na foto! Abs!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lee Veloso
    2012-10-01T11:09:50   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:53

    Por que a manchete retrata a mulher como doente se o caso trata-se de cultura?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lee Veloso
      2012-10-01T11:09:50   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:53

      Lê a matéria! É uma doença e ela não raspa por questão religiosa!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edy Nara
    2012-10-01T11:07:39   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:53

    Nossa qta falta de cultura em brasileiros,que tal vcs aperfeiçoarem mais a propria cultura absorvendo conhecimentos sobre a cultura dos outros paises , ser uma pessoa bem educada e informada lendo sobre a fé Sikh quem sabe ali vcs tbm nao encontram o que lhes falta ...educacao e respeito pelo semelhante .Ela tem cabelos no rosto e vcs devem ter nos neuronios. Sera q vcs sao tao perfeitinhos assim ja se olharam no espelho...ahhh desculpem espelho nao mostra a alma

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Edy Nara
      2012-10-01T11:07:39   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:53

      Aposto que se fosse com você faria uma depilação a laser rapidinho.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Edy Nara
      2012-10-01T11:07:39   , respondido respondido 2013-11-07T14:05:53

      Fernando Santos cada um vive de acordo com sua cultura e certamente se eu fosse criada dentro dessa cultura seguiria com td respeito. Conheco pessoas q sao crentes e as mulheres tbm nao podem depilar usar quaisquer tipo de bijuteria maquiagem nem mesmo pintar as unhas isso no Brasil mesmo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ivan P.
    2012-10-01T10:06:44

    Muito legal isso tudo, mas não deixa de ser mulher barbuda!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Correa
    2012-10-01T19:53:08

    Que fantastica oportunidade o Jose Roberto perdeu.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Glaucy Nunes
    2012-10-01T19:40:55

    Bom, como não preciso trabalhar(mamãe me dá tudo) igual esse povo se espremendo nos transportes coletivo pra ganhar trocado...Agora vou jogar video game que eu não bobo né não...;) e muito ansioso pra joga assim que forem lançados: Call of Duty: Black Ops II, Resident Evil 6, God of War Ascension...uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...;) (Yago Corsten) \o/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paula P.
    2012-10-01T19:40:27

    ah, mas nao custava dar uma depiladinha nessa barba ne! Deus nao ia se importar nao.... rs Tem umas coisas q nao fazem sentido viu!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio Martins
    2012-10-01T19:23:27

    sei la derrepente é lesbica.. deixa a mulher oras

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jesus Souza
    2012-10-01T19:11:41

    Excelente proposta de reflexão a todos, nestes tempos em que taaaaanto se cultua a aparência, curvas e volumes, além de palavras vazias - especialmente em forma de SUBmúsica - e sorrisos de plástico. O ser é mais que o corpo. Ontem, a Patrícia, filha do velhinho da TV, falou maravilhosamente sobre o que é ser mulher e o erro fundamental da percepção que os homens têm disso. Pena que a maioria das mulheres está sendo condicionada a se moldar na forma da superficialidade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rubens Santos
    2012-10-01T19:10:14

    Independente de qualquer religião, de um coisa tenho plena convicção: Não há nada de divino nos seres humanos, mas, sim, uma centelha espiritual. E o espiritual é uma espécie diferente da divinal. Somos apenas criaturas e não filhos de Deus.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Melo
    2012-10-01T19:04:22

    Será que a barba de baixo é proporcional? hummm...#DUVIDACRUEL

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Brunna Nara
    2012-10-01T19:02:57

    Independente de ser doença, questão religiosa, orgulho ou qualquer outra coisa... O corpo é dela, e ela decide o q fazer, o q usar e o q acreditar!!! Quanta intolerância mais teremos q suportar???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Porto
    2012-10-01T19:02:48

    Eu não comeria isso daí nem fodendo...#NONONO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Moribunda