Sistemas Operacionais

14/11/2012 08h40 - Atualizado em 15/11/2012 13h45

CyanogenMod lança versão estável do Android 4.1 para diversos aparelhos

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

Foi liberada nesta terça-feira (13) a versão estável da ROM alternativa CyanogenMod 10. Após diversas versões de testes, o sistema independente baseado no Android 4.1 Jelly Bean está totalmente funcional. A CM10 já disponível para diversos aparelhos vendidos no Brasil, entre eles Galaxy S, S2 e S3, LG Optimus Black e o tablet Motorola Xoom.

CyanogenMod 10 rodando em um Galaxy S3 (Foto: Reprodução/Geeky Gadgets)CyanogenMod 10 rodando em um Galaxy S3 (Foto:
Reprodução/Geeky Gadgets)

A última versão do CyanogenMod inclui uma série de novas funcionalidades, como o modo “área de trabalho expansível” e um gerenciador de arquivos com acesso ao root. Além claro, de estar disponível para aparelhos que nem mesmo irão receber o Android Jelly Bean oficial.

O CyanogenMod é a ROM customizada do Android mais popular no mundo. Ela foi desenvolvida por Steve Kondik, hoje funcionário da divisão de software móvel da Samsung, e busca criar um sistema operacional ainda melhor que os oficiais. As versões da Cyanogen costumam ter melhor desempenho e mais funções que as ROMs desenvolvidas pelas operadoras e fabricantes.

Cabe ressaltar que as customizações não são ilegais, pois o Android é um sistema open-source (código fonte aberto). Para baixar a versão do CyanogenMod correspondente ao seu smartphone ou tablet basta acessar o site oficial do serviço.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Davi Ferreira
    2013-07-09T10:06:49

    O S duos PRECISA de uma custom room da cyanogenMod 4.1.2

  • Rondnney Pereira
    2012-11-20T19:33:31

    No optimus black não baixa nada do playstore

  • Fábio
    2012-11-14T20:41:32

    Essa versão de android vai ter para o cel Samsung Galaxy S Duos lançado recentemente ?

  • Raphael Ribeiro
    2012-11-21T08:56:18

    depois de uns dias, bateria do Optimus 2x está um lixo, não dura 8 horas, ele vive ligando o pacote de dados sozinho.

  • Romeu Júnior
    2012-11-19T11:24:20

    Tem para a versão i9300 pro Galaxy s3 ?

  • Romeu Júnior
    2012-11-19T11:23:10

    Tem a versão para i9300 s3 ?

  • Roger Dieter
    2012-11-19T10:31:32

    Esta versão do Android 4.1 roda no LG OPTIMUS L3?

  • BERNARDETE SOARES
    2012-11-17T11:44:04

    é Importante ressaltar que não possui a versão para o galaxy s2 vendido no brasil ainda , só para o da ATT que possui LTE e o da TMobile.

  • Marcelo Jesus
    2012-11-16T11:38:01

    Meu S3 atualizou sozinho hoje pela manhã para versaoc4.1.1 tem varias melhorias. Só não tem essa aparência da foto acima, ficou a mesmo layout. Com funções mais avançadas.

  • Metalúrgica Lcm
    2012-11-16T09:50:18

    Fui surpreendido hj de manha com a atualização do 4.1.1 no meu S3, fiz ela on the air e esta funcionando 100%, S3 comprado na Vivo.

  • Raphael Ribeiro
    2012-11-16T16:07:14  

    instalei no meu Optimus 2x, melhorou e muito, mas o GPS não está legal. a velocidade do aparelho mudou radicalmente, e nos bugs que tinha antes, facebook, twitter e youtube não travaram mais.

    recentes

    populares

    • Raphael Ribeiro
      2012-11-16T16:07:14  

      eu achei a 4.1.2, demorei um pouco pra achar.

    recentes

    populares

    • Raphael Ribeiro
      2012-11-16T16:07:14  

      Raphael Ribeiro qual vc colocou no seu optimus 2X to querendo instalar o cianogenmod no meu mas so tem a versão 7 que é igual ao 2.3

  • Jorge Cavalcante
    2012-11-16T10:27:02  

    Galaxy S continua Sem TV e sem Rádio FM :(. Triste

    recentes

    populares

    • Jorge Cavalcante
      2012-11-16T10:27:02  

      O SGS modelo I9000 que é o internacional e para o qual e desenvolvida a rom não tem radio nem tv! somente o I9000B vendido na america latina é q tem! eles desenvolvem para o modelo internacional e depois portam ela pro nosso modelo! por isso vc nunca verá uma CM com radio e tv! vindo deles! desenvolvedores brasileiros pegam a versao da cm e modificam colocando radio mas tv ainda nao foi possivel! pelo menos nao nas versoes ICS e JB!

    recentes

    populares

    • Jorge Cavalcante
      2012-11-16T10:27:02  

      Tv vc não irá encontrar, mas rádio FM tem o aplicativo Spirit FM que resolve.

  • Nickolas Alberton
    2012-11-16T09:59:13  

    esqueceram do cm10 pro motorola defy, a rom ja ta bastante "stable" e da pra usar numa boa, e o desenvolvedor continua dando updates nela, ja ta chegando perto de uma rom stable, acho que seria legal comentar os celulares mais "antigos" que tambem estao recebendo a cm10 :/

    recentes

    populares

    • Nickolas Alberton
      2012-11-16T09:59:13  

      seu modelo é o defy ou defy plus?? para seu modelo tem sim cm10! veja na lista lateral o modelo jordan e jordan_plus

  • Ramon Rogaciano
    2012-11-16T09:09:03  

    Entrei no site e não têm a CM10 estavél não, só a CM9.

    recentes

    populares

    • Ramon Rogaciano
      2012-11-16T09:09:03  

      O meu S3 está rodando com o cm10 nightly à uma semana e está perfeito. Lembre-se que o cm10 nightly mais novo é o 4.1.2 do jelly bean

  • Francisco Pereira
    2012-11-14T23:28:30  

    Cheguei em casa nestes dias e meu telefone do nada me informou que havia uma atualização disponível. Com apenas 2 toques foi atualizado. IO6.0.1!!!

    recentes

    populares

    • Francisco Pereira
      2012-11-14T23:28:30  

      grande coisa, pelo preço que se paga isso n e mais que obrigação

    recentes

    populares

    • Francisco Pereira
      2012-11-14T23:28:30  

      Hahahaha boa chicão!!! kkkk os xiitas morrem de nervo!! kkkk

  • Paulo Olegario
    2012-11-14T21:25:46  

    Queria saber,tenho um samsung galaxy sII lite,queria saber se com essa room,o android de 2.3 vai para o 4.0 se responderem agradeço.

    recentes

    populares

    • Paulo Olegario
      2012-11-14T21:25:46  

      você vai tirar o android que tem no seu aparelho e adicionar o android 4.1 só que não não um processo muito simples, pesquise um pouco na internet antes de fazer...

  • Gustavo
    2012-11-19T20:25:48  

    Meu Motorola Milestone 2 já está rodando com a versão 4.1.2!

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2012-11-19T20:25:48  

      ué que rom é essa que vc usa brother, estou procurando uma para o milestone 3, mas não tem nenhuma que roda legal :(

  • Cleilson Santos
    2012-11-14T21:50:48  

    Milestone 3, a room 9 não funcionava muito bem, e essa então nem saiu, MOTOROLA NUNCA MAIS!!!

    recentes

    populares

    • Cleilson Santos
      2012-11-14T21:50:48  

      ja não digo o mesmo.. para o atrix não saiu nada q preste ainda

    recentes

    populares

    • Cleilson Santos
      2012-11-14T21:50:48  

      Jefferson Andrade, vc deu sorte então brother, comprei esse principalmente pq pensei que ia receber atualizações, porque disseram no inicio que era quase certeza, o que não foi, nem mesmo as CyanogenMod teve uma versão que prestava para o Milestone!

  • Wesley Silva
    2012-11-14T13:47:53  

    Gostaria de saber se é verdade que ao instalar uma destas ROMs, que não são desenvolvidas pelas fabricantes, você perde a garantia do seu smartphone?

    recentes

    populares

    • Wesley Silva
      2012-11-14T13:47:53  

      Wesley Silva, já houvi e li algo a respeito, em que diziam que perderia a garantia apenas se fosse realizado o Root, outras diziam que apenas por instalar a ROM a garantia já estaria perdida. Acredito que seja melhor perguntar na sua operadora.

    recentes

    populares

    • Wesley Silva
      2012-11-14T13:47:53  

      Cara, acredito que pode ser feito sim e não perde a garantia se o processo não der erro (tipo, desconectou o celular no meio da atualização por algum motivo, dai bau, baus), pois é possivel também baixar a ROM original novamente, bastando acessar o site do SamMobile e catar ela novamente e fazer o processo reverso.

  • Ronaldo Campos
    2012-11-14T10:37:23  

    Para o S2 não tem não!

    recentes

    populares

    • Ronaldo Campos
      2012-11-14T10:37:23  

      CM10? claro que tem, procura no forum

  • Phelipe Mascarenhas
    2012-11-14T10:12:02  

    Uhhhh... Viva a liberdade e a não pirataria... Open-source... o meu já ta funfando direitinho...

    recentes

    populares

    • Phelipe Mascarenhas
      2012-11-14T10:12:02  

      Phelipe, qual ROM você baixou? Entrei no site da ROM e não encontrei uma que indicasse que era para o S3 Internacional, sabes me informar como identificar a ROM correta para eu baixar?

  • Emerson A
    2012-11-14T09:57:07  

    Como faço para instalar no meu Samsung Galaxy S3 ?

    recentes

    populares

    • Emerson A
      2012-11-14T09:57:07  

      Procura no forum do CyanogenMod lá tem o tutorial de como baixar e instalar...

    recentes

    populares

    • Emerson A
      2012-11-14T09:57:07  

      Baixar a rom, coloque no seu sd, desligue o celular, depois ligue novamente, só que precionando botão de volume para cima + home + power, ele irá entrar em modo recovery , depois você vai na opção install rom from sdcard, e seleciona a rom, mas pesquise mais antes de fazer, eu já faço a um tempo e já sei como é.

  • Matheus Andrade
    2013-06-09T18:06:30  

    O S Duos NECESSITA do CyanogenMOD!

    recentes

    populares

    • Matheus Andrade
      2013-06-09T18:06:30  

      Disse tudo meu caro!