Celular

25/10/2012 17h04 - Atualizado em 26/10/2012 19h16

Operadoras vendem 3G ilimitado mas escondem restrições, denuncia IDEC

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), as operadoras de telefonia móvel brasileiras estão escondendo informações ao venderem contratos de linhas para seus clientes, especialmente sobre as limitações das conexões 3G. Tim, Oi, Claro e Vivo são acusadas pela organização, que realizou uma pesquisa destacando os casos específicos em que isso acontece com cada empresa.

Operadoras vendem gato por lebre no quesito conexões 3G, diz instituto (Foto: Reprodução)Operadoras vendem gato por lebre no quesito
conexões 3G, diz instituto (Foto: Reprodução)

Os técnicos do IDEC ligaram para as quatro prestadoras fingindo serem clientes comuns, solicitando planos de Internet para seus celulares. De acordo com a pesquisa, boa parte das companhias garantem que o usuário vai “navegar sem limites” e exaltam a velocidade nominal da conexão, mas o que acontece na prática passa longe destas promessas.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Na Vivo, por exemplo, um cliente que assina o plano de 1 Mbps só navega a 50 kbps, caso passe do limite de consumo de dados. A empresa, porém, não dá esta informação ao público, segundo o Instituto. Enquanto isso, na TIM, o cliente que desejar detalhes por meio do teleatendimento sequer consegue saber dos planos pelo SAC.

O IDEC destaca que não prestar todo tipo de esclarecimento a uma pessoa interessada por meio do SAC, assim como restringir uso de determinados serviços, como acontece nos programas de VOIP em conexões da Oi e da Claro, são ações que vão de encontro às recomendações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As operadoras ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Via Exame

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sonia Gomes
    2012-11-05T10:52:48

    descobri que a Anatel só coleciona reclamações e que não cumpre seu papel de regular o mercado. A Oi mal funciona e já estorei meus cem mgbts. Descobri que me cobram pela minha utilização sab.dom. em suma nos horários que estou em casa. Pasmem quando realmente tenho internet no meu cel. é com Wi-Fi ou seja estou pagando por um serviço que não estou obtendo nem a 40% e o pior é quando se contesta as contas a empresa reconhece o erro, mas não dão os descontos.

  • Luan Kono
    2012-11-01T22:12:57

    Na TIM isso acontece muito, com o plano TIM Infinity Web, que diz ser ilimitada, uso um pouco e já me mandam mensagem dizendo que meu limite excedeu e a velocidade irá ser diminuída... isso é uma vergonha!!!

  • Neilson Moreira
    2012-10-29T20:15:59

    absurdo é brincadeira pra essas operadoras, elas dizem acesso ilimitado pra internet mais não é isso que acontece , outro dia eu estava acessando a internet da operadora TIM , fiquei umas duas horas logo veio a mensagem , seu tempo de internet ilimitado acabou tente mais tarde obrigado , isso só pode ser brincadeira ilimitado é o que?

  • Gerardo Neto
    2012-10-26T12:21:40

    Pior caso é a OI que me ofereceu um plano de 10 GB sem limite de velocidade,disseram que não teria redução de velocidade assim que atingisse a franquia e que meu plano não era fidelização, só que na prática foi ao contrário, tenho que ficar preso a esse roubo por um ano. OI NUNCA MAIS

  • Clodoaldo Cunha
    2012-10-26T11:34:57

    Danilo Signorini deve ser empregado na vivo... É simplesmente horrível o atendimento de todas estas operadoras, contratam cortadores de cana que não sabem usar um computador. Sou cliente tim, as vezes preciso ligar 2 vezes seguidas por causa que o atendente 1 diz uma coisa e o atendente 2 diz outra... Em relação à falta de informação da queda de velocidade após ter estourado o limite de tráfego isso tem tudo no site, só ler(letras minúsculas).

  • Jaison Antoniazzi
    2012-10-26T11:09:47

    O problema maior é tentar cancelar o plano 3G devido as falhas que este têm. Nossa internet móvel é uma piada de mal gosto.

  • Felipe Ito
    2012-10-25T22:34:58

    Hoje tem conexões de 1 Gbps em países de primeiro mundo. E aqui, nós temos que pagar caro por planos ridículos que mal chegam a 10 Mbps, e ainda com limite de tráfego. Se realmente o nosso país fosse sério, já teríamos ao menos conexões estáveis de 20 Mbps sem qualquer restrição (que basicamente serve para não sobrecarregar infra-estruturas ridículas que mal comportam a quantidade de planos vendidos).

  • Gregory Porto
    2012-10-25T20:50:53

    Pela breve passagem que tive na Vivo eu sempre avisei sobre o tráfego de dados afinal o nome do pacote já diz a quantidade de tráfego mensal que o cliente terá a velocidade contratada.Mas eu trabalhei com vivo empresas e não ganho nada vendendo planos.Como o pessoal de vendas ganha por venda isso realmente deve ocorrer,assim como o pessoal de retenção manipula as ligações para atingir a meta diária.

  • Leon Medydiângelis
    2012-10-30T06:05:39

    É uma vergonha essas operadoras, principalmente a CLARO a mais ladrona de todas Tinham umas mulheres me ligando oferecendo a net 3G da CLARO me ligavam 24h por dia, 6 da manhã até.. 23h da noite, sem limite mesmo não aguentava mais receber ligações deles oferecendo o modem 3G deles até que aceitei, a mulher falou que era só R$ 70 por mês, que era ilimitada e era veloz quando chegou, eu me espantei, pois era ultra rápido mesmo, assistia os vídeos da net sem precisar carregar e etc.. no dia seguinte, a net foi blokiada Depois disso chegou uma conta de R$ 400 De 70 pra R$ 400 pouca diferença né?

  • Fabio Perrotta
    2012-10-26T11:21:38  

    Não temos sequer uma internet 3G decente e os fanfarrões querem lançar a 4G. Brincadeira...

    recentes

    populares

    • Fabio Perrotta
      2012-10-26T11:21:38  

      é verdade, em um estadio de futebol lotado o 3g nao funciona "imagina na copa"

  • Moises
    2012-10-25T21:39:47  

    Brasil né! Quando as empresas vão nos tratar com respeito? Vergonha!!!

    recentes

    populares

    • Moises
      2012-10-25T21:39:47  

      antes de vc assinar um plano leia o contrato, la ta tudo explicado, gente preguiçosa pelamor

  • Danilo Signorini
    2012-10-25T20:06:54  

    É um absurdo uma reportagem dessas sendo que todos os clientes são salientados sobre os planos e que além de serem salientados as informações estão nas revistas da Vivo e no contrato que os clientes assinam !

    recentes

    populares

    • Danilo Signorini
      2012-10-25T20:06:54  

      também acredito que vc seja funcionarioda vivo, é muito raro uma operadora trazer essa informação....

    recentes

    populares

    • Danilo Signorini