Sistemas Operacionais

10/10/2012 20h10 - Atualizado em 10/10/2012 20h25

‘Não somos mais uma empresa só de softwares’, avisa CEO da Microsoft

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Microsoft agora é uma empresa de dispositivos e serviços, não mais apenas de software. Foi o que informou o CEO da companhia, Steve Ballmer, que enviou nesta quarta-feira (10) a sua tradicional carta anual para os acionistas da firma. No texto, ele destacou a nova empreitada, que começa com o lançamento do tablet híbrido Microsoft Surface, no próximo dia 26 de outubro. Além disso, deu algumas dicas sobre o caminho a ser seguido em breve pela desenvolvedora.

CEO da Microsoft destaca mudança de posicionamento da empresa (Foto: Reprodução)CEO da Microsoft destaca mudança de posicionamento da empresa (Foto: Reprodução)

Tal qual a empresa fundada por Steve Jobs, a Microsoft agora não só faz os programas, como o Office e o Windows, como também cria os produtos onde estes softwares serão rodados. No comunicado aos investidores, Ballmer faz questão de ressaltar que isso não muda a relação com os parceiros e garante o comprometimento com eles. No entanto, fica bem claro que este é um período que marca uma nova era.

“Esta é uma mudança significativa, tanto no que fazemos, quanto no modo como vemos a nós mesmos – como uma companhia de serviços e aparelhos. Isso transforma a maneira de administrar a firma, de desenvolver novas ferramentas e de como levar os nossos produtos ao mercado”, comentou Ballmer.

Além do Surface, a companhia norte-americana já produz um console, o Xbox 360, e também vem criando acessórios como mouses, teclados etc. Sem falar que há claros indícios, na própria carta do CEO, de que a empresa vai lançar o seu próprio smartphone com o Windows Phone 8 em breve.

“Vamos continuar com um vasto ecossistema de parceiros para desenvolver PCs, tablets e telefones com Windows 8. Fazemos isso porque o público quer ótimas opções e acreditamos que não há uma única maneira de satisfazer 1,3 bilhão de usuários do nosso sistema operacional no mundo", informa o profissional. E continua: "Vai haver épocas em que vamos construir aparelhos para propósitos específicos, como o Xbox e o Surface, mas também podemos focar em distribuir o melhor possível para nossos associados.”

Os planos da Microsoft para o futuro são ambiciosos. Em outro trecho da carta, Ballmer diz que o seu objetivo é o de unir os mais variados serviços e dispositivos em torno de uma só plataforma, o Windows 8, para assim garantir uma experiência unificada ao seu público. Os próximos passos para a inovação da empresa consistem em mais investimentos em controles gestuais, por voz e toque. Tudo isso para estabelecer o Windows 8 no mercado.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Pocket-Lint

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Palma
    2012-10-11T08:17:57

    A Microsoft é uma espécie de Pato. Pato voa, mas não voa assim tão bem; pato poe ovos, são caros e quase ninguém consome; pato nada, não é um exímio nadador mas se vira muito bem. A Microsoft faz, banco de dados, sistema operacional, hardware, e etc... Certamente não é a melhor em tudo, mas tem uma grande participação no mercado em todos os seguimentos que atua. Possui legião de fãns e legião de críticos, mas o que impera mesmo é a legião de usuários... no final das contas Microsoft Rules! :)

  • João Felipe
    2012-10-18T10:50:58

    Fato é: Microsoft ainda impera entre os softwares, principalmente a parte de trabalho com a família office. Ela já opera muito bem no mercado de consoles para games, com o XBOX360 e o windows continua a ser um dos sistemas operacionais mais usados do mundo, enfim...se ela fizer direito com este surface, vai revolucionar com este teclado magnético. E se as promessas de integração total saírem do papel, será o reinicio do domínio da MS no mundo da tecnologia. Só falta um SMARTPHONE descente, e isso a Nokia ta trazendo pra ela com o LUMIA 920. Imagine todos seus gadgets integrados? Um sonho!!

  • F.g.shawsleg
    2012-10-13T15:25:56

    ''......Nos temos o Surface"

  • Caleb Yamamoto
    2012-10-11T03:16:34

    Thiago Pereira, imagina só.

  • Thiago Pereira
    2012-10-10T23:20:08

    Hum. só desenvolvendo software nunca conseguiram arrumar os bugs do windows imagem trabalhando agora em vários segmentos.

  • Andre Candido
    2012-10-11T11:07:41  

    Se eles fizerem SmartPhones a Nokia vai tomar no bumbum.....shauhsuahsuah

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2012-10-11T11:07:41  

      A Google tem smartphones e tablets licenciados como produtos próprios, e a Samsung toma no bumbum por causa disso?