TechTudo

26/10/2012 15h00 - Atualizado em 02/07/2013 14h28

Windows 8 é uma plataforma boa para jogos?

Filipe Garrett Para o TechTudo

A Microsoft finalmente lançará a versão final do Windows 8 neste sexta (26). Entre as muitas especulações sobre o futuro do sistema operacional uma das mais polêmicas é seu impacto na indústria de jogos. Por anos a fio, jogos em computadores pessoais foram território praticamente exclusivo dos sucessivos sistemas da Microsoft.

Windows 8 (Foto: Foto: Divulgação)Caixa do Windows 8 (Foto: Foto: Divulgação)

Usuários não ficavam preocupados com a compatibilidade de seus jogos com os novos Windows há muito tempo. Mas, com todas as mudanças promovidas pelo Windows 8, cresceu a preocupação de que, mesmo títulos recentes e populares não rodem na nova versão da plataforma.

Gabe Newell, da Valve, acredita que o sistema operacional será uma catástrofe para o desenvolvimento e publicação de games. A convicção do pessoal da Steam nesse sentido parece tão firme que eles se preparam para distribuir jogos para Linux e buscam fortalecer a distribuição de grandes títulos para Mac.

Há também quem faça o contraponto. No geral, as críticas de quem persegue o Windows 8 e o vê como uma má plataforma para jogos desconsideram dois fatores primordiais. Primeiro, o sistema operacional não foi submetido ao teste definitivo: o de milhões de consumidores durante um espaço razoável de tempo. E, segundo, as críticas de desenvolvedores conhecidos, como Gabe Newell da Valve e Markus “Notch” Persson, criador do Minecraft, focam-se sempre na interatividade da interface gráfica do Windows 8, nas rupturas de usabilidade que ela provoca e em questões comerciais, que preocupam executivos, mas não os jogadores. Ao jogador interessa saber se o sistema operacional tira o melhor proveito possível do hardware, se teremos bons lançamentos e se a integração com a Xbox Live promoverá uma integração saudável entre plataformas e jogadores.

Desenvolvedor de Minecraft critica o Windows 8

Markus “Notch” Persson adotou o discurso pesado de Newell e chegou a declarar que se recusa a certificar seu Minecraft para o Windows 8. No final de setembro, o presidente da Mojang postou no Twitter: “Minha vontade era não disponibilizar o Minecraft no Windows 8”. A razão da revolta de “Notch” está no fato de que a Microsoft passou a exigir 52 rígidos passos para que um aplicativo seja certificado no Windows 8. Vale lembrar que exigência semelhante sempre existiu, desde o XP, e visa a garantir um mínimo de segurança e desempenho nos aplicativos homologados para o sistema.

Como fazer itens em Minecraft (Foto: Divulgação) (Foto: Como fazer itens em Minecraft (Foto: Divulgação))Como fazer itens em Minecraft (Foto: Divulgação)

Líder da Valve vê o Windows 8 como catastrófico para os jogos

Gabe Newell, presidente da Valve, criadora da loja virtual Steam, vai mais além e classifica o Windows 8 como “catastrófico” para os jogos. Para Newell, o novo sistema da Microsoft é ruim em todos os aspectos: para quem distribui, para quem desenvolve e para quem joga. As críticas de Newell se embasam na interface gráfica do sistema, e não no seu rendimento com jogos, e no fato de que a estratégia da Microsoft é clara no sentido de integrar o Windows com o Xbox. Ao fazer isso, a Steam tende a perder espaço e margens de lucro interessantes.

Fique tranquilo: World of Warcraft, e muitos outros jogos, são compatíveis

Em relação a WOW, a Blizzard declarou que “coloca os jogos nas plataformas onde as pessoas estão, então, sim, ele vai estar disponível no Windows 8”. A atitude da Blizzard é interessante porque seus executivos entraram no discurso dos críticos do sistema operacional, mas ainda assim, garantem que seus produtos terão disponibilidade no novo sistema.

World of Warcraft: Mists of Pandaria (Foto: Divulgação) (Foto: World of Warcraft: Mists of Pandaria (Foto: Divulgação))World of Warcraft: Mists of Pandaria (Foto: Divulgação)

Sobre outros jogos, o consumidor pode ficar tranquilo. Da mesma forma que um título lançado na época do Vista roda normalmente no Windows 7, ele rodará no Windows 8. Novos lançamentos de versões exclusivas para o novo sistema operacional são necessários na medida em que as desenvolvedoras sentem necessidade de afinar a relação do jogo com o hardware e deixá-lo mais bem integrado com o novo sistema.

Windows 8 promete integração com Xbox Live

Um dos aspectos mais atraentes do Windows 8 para quem joga é a promessa de integração entre a Xbox Live e o sistema operacional. Embora a Microsoft já tenha liberado uma lista de games que podem ser consumidos via Live no Xbox e no Windows 8, fica evidente que, ao menos para o gamer hardcore, há ainda um longo caminho para se percorrer.

Xbox Live mostra perfil e loja de Jogos pra Windows e Xbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Xbox Live mostra perfil e loja de Jogos pra Windows e Xbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Xbox Live mostra perfil e loja de Jogos pra Windows e Xbox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Tudo porque, num primeiro momento, os títulos são games mais casuais e que, embora sejam bem difundidos, como Angry Birds, Fruit Ninja e Reckless Racing, o que o jogador quer saber é da compatibilidade dos grandes títulos, da possibilidade de jogar contra jogadores de Xbox e se a integração com a Live promoverá mais lançamentos de jogos para PC.

As respostas para todas essas grandes questões ainda são esparsas. Sobre compatibilidade de lançamentos, a Microsoft espera que o mercado empurre as produtoras para uma situação onde seja conveniente que um mesmo título esteja disponível para Windows e Xbox. A ideia de liberar os jogadores de PC para jogar com quem usa Xbox, embora muito atraente, esbarra em limitações de desenvolvimento e no modelo de negócio de muitas produtoras: para muita gente, financeiramente, não é interessante que gamers de plataformas distintas joguem entre si.

Vai de Windows 8? Então já se prepare e atualize seus drivers

Jogadores de longa data sabem da importância de manter os drivers controladores do hardware sempre atualizados para aproveitar ao máximo a capacidade do hardware nos jogos. AMD e Nvidia já lançaram versões beta de seus drivers para o Windows 8.

Em ambos os casos, os softwares já se encarregam de garantir uma transição mais cômoda para quem vai atualizar o sistema operacional na primeira hora. No geral, garantem mais desempenho em alguns jogos específicos e melhoram o rendimento das placas de vídeo em diversas situações de uso real. A dica de atualizar os drivers, aliás, vale para quem vai ficar com o Windows 7 por mais tempo e também para quem joga pouco: driver atualizado reduz erros e melhora o funcionamento do seu computador.

Caso Nvidia e AMD não consigam produzir placas mais econômicas, modelos como o da foto podem ser coisa do passado na Europa (Foto: Reprodução) (Foto: Caso Nvidia e AMD não consigam produzir placas mais econômicas, modelos como o da foto podem ser coisa do passado na Europa (Foto: Reprodução))O Windows 8 vai reconhecer as principais placas de vídeos do mercado (Foto: Reprodução)

O que esperar do Windows 8 para jogos?

O Windows 8 não vai ser a catástrofe que Gabe Newell prevê para os jogos. As críticas do cofundador da Valve se direcionam para a interface gráfica e para o impacto da estratégia de distribuição de jogos e aplicativos da Microsoft em seus negócios. Markuss “Notch” Persson, criador do Minecraft, se irritou pelo processo de homologação do Windows, que agora é bem mais severo. A razão? Um mesmo aplicativo terá de rodar com a mesma desenvoltura em PCs e tablets, e em uma porção de equipamentos com hardware mais antigo.

Em geral, as críticas estão direcionadas à interface gráfica e às novas formas de controlar essa interface. Embora isso seja, sim, passível de críticas, o jogador deve ter em mente que, depois de executar o jogo, a interface fica para trás. Quem não quer usar a Start Screen do Windows 8 precisará apenas colocar ícones de atalho no Desktop. Pressionar a Windows Key no teclado revelará a caixa de buscas do Menu Iniciar do Windows 7: digite o nome de seu jogo, clique para abrir e deixe as confusões da interface do Windows para trás.

Para quem é obcecado por frames por segundo, é bom considerar que o Windows é mais amigável, gerencia melhor o desempenho do computador e no, fim das contas, pode significar mais performance do seu hardware.

O que você, jogador, não deve esperar é uma transição suave e sem episódios, como o Windows 7 teve em relação ao Vista. Até que lançamentos para o Windows 8 apareçam e uma base sólida de usuários tenha testado e avaliado de maneira independente a plataforma, não há como julgar o impacto da plataforma nos títulos de grande orçamento e na relação entre gamer, PC e distribuição de títulos.

Qual é a sua opinião? Participe do Fórum do TechTudo!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Jauvir
    2013-10-31T21:05:47

    obvio que o windows 8 eh uma catastrofe para qualqer jogo pois ele consome muito mais memoria ram e memoria de video para rodar a si proprio,imagina um game pesado, lags sem fim,pra ter ideia no seven eu usava apenas uma placa de 256mb em determinado game e rodava sem lag hoje no windows 8 o mesmo game eu estou com 512 de memoria grafica e ainda sofro com lags constantes

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Dermones
    2012-10-28T17:33:22

    Isso é só preconceito, com certeza a steam vai mudar de ideia por que a micossofit fez uma grande jogada de disponibiliza a atualização por download do seu sistema operacional por 69 contos de réis. No fim, a politica comercial suprema vai falar mais alto e logo todos vão se esquecer disso tudo. Para quem não conhece, a politica comercial suprema é: Se tem usuários, teremos que estender nossos serviços até lá!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caique Grave
    2012-10-28T08:43:20

    Instalei o windows 8 pro ontem, existe apenas uma palavra para descrever o que é o windows 8, PERFEITO, com certeza é o melhor Sistema Operacional já feito, tudo nele é 100% o/ sem falar na internet explore que da 10 x 0 em qualquer navegador.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Capela
    2012-10-27T21:49:36

    Tem muito fresco por aqui mesmo, é inevitável que irá sair um Windows novo. Imagina se ficássemos com windows 95, 98 ou pior com Windows Vista para sempre? Parem de reclamar, comprem ou não.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro
    2012-10-27T10:11:08

    matéria fraca, eu entrei aqiu esperando ler análises sobre instruções, mudanças no kernel, directx e eu leio uma matéria sobre aqueles joguinhos bobos especificos do metro APP, meu filho, jogo hardcore é e sempre será da maneira antiga e pelas especificações do WIndows os jogos como fifa,pes, todos que rodavam no windows 7 rodarão com o windows 8. Só digo uma coisa, matéria horrivel e tendenciosa. PS, vou jogar um fifa13 no windows 8 agora, péssima plataforma.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade