13/11/2012 17h37 - Atualizado em 15/11/2012 13h58

Celulares xing-ling serão bloqueados no Brasil; importados estão em risco

Marlon Câmara
por
Da redação

As principais operadoras de telefonia do Brasil - Oi, TIM, Vivo e Claro - vão implantar em 2013 um sistema de reconhecimento de celulares piratas em funcionamento no país. Com isto, quaisquer aparelhos que não tenham sido homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) - como xing-lings e alguns importados - ficarão impossibilitados de realizar chamadas e outros serviços dentro do território brasileiro.

Índice de roubo e perda de celulares no Brasil é alarmante (Foto: Reprodução)Celulares piratas serão bloqueados pela Anatel
em 2013 (Foto: Reprodução)

A medida, como explicado pelo G1, vai arrecadar R$ 10 milhões das operadoras, e tem como objetivo diminuir as reclamações sobre os serviços prestados pelas mesmas, já que, de acordo com as empresas, modelos de baixa qualidade recebem sinais igualmente ruins. Assim, usuários de aparelhos piratas ou fora das normas da Anatel percebem mais frequentemente má qualidade ou queda nas chamadas, aumentando o número de reclamações em cima das companhias de telefonia.

O sistema de fiscalização vai se dar a partir dos IMEI - códigos de identificação do modelo do celular. Toda vez que um usuário cadastrar um novo chip em um aparelho, a Anatel vai verificar se aquele número está acessando um IMEI dentro da lista de dispositivos homologados. Caso o código não esteja na relação, o celular será classificado como pirata e o usuário receberá uma mensagem avisando que os serviços de ligação e envio de mensagens não serão habilitados em seu aparelho.

A regra dos celulares "piratas" serve também para dispositivos comprados no exterior. Caso seja um modelo ainda não homologado pela Anatel, ele será considerado ilegal. Ou seja: se o sistema já estivesse em vigor, um smartphone Nexus 4 hoje não funcionaria em solo brasileiro, já que seu IMEI ainda não figura entre os modelos autorizados pela Agência.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

No entanto, se o usuário já estiver usando um celular pirata atualmente, ele não será reconhecido pela Anatel até que se cadastre um novo chip no modelo. No futuro, o sistema das operadoras será capaz também de identificar celulares roubados por meio do código, bloqueando-os para uso.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Adilson Santos
    2012-11-16T14:31:06

    Ja estamos Modificando O Android para bloquear a tal consulta nos aparelhos, ou fazer que a mensagem enviada seja reconhecida pela as operadoras, como se fosse um Device autorizado pela anatel, Relax assim como Xbox,ios,Android,ps3, Iremos trabalhar nisso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Orang Ut
    2012-11-15T00:08:27   , respondido respondido 2013-11-24T19:19:59

    mais cedo ou mais tarde alguém crackeia um. Primeiro é só a cabecinha, mas depois entra tudo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Orang Ut
      2012-11-15T00:08:27   , respondido respondido 2013-11-24T19:19:59

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Walter Filho
    2012-11-14T11:29:56

    O MANÉ, SÓ VÃO BLOQUEAR EM 2013 QUEM COMPRAR NOVOS CHIPS E FOR CADASTRAR O NOVO NUMEURO EM UM CELULAR CONTRABANDEADO E OU SEM ANALISE DA ANATEL, E SIMPLESMENTE PARA SE PAGAR MAIS NO TEL. CELULAR, E DONA ROSE BARBOSA VE SE LE TODA A NOTICIA O BURRINHA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Matos
    2012-11-16T11:35:01

    O q eles estao fazendo e a mafia da telefonia, nao tem nada a ver com sinal e reclamacoes, e se tiver.. basta apenas simplesmente informar o consumidor que compando celulares xing-ling ou importados poderao ter problemas com recepçao, mas cabe ao consumidor fazer a escolha que ele quer. liberdade de escolha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paluego Ima
    2012-11-16T00:47:11

    Meu advogado, prepare-se pra brigar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Matos
    2012-11-16T11:47:13

    Galera, ao invés de ficar resungando nos sites, vamos agir de verdade e entopir o email/telefone/fax da anatel de reclamacoes, expresse suas preocupacoes sobre esta norma. so assim seremos ouvidos.. dados da Anatel - Tel (seis um) DoisTresUmDois-DoisZeroOitoUm - Fax (Seix Um) DoisTresUmDois-DoisDoisSeisQuatro - email: imprensa|arroba|anatel gov br -- Entre em contato tambem com o deputado estadual do seu estado para que possa ir contra esta norma

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Gardini
    2012-11-13T21:48:45

    O mais interessante é que a copa do mundo vai ser uma vergonha em todos os sentidos..... Vaias, Estrutura Física, Estadios, Celulares que não funcionam. Enquanto isso a sexta economia do mundo engorda a conta de quem está la para trabalhar pela gente. essa semana morreram dois aqui na minha cidade pela simples "Eficiência média". Um estava com ataque cardiaco e o SAMU não quis atender pois a pessoa estava perto do hospital, cerca de 15 km, Imaginem alguém tendo um ataque cardiaco tendo que chamar um taxi. E o outro morreu de infecção generalisada e foi diagnosticado com gripe. É um orgulho só

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Christian Paulista
    2012-11-15T17:20:13

    Que tal os outros paises proibirem a entrada de nossos Xing Lings que produzimos aqui? Se é que ja exportamos algo além de matéria prima e sapato...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Chuazeneguer
    2012-11-15T14:34:54

    adorei a noticia. acho q 60 % dos celulares do brasil sao CHING LING, ou seja, os operadoras perderão 60 % dos clientes, talvez o serviço funcione corretamente. ( ou vcs acham que o povo que tem ching ling vai comprar iphones por R$2.000,00 nas lojas brasileiras ??? ) o preço dos aparelhos no BRASIL é um ABSURDO, como quase tudo nesse pais onde o GOVERNO so pensa em ROUBAR !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Rodrigues
    2012-11-15T13:19:17

    Isso me cheira a coisa ilegal, pq meu direito vai ser cerceado?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nilton Nakao
    2012-11-14T08:40:24

    Concordo, mas acho que a Anatel e as operadoras teriam que fazer uma campanha ou propaganda antes, agora quero saber se por conta disso, as operadoas, junto com as fabricantes não vão manipular os preços? se for para isso não concordo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Tresmil
    2012-11-14T12:54:34

    Que isso, que desculpa mais esfarrapada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Felipe
    2012-11-15T02:44:51   , respondido respondido 2013-10-10T16:15:56

    "A regra dos celulares "piratas" serve também para dispositivos comprados no exterior. Caso seja um modelo ainda não homologado pela Anatel, ele será considerado ilegal" -> Este caso passa a ser o maior absurdo até então e possivelmente será derrubado nos tribunais! Quer dizer que se eu saio do país e compro um Motorola Razr HD Maxx ou Iphone 5 e eles não vão funcionar aqui? Ou qualquer outro lançamento? Enquanto isso tenho que esperar 6,9, meses e até mais de 1 ano pra pegar este mesmo aparelho aqui mais caro e que já está ultrapassado? Isso é monopólio de mercado, UMA VERGONHA! PALHAÇADA!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Felipe
      2012-11-15T02:44:51   , respondido respondido 2013-10-10T16:15:56

      Melhor do que nada.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Felipe
      2012-11-15T02:44:51   , respondido respondido 2013-10-10T16:15:56

      Alan Loyola você é doente? Em que mundo essa imposição é melhor do que nada? É melhor não fazer nada, isso sim. Se a desculpa das operadoras fosse só sobre a má qualidade do sinal, é só obrigar quem possui um aparelho não homologado, assinar um termo de responsabilidade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Flavio C
    2012-11-15T01:06:51

    Eu acho que a ANATEL nunca ouviu falar em Téc de Telefonia rsrsrs só não tem jeito pra morte, bem por enquanto Eu acho!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marc Rodress
    2012-11-15T00:09:35

    Isso se chama safadeza, quer dizer então que as operadoras não oferecem um serviço que preste pra ganhar tempo coloca as culpa nos xing-lings? Me poupe.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Fiorite
    2012-11-14T22:05:21

    Acho muito certo essa atitude,pois os ching ling não prestam,mas se esse aparelho custa 199 dolares lá fora e aqui no Brasil não chega por menos que 2000 reais o povo tem que apelar mesmo, culpa dos impostos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Priscila Quaini
    2012-11-14T19:56:34

    "A regra dos celulares "piratas" serve também para dispositivos comprados no exterior. Caso seja um modelo ainda não homologado pela Anatel, ele será considerado ilegal". Acho isso um absurdo, se eu quiser ter um celular xing-ling ou comprado no exterior nao acho que cabe à Anatel decidir, muito menos classifica-lo como ilegal! Além disso, nao acho que as operadoras devessem estar culpando os celulares baratos pelo sinal ruim, eu tenho um iPhone e nao imagino como o sinal da minha operadora poderia ser pior do que já é!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonathan Fernandes
    2012-11-14T12:07:27

    bloquear celular pirata, blz. mas agora bloquear os celulares comprados no exterior,ai é obrigar-nos a pagar os impostos abusivos que é cobrado no brasil

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Israel França
    2012-11-14T09:08:41

    Se fosse so com xing ling que a qualidade fosse ruim tudo bem, mas infelizmente a qualidade das operadoras é que deixa a desejar mesmo. Meu plano não é pré pago, e mesmo assim, tem dias que não consigo ligar para nenhum numero e meu celular não é xing ling.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Greco
    2012-11-14T08:15:55   , respondido respondido 2013-10-10T16:15:56

    Então , se é tão fácil assim, porque não bloqueiam os celulares nas cadeias??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Greco
      2012-11-14T08:15:55   , respondido respondido 2013-10-10T16:15:56

      Por que bloquear imei de celular pirata é diferente de saber qual celular está nas mãos dos presos. Simples assim. Celular de bandido só será bloqueado o dia que acabar com visitas intimas e houver um vidro entre detentos e visitantes. Infelizmente para essa mudança, as pessoas precisam aprender a votar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Greco
      2012-11-14T08:15:55   , respondido respondido 2013-10-10T16:15:56

      gustavo é simples! as autoridades não querem isso. e os celulares das cadeias sao originais

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alexandre Silva
    2012-11-20T00:00:32

    Claro, assim fica tudo perfeito pro cartel deles e pros aparelhos custarem 2-3mil reais. Brasil, o futuro é aqui... só que não.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Arlou Alves
    2012-11-14T19:18:59

    - Concordo com a ação das operadoras, mas é preciso q antes de ser feita essa operação, deve-se colocar a disposição do usuário os aparelhos q estão autorizados pela anatel a serem cadastrados para uso no brasil como por exemplo em forma de mensagens aos clientes e não simplesmente saír por aí bloqueando aparelhos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Júnior Cavalli
    2012-11-14T19:01:04

    Meus amores, não são os xing-lings ou os originais......simplismente as operadoras, estão querendo mais tempo para nos enganar tirando o foco da mal qualidades do seus serviços ... e o povo cai nesta ainda ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ray Patinhas
    2012-11-14T18:24:00   , respondido respondido 2013-10-10T16:15:55

    KKKK a coisa mais facil do mundo e burlar um imei, e outra concordo tipo o cara compra um celular sabe que ele nao presta ele nao deveria descontar nas operadoras e sim comprar um celular que presta tipo com uma replica do galaxy e burlei o sistema e instalei um android original e pronto uso como se fosse o original.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ray Patinhas
      2012-11-14T18:24:00   , respondido respondido 2013-10-10T16:15:55

      kk...vc er zika..maano...Heim mas tipo vc axa qi eles qerem bloquear porcausa de reclamaçoes do sinal????? Na minha opniao seria pq os ching lings hoje tao vendendo igual agua...e isso acaba com a venda dos celulares originais...dando prejuizo pro governo e pras operadoras...Mas aki no brazil er o seguinte....so agente qi tem qi se **** pra dar dinheiro pra eles affz...Brasil brasil....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rubens Moraes
    2012-11-14T17:30:31

    Comprei um xing-ling uma vez que foi bloqueado pela vivo através do IMEI, hackeei o IMEI dele ai voltou a funcionar belezinha (salvo as limitações típicas dos xing-lings)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário