19/10/2012 14h36 - Atualizado em 19/10/2012 14h37

‘Ultra High Definition’ é o novo nome oficial da tecnologia 4K

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Se a qualidade de imagem Full HD (1080p) já é de alta definição, como chamar a tecnologia 4K? Esta questão foi solucionada nessa semana de uma vez por todas pela Consumer Electronics Association (Associação de Consumidores de Eletrônicos) no estado da Califórnia, Estados Unidos. A organização batizou este formato de exibição de imagem na TV de “Ultra High Definition” e este deve ser o padrão a ser seguido em todo o mundo.

Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial

TVs com tecnologia 4K, agora serão chamadas de Ultra Hight Definition  (Foto: Reprodução)TVs com tecnologia 4K, agora serão chamadas de
Ultra High Definition (Foto: Reprodução)

A CEA explicou que escolheu a palavra “ultra” para destacar que os modelos 4K têm resoluções ainda maiores do que os 1920 x 1080 pixels dos aparelhos Full HD. Para uma televisão ser classificada como Ultra HD, seu display precisa ter uma resolução de, pelo menos, 3840 x 2160. Além disso, ele precisa ter uma entrada 4K e exibir conteúdo desta tecnologia sem necessitar de um conversor.

“Esta nova terminologia e os atributos recomendados vão ajudar os consumidores a procurarem no mercado uma televisão que vá ao encontro das suas necessidades”, afirmou o CEO da CEA, Gary Shapiro.

A tecnologia 4K, ou Ultra HD, no entanto, ainda está longe de ser popularizada. Até o momento, são pouquíssimos os produtos com esta qualidade de imagem no mercado mundial – como a Sonny VPL-VW1000ES e a LG 84LM9600. A expectativa, porém, é de que muitas empresas apresentem suas novas TVs na CES 2013, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de janeiro em Las Vegas.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eustáquio Silva
    2012-10-19T20:31:36  

    UMA REPORTAGEM COMO ESSA, POR SINAL MUITO INTERESSANTE, PARA UM PAÍS EM QUE MAIS DE 70% DAS TELEVISÕES AINDA SÃO A VALVULA, CHEGA A SER UMA OFENSA ! É ISTO QUE OS ELEITORES DO PT, NÃO ENTENDEM, E NUNCA VAI CONSEGUIR, CULTURA SUFICIENTE PARA ENTENDER !

    recentes

    populares

    • Eustáquio Silva
      2012-10-19T20:31:36  

      Eustáquio Silva, você deveria informar a fonte desses dados estatísticos. Não posta porque você inventou tudo isso. Não passa de um agitador.

    recentes

    populares

    • Eustáquio Silva
      2012-10-19T20:31:36  

      Eu adoro esses mentecaptos que vem destilar seu ranço ideológico em fóruns inadequados. rs

  • Edson Pessoa
    2012-11-07T22:13:11

    e bom apresentar estas tvs mesmo vc compra e nunca via poder usar e igual tvs led,lcd,plasma e 3d vc compra tv de ultima geração pra nada pois so pega em capitais ai vc tem uma opção receber sinal via satélite em hd mais globo faz de tudo pra não deixar tecnologia chegar as pessoas e um dos poucos canais do brasil que não transmite sinal hd via satélite ate tramite mais pra um receptor que ela quer nos forçar usar e que nao pega em todo brasil globo ja foi pioneira no brasil como eu disse ja foi pois nao e mais ate canais pequenos como tv aparecida ja transmitem em hd via satélite

  • Leonardo
    2012-10-20T11:07:24

    Uma tv desses seria somente um objeto inútil em nosso pais com essa tecnologia atrasada de sinais de tv .Nos EUA os canais de tv são praticamente todos em hd, e aqui ainda muitos sofrem com suas anteninhas vhs.

  • Gilmar Faustino
    2012-10-20T02:00:42

    Vão burros kkkkkkkkk

  • Michel Arantes
    2012-10-19T22:39:56

    é a chamada obsolência programada...no 4ku q eu troco de tv tao cedo!

  • Andre Gonzaga
    2012-10-19T21:58:58

    VPL-VW1000 ES é o modelo do PROJETOR 4K que a sony está desenvolvendo. A smart tv é XBR-84X900. tech tudo só tem noob estagiário lol. Não sabe nem passar informação com credibilidade

  • Brunno
    2012-10-19T23:06:00

    Do que adianta uma excelente TV com um sinal de transmissão de m* ?! Mal chegamos aos sinais totalmente digitais, em 1080p.

  • Laerte Renck
    2012-10-19T22:42:08

    É interessante, mas ainda acho que vai levar pelo menos uns dez anos até alguns terem uma TV 4K, vai ser muito cara, pois pelo o que sei vão ter que ser todas de no mínimo 84 polegadas, menos polegadas que isso não se vê a diferença para uma Full HD.

  • Rafael Santos
    2012-10-19T20:18:39

    Sem falar que já existir 8K, que vai se o dobro da qualidade e também do preço.

  • Godofredo Panças
    2012-10-19T18:43:01

    sonny...tá certo então.

  • Venicio Alves
    2012-10-19T16:34:31

    existem TV's com valor de um carro "popular" imagina quando essa chegar aqui... vou vender seguro pra TV kkkkkk

  • Eduardo Mattos
    2012-10-19T16:02:57  

    besteira, depois de full hd na é visivel mais diferença nenhuma, bom para o consumismo 4kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Eduardo Mattos
      2012-10-19T16:02:57  

      Eduardo pesquisar um pouquinho faz bem.

    recentes

    populares

    • Eduardo Mattos
      2012-10-19T16:02:57  

      Eduardo pór acaso vc é petista ?

  • Edson Giacomelli
    2012-10-19T15:33:06  

    e quando teremos transmissão em 4k no brasil?

    recentes

    populares

    • Edson Giacomelli
      2012-10-19T15:33:06  

      “Acho que ele queria dizer “ .. ou ‘acho que ele quis dizer’.

    recentes

    populares

    • Edson Giacomelli
      2012-10-19T15:33:06  

      Jhonas Quigler, o que o Jonatas escreveu passa até ser aceitável se comparado com o seu "polcas", né? Vamos ser justos...

  • William Tamburi
    2012-10-19T20:47:11  

    Caramba, não conhecia a marca 'SONNY'... Como sou ignorante! kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • William Tamburi
      2012-10-19T20:47:11  

      William,eu tbm nao conhecia,mais deve ser alguma xing-ling que o techtudo achou ...kkkkkkkkkk

  • Marcelo Junqueira
    2012-10-19T17:20:04  

    Jhonas Quigler,só te corrigindo...já existe câmera de 4K que não custa tão caro...a nova gopro Hero 3 Black edition é um exemplo...sai por U$399,00 lá nos EUA...aliás,já li uma matéria dizendo que várias produtoras estão vendendo suas câmeras grandes e caras e trocando por essas gopro,que são pequenas e versáteis ,permitindo um leque de possibilidades de instalações em diversos lugares...eu tenho uma do segundo modelo e aprovo!MAs quanto a conteudo 4K nas TVs,acho que vai demorar bastante ainda...

    recentes

    populares

    • Marcelo Junqueira
      2012-10-19T17:20:04  

      Mas de onde vc tirou que gopro Hero 3 Black edition é 4K????.. e que custa esse valor?..

    recentes

    populares

    • Marcelo Junqueira
      2012-10-19T17:20:04  

      São dois links...acabou indo junto!NA verdade parece que o site é de Portugal,mas,mesmo sendo em Euro não tá um preço exorbitante!

  • Carlos Vieira
    2012-10-20T09:02:38  

    Onde é que existe uma grande de TV a valvula, esse cara ta fora da realdade, ja se longos bons anos que não se fabrica esse tipo de aparelho a valvula. Acorda e vem pra realidade da vida e para de falar asneira, não sou partidário politicamengte, mas acredito que voce esta com algum tipo de rejeição ao PT, então fale abertamente, não arrume desculpa para criticar ......

    recentes

    populares

    • Carlos Vieira
      2012-10-20T09:02:38  

      Carlos ta maluco? ou fora da realidade?

    recentes

    populares

    • Carlos Vieira
      2012-10-20T09:02:38  

      Caro carlos bucefalos......voces já tiveram conhecimento de que existe um continente chamado asiatico ? nesse continente fabrica se de tudo....inclusive tv preto e branco, que são vendidos para o paraguai, venezuela, colombia, e que são contrabandeada para o brasil, e geralmente compradas por PETISTAS analfabetos como voces !

  • Flavio C
    2012-10-20T03:26:01  

    4K ou Ultra HD = Ultra Preços e Ultra Impostos!!!!!

    recentes

    populares

    • Flavio C
      2012-10-20T03:26:01  

      Ultra roubalheira, Ultra Sacanagem!