Celular

10/10/2012 18h11 - Atualizado em 11/10/2012 14h57

Siri do iPhone 5 brasileiro vai falar português, indica manual do usuário

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Boas notícias para os brasileiros que pretendem comprar o iPhone 5 no país. O manual do produto, que recebeu a sua homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última terça-feira (9), indica que o produto terá o assistente virtual Siri com suporte ao português.

Apple enviou comunicado oficial para esclarecer manchas rocas nas imagens feitas pelo iPhone 5 (Foto: Reprodução) (Foto: Apple enviou comunicado oficial para esclarecer manchas rocas nas imagens feitas pelo iPhone 5 (Foto: Reprodução))iPhone 5 deve chegar ao Brasil com Siri em
português (Foto: Reprodução/The Verge)

Uma página do manual mostra claramente as instruções de uso da Siri com comandos em português do Brasil, bem diferente do que acontecia no iPhone 4S. No manual do modelo anterior, havia uma tradução de todos textos, mas o guia para falar com o assistente era escrito em inglês, pelo fato de ainda não haver suporte para a língua local.

Agora, no manual brasileiro do iPhone 5, as ordens para se dar ao Siri estão todas em em português. E esta possibilidade pega todos de surpresa, já que a nossa língua não estava na lista de novos idiomas suportados pelo Siri com a atualização do iOS para a versão 6.

Ainda não há confirmação oficial da Apple sobre o caso, nem data de venda ou preços para o iPhone 5 no Brasil. De qualquer forma, se o gadget chegar mesmo ao país com seu assistente por voz em português, já será um grande avanço, tendo em vista que uma das principais reclamações do Brasil era a falta de suporte ao nosso idioma.

Instruções do manual provam que Siri deve vir em português para o Brasil (Foto: Reprodução) (Foto: Instruções do manual provam que Siri deve vir em português para o Brasil (Foto: Reprodução))Instruções do manual provam que Siri deve vir em português para o Brasil (Foto: Reprodução)

Uma outra curiosidade foi revelada pelo site Gizmodo, que descobriu que mesmo o Siri americano já consegue se comunicar em português. O site divulgou um vídeo em que um usuário brasileiro fala com o assistente virtual em inglês, mas ele responde na nossa língua.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Confira o vídeo abaixo:


Via Mac Rumors

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Shimizu
    2012-12-11T04:51:34

    Tenho im iphone 5 e o siri nao funciona em português .......

  • Cesar Chena
    2012-10-15T17:15:38

    Ah cara... faz isso não... Isso não é o Siri falando PT-BR mas sim o Aplicativo Mapas... pelamor hein!!! kkk

  • Marcus Coufal
    2012-10-15T13:43:00

    Como diz Steve Wozniak a apple esta arrogante, mas infelizmente ainda sou preso a isso, alguns softwares alem de sair primeiro para o Iphone as vezes nem saem para android, é claro que a biblioteca do android esta ótima mas ainda não bate o da Apple. Gostaria muito de abandonar o Iphone, mas os concorrentes ainda precisam ser melhores nisso, estou botando as fichas no Windows Phone.

  • Claudian Ramos
    2012-10-11T21:34:30

    viva a sansumg

  • Andre Candido
    2012-10-11T11:31:06

    " Vilar a dileito. " Esse é o Siri falando portugues. hsaushuahsuahsuah....

  • Marcelino Lima
    2012-10-11T11:12:44

    GOIAMUM, CARANGUEJO,SIRI, é tudo a ¨merma¨ coisa.

  • André Coutinho
    2012-10-10T21:57:53

    Perdi 8 minutos vendo esse vídeo e não vi a Siri falar português...

  • Siddo Sousa
    2012-10-10T20:14:48

    para aqueles que pretender adquirir um iphone 5 pesquisem antes, ele aqui no brasil nao irá funcionar na transmissao de dados em 4G, a frequencia de funcionamento do dispositivo nao é compatível com a frequencia 4G brasileira, fiquem atentos !. imagina só pagar um absurdo e nao poder usufruir totalmente do dispositivo.

  • Théo Araujo
    2012-10-10T19:35:35

    Bacana... Se o preço não fosse estratosférico...

  • Eduardo Pedrozo
    2012-10-10T22:29:13

    PELO AMOR DE DEUS! QUE INFORMAÇÃO ERRADA! ESSE VIDEO É O VOICEOVER FALANDO E NÃO O SIRI!!!! POR FAVOR GENTE, CHEQUEM A INFORMAÇÃO ANTES DE POSTAR.

  • Lucas Sousa
    2012-10-10T21:21:36

    parece a voz da mulher do meu gps (android)

  • Luis Lohmann
    2012-10-10T21:04:07

    Se o Siri vai ser atualizado prá português, então provavelmente vai funcionar no iPhone 4S também e não apenas no 5.

  • Vinícius Oliveira
    2012-10-11T09:06:40  

    Agora vocês vão perceber, mais do que nunca, o quanto isso é inútil ...

    recentes

    populares

    • Vinícius Oliveira
      2012-10-11T09:06:40  

      Vá reclamar com seu S-Voice droidbitch

    recentes

    populares

    • Vinícius Oliveira
      2012-10-11T09:06:40  

      Não estou reclamando filho, já tive Iphone e agora estou com o SIII . Não vejo utilidade no Siri e nem no S-voice ... Vocês são muito fanáticos, acho que é falta de sexo ... kkkk

  • João Felipe
    2012-10-15T12:14:43  

    Paga-se caro por um aparelho deste aqui no Brasil e ele ainda funciona "pela metade", a Apple nunca se preocupou com o consumidor brasileiro e nem nunca vai se preocupar. O governo deu incentivos para ela abrir aqui uma fabrica e mudou o que? Nem os preços baixaram! Só compra Apple no Brasil quem é realmente muito fã! Por que o custo beneficio é ZERO.

    recentes

    populares

    • João Felipe
      2012-10-15T12:14:43  

      João, pior que não é só fã, infelizmente alguns softwares ainda saem primeiro para o Iphone posso falar isso pois tenho os 2, e outros nem saem para o android. Fato matemático é que quem tem iphone gasta mais com software do que quem tem android logo o pessoal lança primeiro para o iphone. Eu particularmente gostaria muito que o Windows Phone desse certo, porque vejo que a Apple esta arrogante, o Siri, Navegação Assistida, até mesmo 4g necas no brasil, pelo menos o Siri vai sair. Logo não consigo abandonar o Iphone infelizmente, mesmo com aquele sistema operacional old school.