Jogos de corrida

01/10/2012 11h49 - Atualizado em 01/10/2012 12h11

Road Rash é um violento jogo de corrida de motos que merecia um remake

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

Se você for falar sobre games dos anos de 1990, Road Rash com certeza irá aparecer entre os principais tópicos. O título, que teve o início de sua série produzida para o Mega Drive, em 1991, fez um sucesso tão grande que ganhou versões para diversos outros consoles e variadas sequências que duraram até 2003. Só é uma pena que a Electronic Arts, proprietária dos direitos autorais da série, não tenha dado continuidade aos rachas de moto mais divertidos dos videogames.

RoadRash01Road Rash (Foto: Divulgação)

Pancadaria em alta velocidade

Vindo dos primórdios dos anos 90, Road Rash tem este nome justamente em referência aos machucados relacionados às quedas em alta velocidade. Mais especificamente a bordo de motos. E é justamente disso que o game se trata: rachas perigosos e violentos, em alta velocidade.

O destaque do game não fica apenas para as corridas de moto, mas sim pela possibilidade de agredir os oponentes enquanto o jogador corre por um dos primeiros três lugares no pódio. Road Rash é, portanto, um game de lutas sobre duas rodas. Com direito a socos, chutes e até uso de armas enquanto o jogador pilota motos cada vez mais potentes.

RoadRash03Road Rash (Foto: Divulgação)

Foram lançados seis jogos da série, que ganharam versões para consoles como Mega Drive/Genesis, Master System, Game Boy, Game Gear, 3DO, Sega Mega-CD, Sega Saturn, PlayStation, PC, Nintendo 64 e Game Boy Advance. Todos eles com a premissa de disputas em alta velocidade por diversos países espalhados pelo mundo. Um deles, o Road Rash 3: Tour de Force (de 1995), tem até uma fase que se passa no Brasil.

Entre títulos em 2D e 3D, o game foi se aprimorando ao longo dos anos e trouxe cada vez mais realismo para as corridas. Além disso, como de costume da Electronic Arts, há uma excelente trilha sonora presente na série. Entre os destaques neste quesito podemos citar a versão para 3DO, que conta com 14 músicas da A&M Records, em que artistas como Soundgarden, Monster Magnet, Therapy? e Swervedriver emprestam suas músicas para o título – o que deixa a jogatina ainda mais frenética e divertida.

Toda a graça, porém, acabou em 2003, com o último lançamento da série: a adaptação de Road Rash: Jail Break para GameBoy Advance. Depois disso, nunca mais vimos um Road Rash no mercado dos jogos eletrônicos.

RoadRash02Road Rash 3D (Foto: Divulgação)

Velhas cicatrizes, novas esperanças

Pensando nisso, resolvemos imaginar como seria um remake da série nos dias atuais, em que os gráficos beiram a realidade e os recursos para a produção de um game ultrapassam a barreira dos milhões de dólares.

Se a moda hoje é criar mundos abertos, porque não experimentar isso com uma das mais divertidas séries de corridas de motos de todos os tempos? Road Rash cairia muito bem se fosse produzido pela Criterion (responsável por Burnout Paradise) e contasse com uma cidade para ser explorada, cheia de missões e reviravoltas. Além disso, daria para o game contar com oficinas especializadas em diferentes tipos de motos, peças e, é claro, armas.  O jogador poderia se sentir livre para comprar marretas, chaves inglesas, correntes, ripas ou um pé-de-cabra para acabar com os inimigos durante os rachas. E, se pudermos ousar um pouco mais, porque não dar uma chance para a “irrealidade” e inserir armas de fogo na brincadeira? Em uma época em que a violência faz parte de grande parte dos jogos adultos, carregar uma espingarda calibre 12 de canos serrados durante rachas com outros criminosos por um mundo 3D aberto seria algo realmente interessante.

O retorno do Road Rash também poderia inserir diversas localidades para o jogador explorar e viajar. Quem sabe participar de campeonatos nas Américas, para depois desembarcar na Europa e Ásia para atingir o topo no ranking do submundo das rachas? À medida que o jogador progredir, poderia também existir um sistema de progressão por níveis, o que também destravaria novas motocicletas, armas, habilidades especiais e localidades para o jogador explorar. Tudo isso com um sistema online ligado à ranking mundiais e a possibilidade de desafiar outros jogadores pela internet para tirar rachas e ganhar mais dinheiro e pontos – que podem ser usados para comprar novas peças, aprimoramentos, roupas, capacetes e equipamentos para a aventura.

RoadRash04Protótipo de Road Rash foi feito por fãs (Foto: Divulgação)

Distante, mas não tanto

Um remake de Road Rash pode estar distante, mas nem tanto. Em 2006, surgiu na internet um vídeo que seria um protótipo de um novo game da série. Ele mostra gráficos em 3D, com uma sensação de velocidade realista e a possibilidade de explorar cenários estilizados. No entanto, mais tarde foi descoberto que este vídeo foi criado por algum fã da série, e que na verdade é mentira. Sem falar que a Electronic Arts nunca comentou oficialmente nada em relação a este protótipo.

A única coisa que sabemos é que uma legião de fãs órfãos desta excelente série continua na expectativa de um novo título. Se ele pode sair no papel e ser realizado a partir deste protótipo, ou pode ser um game realmente novo, não importa. O importante seria finalmente colocar as mãos em um novo Road Rash, e mudar um pouco o gênero de corridas – hoje muito “sério” e corriqueiro –, para algo mais escrachado e diferente.

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Gonçalves
    2012-10-03T13:42:45

    Road Rash talvez tenha sido um dos melhores jogos da geração 16bits, principalmente para Mega Drive. Original e muito divertido. A versão 3DO/PSOne tinha como especial as filmagens reais de abertura, pré-corrida e pós-corrida, como comemorações ou finais ruins dependendo do resultado da corrida, isso era muito legal, hoje se muito pouco, ou melhor, não se ve mais aberturas ou cenas de filmagens reais nos games ...

  • Samuel Franco
    2012-10-02T00:51:09

    Gostava muito desse game poderia rolar um remake.

  • Gabriel Almeida
    2012-10-01T17:09:07

    Esse aí eu queria rever! Era tão viciante quanto rock 'n roll racing. O lance de melhorar a moto era show!

  • Leandro Souza
    2012-10-01T14:51:19

    Muito bom esse jogo, dá muita saudade tomara que a Electronic Arts retomasse o desenvolvimento dele para os novos consoles de hoje em dia

  • Paulo Lira
    2012-10-01T12:31:05

    Era um jogão mesmo, dos melhores do mega drive.

  • Caio Lopes
    2012-10-01T14:34:25  

    Nossa,realmente o jogo era demais! Deu até vontade de baixar pra jogar agora! só acho que arma de fogo no jogo,não seria tão legal quanto parece,pois a graça era bater pra atrapalhar e eles perderem tempo,e nao matar! Outra produtora que faria um remake muito bom dele,é a Rockstar,que adora games anti eticos e sabe fazer jogos em mapas abertos,como ngm!

    recentes

    populares

    • Caio Lopes
      2012-10-01T14:34:25  

      realmente, ótimo jogo e nas mãos da Rockstar seria melhor ainda (porém, muito improvável) ... até acho que a EA poderia voltar a produzir este jogos, eu compraria!