09/11/2012 07h30 - Atualizado em 09/11/2012 11h02

Conheça a usina eólica sem hélices que tem aproveitamento 80% maior

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Saphon Energy criou um novo modelo de usina eólica que aproveita 80% mais energia do vento que as convencionais, baseadas em turbinas. A Saphonian, como foi batizada, se inspira nas velas dos barcos para colher a energia cinética do vento e, por meio de pistões e hidráulica, convertê-la em energia elétrica.

Usina sem turbina gera mais energia elétrica do que as unidades com turbinas e hélices (Foto: Reprodução)Usina sem turbina gera mais energia elétrica do que as unidades com turbinas e hélices (Foto: Reprodução)

O funcionamento da usina eólica sem hélices é bem simples. O disco, que lembra uma antena, fica posicionado contra o vento. A força do vento causa oscilações no aparelho, para a frente e para a trás. O movimento dessas oscilações é transferido para pistões, que podem ser ligados a um acumulador, para guardar energia, ou em um gerador, no caso da necessidade de eletricidade instantaneamente.

O mais interessante sobre o produto da Saphon Energy é que ele praticamente não se move e é completamente silencioso. A usina, sem uma turbina, é também muito mais barata de construir e manter. Enquanto sabe-se que as turbinas causam incômodos a algumas espécies de pássaros e precisam de criteriosa manutenção para funcionarem, o modelo da Spahon Energy não perturba animais e dispensa custos altos com pessoal e equipamentos na hora de conserva-la em boas condições.

Em números, a Saphonian colhe 80% mais energia do vento que uma usina eólica com turbinas e hélices e significa uma economia geral de 45% em custos diversos relacionados com infraestrutura. A Saphon Energy detém a patente do modelo e apenas aguarda investimentos para leva-la ao mercado.

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wilson33simao.
    2014-06-10T08:12:29

    Vou estudar uma nova versão.

  • Wilson33simao.
    2014-02-06T13:14:08

    Ele, aposta na turbulência para movimentar um diafragma no lugar da turbina. lembra ao mecanismo de uma bomba sapo. Acho que dá certo , tanto que funciona, porem o dificil é encontrar resistência de materiais, no caso da construirem modelos maiores. Tem outro modelo, já no mercado, que não é um gerador mas sim um ventilador que usa o efeito coanda para gerar zonas de baixa pressão. Achei interessante também e acredito que possa ser adaptado para gerador.

  • Wellington Santos
    2012-11-11T12:07:56

    Toda ideia deveria ter um investimento, pois vão dizer: "Converter energia eólica é caro e não vale a pena", mas com alguns pequenos ajustes, muita criatividade e inteligência olha só 80% a mais de energia.

  • Carlos Paulo
    2012-11-11T11:34:37

    gostaria de saber como adiquirir este equipamento , e o custo para a acsição e alto?

  • Elber Batista
    2012-11-09T10:40:10

    exemplo de que com tecnologia e interesse podemos construir aparelhos eficientes na captação de energia limpa!!!